v

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Politica - Fortalezense é apresentado aos seus pré-candidatos

Há sempre diferentes opiniões quando o assunto é o impacto que a visibilidade dos pré-candidatos ao cargo de prefeito podem trazer nas eleições, principalmente, se já forem figuras conhecidas pelo eleitorado de Fortaleza.

Num pleito em que apenas dois possíveis candidatos - o senador Inácio Arruda e o ex-deputado federal Moroni Torgan -
são largamente conhecidos pela população, O POVO foi até às praças do Ferreira e da Justiça Federal, no Centro de Fortaleza, para tentar descobrir o nível em que anda o conhecimento da população da Capital quanto aos pré-candidatos ao cargo de prefeito neste ano.

O POVO conversou com diferentes perfis de eleitores na tarde da última quarta-feira e apresentou fotografias de 12 dos principais pré-candidatos de Fortaleza: Marcos Cals (PSDB), Ferruccio Feitosa (PSB), Roberto Cláudio (PSB), Eliane Novais (PSB), Elmano de Freitas (PT), Guilherme Sampaio (PT), Artur Bruno (PT), Camilo Santana (PT), Moroni Torgan (DEM), Inácio Arruda (PCdoB), Renato Roseno (Psol) e Heitor Férrer (PDT). O trabalho não possui caráter científico e nem tratou da intenção de voto do eleitor.

Dentre os entrevistados, todos reconheceram Inácio e Moroni, assim que suas imagens foram mostradas. “Esse é conhecido”, apontou para a figura de Inácio a estudante Caroline Vasconcelos, 31, que repetiu a frase ao ver a foto de Moroni.

Dez dos eleitores abordados disseram conhecer o ex-deputado Marcos Cals, enquanto oito ouvidos afirmaram que sabiam quem era os deputados Heitor Férrer e Artur Bruno.

Na escala, sete entrevistados apontaram conhecer o advogado e socialista Renato Roseno. Em seguida, aparecem o vereador Guilherme Sampaio e a deputada Eliane Novais, reconhecidos por cinco dos entrevistados.

Também empatados, o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, tiveram reconhecimento de três eleitores.

Ambos petistas, Camilo e Elmano, por sua vez, não foram reconhecidos por nenhum dos eleitores ouvidos pelo O POVO. Elmano é o nome favorito da prefeita Luizianne Lins dentro do PT para a disputa, ao passo que Camilo seria o nome mais próximo do governador Cid Gomes em meio aos petistas.

Decisão do pleito
O publicitário Orlando Mota, que já participou de várias campanhas políticas pelo Ceará, assegura que o conhecimento prévio dos eleitores não é determinante para a decisão do pleito, já que as eleições se “definem mesmo 15 dias antes do dia da votação”. Até lá, segundo ele, os eleitores estão preocupados com outras questões que não a eleitoral.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário