v

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Entrevista: Rui Falcão fala sobre eleições 2012, viagens e concessões de aeroportos


O presidente nacional do PT, Rui Falcão, retomou este ano a sua série de viagens pelo Brasil para participar da preparação do Partido para enfrentar as eleições municipais de 2012.

“Nossa meta é continuar crescendo. Em 2008, em relação a 2004, nós crescemos 34% e a expectativa é que em 2012 haja um crescimento muito expressivo também” - E faz uma ressalva em relação a números de prefeitos petistas que poderão ser eleitos – “A grande mídia, se você fala 600 e dá 599, falam que o PT fracassou, se você faz 601, não dizem que a gente excedeu a meta” – e completa – “Eu prefiro trabalhar com a ideia do crescimento, nós estamos recolhendo metas de cada Estado, e elas nos indicam a possibilidade de muito crescimento, seja em cidades pequenas, seja nas médias, nas metrópoles e também expectativa grande de ampliar as bancadas de vereadores e vereadoras”.

Durante a entrevista, o presidente do PT aproveitou também para rebater o “discurso despolitizado” da oposição que afirma que as concessões dos aeroportos, efetuadas no governo da Presidenta Dilma é o mesmo que as privatizações ocorridas no Governo FHC.

“Eu quero explicar a todo mundo que não se trata de uma questão semântica, de jogo de palavras, que dizer que concessão é uma coisa, privatização é outra. Primeiro porque as concessões estão definidas na Constituição, elas são uma espécie de contrato e o contrato ele tem data para terminar, ele tem data para ser prorrogado. O companheiro Walter Pinheiro, PT-BA), que é líder do PT no Senado, ele fez um artigo com uma comparação interessante: ‘Concessão é um contrato, imagine um contrato de aluguel, no final do contrato você devolve o imóvel para o proprietário, se você quer continuar com o contrato, ele tem sempre um reajuste do aluguel, mas o apartamento ou a casa continua com o proprietário, ainda que você como inquilino fique lá dez, vinte ou trinta anos’. Então a concessão é a mesma coisa”, explica.

Rui Falcão emenda: “Então isto nada tem a ver com aquele processo de venda de patrimônio público, por preços depreciados, inclusive pagos com as chamadas moedas podres, que deu tanta denúncia e acabou recebendo até o apelido de privataria. Não se chamava nem mais de privatização, mas de privataria”.

O presidente do PT ainda faz uma comparação: “Vamos pegar o exemplo do aeroporto de Guarulhos, o consórcio que ganhou a concessão teve que pagar pela outorga uma taxa de 16,4 bilhões de reais, isto equivale a aproximadamente 10 bilhões de dólares, se a gente considerar a cotação do dólar a R$ 1,70, A Vale do Rio Doce, a terceira maior mineradora do mundo, que era estatal, foi vendida por 3 bilhões de dólares, ou seja o Brasil perdeu um patrimônio que vale mais de 100 bilhões (de dólares), perdeu este patrimônio para um grupo privado por 3 bilhões (dólares). E agora só para permitir a exploração de um aeroporto, ganha três vezes mais para investimentos que vão melhorar os aeroportos e que podem ser também aplicados em outras aéreas”, enfatiza.

Este final de semana estará no Paraná. Este mês, ele já participou em Aracaju- SE de uma conferência com a coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), além de participar de reuniões com dirigentes do PT local, reuniu-se também com os pré-candidatos a prefeito da capital sergipana, com a presença do governador de Sergipe, Marcelo Déda.

Em entrevista ao Portal do PT, Rui fala sobre também sobre a visita que fez a Minas Gerais, onde participou de atividades políticas em Divinópolis, Betim e em Belo Horizonte.
“Estive em Aracaju em uma conferência de toda coordenação nacional do MST e aproveitei também para dialogar com os dirigentes locais, com os pré-candidatos a prefeitos de Aracaju do nosso partido e com o governador Marcelo Déda. Depois estive em Divinópolis, que é uma cidade pólo em Minas Gerais que reúne 57 cidades no entorno, e nós temos lá um pré-candidato que foi secretário nacional da Juventude, Beto Cury. De Divinópolis fui para Betim e me reuni com a prefeita Maria do Carmo Lara e todo o secretariado e tomei conhecimento dos programas que ela esta desenvolvendo muitas obras.”

Ainda em Minas Gerais, Rui se deslocou até Belo Horizonte, onde visitou a sede do PT e participou das comemorações ao aniversário dos 32 anos do PT. “De Betim, segui para Belo Horizonte, onde visitei a sede estadual do Partido, que tem um acervo muito interessante, que está sendo digitalizado, inclusive que é sobre a história do PT em Minas Gerais. Me reuni com a Executiva e à noite tivemos a festa dos 32 anos do Partido dos Trabalhadores, festa também muito bonita”.

Rui Falcão afirma que, como presidente nacional do PT, está visitando diversas cidades para discutir com as lideranças petistas a importância de se preparar para as eleições municipais, que ocorrerão no próximo mês de outubro. Segundo ele, o PT tem a expectativa de aumentar a sua representatividade com a eleição prefeitos e vereadores em mais municípios brasileiros.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal PT Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário