v

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Procissão - Senhor do Bonfim reúne cerca de 20 mil fiéis em Icó

Clique para Ampliar

Vestidos de branco, os devotos saem em procissão pelas ruas da Cidade, numa tradição religiosa que chega aos 262 anos no Município
Icó. A procissão em louvor ao Senhor do Bonfim (Jesus Cristo Crucificado), realizada, ontem, é uma das maiores demonstrações de religiosidade popular do Interior do Ceará. A caminhada pelo centro histórico reuniu cerca de 20 mil devotos e segue uma tradição de 262 anos.

O fervor dos fiéis é demonstrado com a queima de uma longa bateria de fogos, explosão de milhares de bombas, que abala o chão do Largo do Théberge, atrai pagadores de promessa e impressiona a quem não está acostumado com o rito religioso e pagão que assinala os festejos de 1º de janeiro.

A multidão se arrastou pelo chão e mesmo as ruas largas e históricas da cidade não são suficientes para conter os milhares de devotos, oriundos do município e de outras cidades da região. Um grupo espera pelo momento solene de retirada da imagem do Senhor do Bonfim do altar mor e a sua colocação no andor, especial ornamentado, decorado e iluminado para a procissão. Os fiéis ficam concentrados em frente ao santuário para começar a caminhada que dura cerca de duas horas.

Ao longo das ruas, os moradores decoram suas casas e bem vestidos, a maioria de branco, esperam nas calçadas pela passagem do andor do Senhor do Bonfim. Há uma guarda especial, de homens e mulheres que fazem a proteção à imagem do santo. Os irmãos do Santíssimo, mulheres da Ordem Franciscana e de Maria, integrantes de outros grupos religiosos fazem a abertura da procissão. O bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, frades carmelitas, da província que se estabeleceu em Icó, e outros sacerdotes seguem à frente da imagem. A caminhada é encerrada com a queima de fogos e de bombas por cerca de cinco minutos. Provoca um barulho imenso, que atrai pagadores de promessas e devotos que se posicionam para assistir ao espetáculo de explosões sucessivas no Largo do Thebérge.

"A festa em louvor ao santo é a expressão da fé da comunidade local marcada por intensa devoção e esperança em dias melhores", disse o bispo, dom João Costa, da diocese de Iguatu.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário