v

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Rio e Minas - Chuvas atingem 65 mil no Sudeste

Por causa da chuva forte, uma família se refugiou em um Fusca com medo de ficar em casa e foi soterrada. Ontem, aconteceu o enterro coletivo
Em Minas Gerais, 137 cidades já decretaram situação de emergência, desde outubro do ano passado

Rio de Janeiro A Defesa Civil estadual anunciou que mais um corpo foi encontrado no final da manhã de ontem em Jamapará, distrito de Sapucaia (a 145 km do Rio). Agora, são 20 mortes confirmadas na cidade -19 em decorrência do deslizamento de terra que atingiu oito casas em Jamapará e uma morte decorrente de uma casa que desabou no município. No Rio e em Minas 65 mil pessoas já foram prejudicadas pela chuvas.

O enterro coletivo das cinco pessoas que estavam no Fusca soterrado na segunda foi realizado ontem, no cemitério de Jamapará. Por causa da forte chuva, os cinco decidiram se refugiar no carro temendo que a casa em que moravam desabasse. Minutos depois, o Fusca foi soterrado pela avalanche de pedra e lama. Já a casa ficou praticamente intacta. A lama chegou apenas na varanda e na cozinha.

Balanço

O último balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio aponta que 14.920 pessoas tiveram que deixar suas casas em decorrência das chuvas em todo o Estado.

Cardoso Moreira e Campos dos Goytacazes têm o maior número de moradores fora de casa. Enquanto na primeira há 4.004 desalojadas e 1.368 desabrigados, na segunda o número passou para 3.884 desalojados e 1.028 desabrigados.

Minas Gerais

As chuvas que atingem Minas já fizeram com que 137 cidades decretassem situação de emergência no Estado desde outubro do ano passado. Também já foram registradas 15 mortes e outras três pessoas permanecem desaparecidas, de acordo com a Defesa Civil.

Os últimos municípios a terem o decreto contabilizado pelo órgão São Brás do Suaçuí, Augusto de Lima, Ijaci, São Miguel do Anta, Pedra do Anta, Senhora de Oliveira, Simão Pereira, Januária, Antônio Prado de Minas e Dom Cavati.

A Defesa Civil Estadual também já registrou 46.970 pessoas desalojadas e 3.145 desabrigadas desde outubro. As chuvas já destruíram 425 casas e danificaram outras 14.851 no Estado. Mais de 204 pontes foram destruída e outras 304, danificadas.

Equipes ainda fazem buscas por uma mulher que foi arrastada por uma enxurrada na última segunda-feira em Além Paraíba (na divisa com o Rio de Janeiro, a 370 km de Belo Horizonte).

Outras duas pessoas também permanecem desaparecidas no Estado. Rita Vieira de Souza, 74, foi arrastada por uma enxurrada em 30 de dezembro em Santo Antônio do Rio Abaixo. O outro desaparecido é Vanis Silencio Ferreiro, também arrastado por um rio em 02 de janeiro em União de Minas. O governo federal anunciou ontem que vai transferir R$ 75 milhões para os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mais atingidos pelas chuvas. 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário