v

domingo, 22 de janeiro de 2012

Impasse - PT se reúne para avaliar nomes

Sem consenso entre dirigentes, o Partido dos Trabalhadores continua em busca de um nome para disputar a Prefeitura de Fortaleza
O PT reúne, nesta segunda-feira, os dirigentes da Executiva estadual e municipal, em Fortaleza, para iniciar, oficialmente, as discussões sobre o candidato petista para disputar a Prefeitura da Capital. O encontro, que será coordenado pela prefeita e presidente estadual Luizianne Lins, está marcado para as 18 horas e ocorrerá no Hotel Amuarama.

Durante entrevista ao Diário do Nordeste, o presidente municipal da agremiação, Raimundo Ângelo, revelou que, no encontro de amanhã, os nomes que se projetaram mais nos últimos meses serão levados para a mesa de discussão. Segundo o dirigente, continuam os debates em torno do articulador político de Luizianne, Waldemir Catanho, embora nos bastidores há indicações de que ele não aceitou o convite.

Também estarão sendo postos em debate, conforme o deputado federal José Nobre Guimarães, os nomes do deputado Artur Bruno, dos secretários Camilo Santana e Elmano de Freitas, e dos vereadores Acrísio Sena e Guilherme Sampaio. "Todos esses nomes estão mantidos e trabalharemos, agora, pela unidade do partido", explicou Guimarães em entrevista ontem.

Desde que passou a circular nos bastidores do PT a desistência de Catanho em disputar o cargo, se tornou ainda mais acirrada a disputa entre os prefeituráveis. A partir de então, a própria prefeita Luizianne Lins e o deputado federal e dirigente nacional, José Guimarães, intensificaram as discussões sobre o assunto. Os dois dirigentes, separadamente, chegaram a procurar o presidente do Diretório Nacional do PT, Rui Falcão, para tratarem do assunto.

Acordo

Depois disso, se reuniram a portas fechadas alguns dirigentes do PT para tratarem do tema, mas não houve acordo. Por conta disso, em uma reunião entre secretários petistas, ficou decidida a realização de uma pesquisa para avaliar a aceitação dos principais nomes que pleiteiam o cargo de candidato à Prefeito.

Essas articulações mostram que o impasse para a escolha de um nome petista não estava nos planos de Luizianne Lins, tanto que a prefeita chegou anunciar, em dezembro, que até o dia 15 de janeiro o pré-candidato estaria definido.

Oposição

O mesmo clima de indecisão ocorre entre os partidos de oposição à Prefeitura de Fortaleza, que agendaram para o dia 25 um novo encontro a afim de traçar estratégias que possam agradar a todas as siglas. Desde o início do mês, inúmeras conversas vêm acontecendo entre dirigentes partidários, mas não há definição porque várias siglas querem ter candidatos.

Representantes do PSDB, PP, PPS, PTC, PDT, PR e DEM deverão estar presentes no encontro do dia 25. No entanto, tem se mantido mais isolado das negociações o PSDB porque a legenda tem a pretensão de lançar o presidente estadual da agremiação para disputar a Prefeitura de Fortaleza, o que não agrada a todas as legendas.

FIQUE POR DENTRO

Estratégia era dar visibilidade aos postulantes

No ano passado, o Partido dos Trabalhadores divulgou uma lista de 13 nomes que teriam, conforme a agremiação, competência para disputar o cargo de prefeito de Fortaleza. A ideia era dar visibilidade aos nomes junto à sociedade para saber o retorno em relação às indicações. Desde então, alguns dos prefeituráveis se destacaram mais entre os colegas e houve até quem procurasse lideranças políticas de outras siglas em busca de apoio.

Entretanto, o atraso do PT em relação ao prazo que o partido mesmo trabalhava para escolher o candidato tem ocasionado uma paralisação das negociações em relação ao pleito, já que, além das siglas aliadas, os representantes da oposição querem também saber qual será a escolha do PT antes de tomarem decisão
Postada:Gomes Silveira
 
Fonte:Ceará Agora
Telefones:(88)34143086/81212265/96311416/96694755  
ACI - Associação Cearense de Imprensa
A.P.C.D.E.C - 334
ABRACE  
Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará - Registro Profissional - 3743 - Matricula - 6185

Nenhum comentário:

Postar um comentário