O PT inicia hoje a rodada decisiva de negociações para escolher o candidato à Prefeitura de Fortaleza. Está prevista para esta segunda-feira a conversa entre a prefeita Luizianne Lins e o presidente nacional do partido, Rui Falcão.
Ela também iniciará encontros com os dirigentes das diversas tendências petistas. A prioridade de Luizianne é chegar logo a acordo com o grupo do deputado federal José Guimarães. Juntos, ele e a prefeita detêm a hegemonia total sobre o PT. Se houver entendimento com ele, o assunto estará resolvido dentro da sigla. Por isso, salvo problemas de agenda, será a primeira tendência a ser procurada.
Em paralelo, ela já deverá procurar o governador Cid Gomes (PSB) nos próximos dias. O entendimento com o chefe do Executivo estadual é a etapa mais importante das negociações. Fortaleza integra o grupo restrito de cidades nas quais a estratégia eleitoral é acompanhada de perto pela cúpula nacional petista. Hoje, trata-se da maior capital administrada pela legenda.
O grupo de Luizianne trabalha hoje com duas opções: Waldemir Catanho, coordenador de Articulação Política, e Elmano de Freitas, secretário da Educação. O deputado federal Artur Bruno deseja entrar na disputa, mas não tem apoio de nenhuma das figuras de expressão pública da legenda. Ele provavelmente só será escolhido na hipótese de rompimento com Cid, se Luizianne achar necessário indicar a opção mais competitiva e conhecida. Os vereadores Acrísio Sena e Guilherme Sampaio são alternativas para o caso de haver surpresa.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário