v

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ematerce e MDA promovem encontro em Quixadá para discutir o Pronaf “B” e o garantia safra


Com a finalidade de melhor orientar técnicos que atuam nos municípios de Quixadá, Banabuiú, Ibaretama e Choró, região centro do estado do Ceará, bem como o conjunto dos agricultores familiares assistida pela prestação direta e presencial dos serviços de assistência técnica e extensão rural, inseridos no grupo da pobreza rurais, objetos do micro credito e o garantia safra, foi realizado encontro na cidade de Quixadá, nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro. A consultoria e os trabalhos da monitoria presencial ficaram por conta do engrº agrº José Rui Ferreira do MDA.  

O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado à Rua Rodrigues Júnior nº 1042, centro. Participaram pela Ematerce José William Aquino de Sousa - GEAT, engrº agrº Tarcisio do Rêgo gerente regional do sertão central, veterinária Maria das Graças Neri gerente escritório Quixadá, engrº agrº José Marcos Pinheiro assessor de credito rural na região, engrº agrº José Américo assessor crédito rural Quixadá, engrº agrº Francisco Hermes Nobre coordenador escritório Choró, Francisco Soares da Silva coordenador escritório de Ibaretama e Valência da Costa Medeiros coordenadora escritório Banabuiú, além de agentes rurais.


Também presente ao encontro o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá Marcelo Lucena, Coordenador do CMDS Francisco Antônio, secretário municipal de agricultura José Audênio Moraes, gerente do Banco do Nordeste José Aires Pinheiro que esteve acompanhado dos técnicos do agro-amigo. Inicialmente o gerente regional da Ematerce Tarcisio do Rêgo saudou os presentes e disse dos objetivos do referido encontro. Em seguida a chefe do escritório de Quixadá Graça Neri apresentou o planejamento para as ações da empresa, no âmbito de sua atuação para o ano de 2012. De acordo com a apresentação, juntos, Quixadá, Banabuiú, Ibaretama e Choró possuem 2.860 agricultores assistidos o que corresponde à média de um técnico para cada grupo de cento e trinta agricultores familiares.

Por último, o consultor do MDA José Rui Ferreira, apresentou o sistema gerencial informatizado, que está em uso pelo ministério. Destacou  propostas para que o trabalho em conjunto de todos os atores do arranjo produtivo e social, possa alcançar resultados satisfatórios no desenvolvimento sustentável com redução de desigualdade e a pobreza rural. Sobe o monitoramento de gestão enfatizou as diretrizes a ser seguida:

As ações de ATER para beneficio do PRONAF "B" estão devidamente normatizadas pela Portaria SAF Nº 60/2008, Portaria Nº 105 de Gestão e Monitoramento da inadimplência, substituída posteriormente pela Portaria 19/200* em vigência e respaldadas pelo termo de referência para formalização dos convênios de ATER a partir de 2007. Trata-se de meta obrigatória, monitorada via sistema eletrônico especifico e que deverá ser cumprida em consonância com metodologia de abordagem pactuada com as instituições executoras, agentes financeiros e movimentos sociais, a qual preconiza o cumprimento pela ATER, no mínimo em três momentos presenciais realizados pelos técnicos, de forma grupal aos beneficiários.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Crisanto Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário