
De acordo com a supervisora do Núcleo de Meteorologia da Funceme, Meire Sakamoto, a previsão é que a nebulosidade aumente no final de semana, com chuvas localizadas.
"Por enquanto, a meteorologia não pode ser precisa nesses casos, principalmente considerando um ano como este em que as chuvas deverão ocorrer na média ou abaixo da média", afirmou a supervisora.
Ela explica que, de ontem para hoje, se repetiu maior ocorrência de precipitações na costa e na região serrana, haja vista que são episódios históricos e que correspondem à própria geografia do Estado. De acordo com a Funceme, há possibilidades de veranicos (intervalos de estiagem ocorrendo por dias seguidos). Mesmo assim, explica que a Meteorologia ainda não possui mecanismo para prever quando isso pode acontecer, considerando o caráter atípico da atual quadra chuvosa.
Meire também informou que existem hoje muito mais recursos e tecnologias, no sentido de se quantificar as chuvas e ter um conhecimento mais preciso sobre onde acontece mais precipitações. Com isso, lembra, há um auxílio importante da previsão e prevenção de danos decorrentes das chuvas.
Defesa Civil
"Hoje, com a instalação do radar meteorológico em Quixeramobim e a aquisição de novos equipamentos podemos repassar informações sobre onde está chovendo e para onde as chuvas estão indo", disse Meire.
Ela lembrou que são dados valiosos para os serviços de Defesa Civil, no sentido de combater o desabrigo ou desalojamento das populações, além dos possíveis danos materiais.
CHUVAS NO CEARÁ
Municipio mm
Fortaleza.....................................................34,8
Aratuba........................................................32,0
Jucás.............................................................25,0
Cariús............................................................23,0
Ocara............................................................ 21,0
Aracoiaba...................................................18,0
Aurora..........................................................13,6
Aquiraz........................................................12,0
Brejo Santo...................................................9,1
São Benedito................................................9,0
Fonte: Funceme
Mais informações:
Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme)
Avenida Rui Barbosa, Nº 1246
Aldeota
Telefone: Fone: (085) 3101.1088
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal do Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário