
Guimarães viajou ontem a São Paulo para conversar com o presidente nacional do PT, Ruy Falcão, sobre a eleição para prefeituras no Ceará, com destaque para Fortaleza e Juazeiro do Norte, e convencê-lo da importância de Camilo Santana para o sucesso do partido na capital.
A prefeita Luizianne Lins, presidente estadual da legenda, prefere o seu secretário de articulação política, Waldemir Catanho. Além dele, o secretário municipal de Educação, Elmano Freitas, e o deputado federal Artur Bruno são tidos como candidatos em potencial para a disputa de outubro.
Dentro do PT, há quem considere que Catanho, que nunca disputou cargo eletivo, não dispõe de capital político suficiente para apresentar-se como candidato viável e com o apoio entusiasmado de Cid Gomes. Já Camilo Santana foi secretário do Desenvolvimento Agrário no primeiro mandato do governador, permaneceu no secretariado do segundo e elegeu-se deputado estadual com a maior votação do Ceará em 2010: foram mais de 130 mil votos. Falando ao jornal O Estado no fim do ano, Santana opinou que o candidato petista deve ter, “probidade, competência e, acima de tudo, densidade eleitoral”.
Segundo Guimarães, o nome do postulante não deverá sair antes do Carnaval, e até lá ainda haverá muito diálogo interno e com outros partidos. O mais importante é manter a parceria com Cid, conservando o PT na cabeça da chapa. “Eu continuo defendendo a continuação da coligação, porque a vitória poderia surgir logo no primeiro turno”, diz o deputado.
LÍDER DO PT
NO CONGRESSO
Na conversa com Ruy Falcão, Guimarães também tratou da sua candidatura a líder do PT na Câmara Federal a partir do dia primeiro de fevereiro próximo. O cearense disse topar um acordo com o candidato paulista ao posto, deputado Gilmar Tato, para que um dos dois assuma o cargo agora e o outro somente em fevereiro de 2013.
Para Guimarães, é preciso quebrar a hegemonia sulista no cargo de líder e dar vez a um parlamentar do Nordeste. Ele diz ter o apoio da maioria dos correligionários em Brasília. “A maioria da bancada petista quer colocar um nordestino na liderança do partido, porque ela sabe do potencial de um parlamentar da região no governo Dilma Rousseff. Eu defendo o acordo de alternância, mas se o Tato quiser disputa, vou entrar nela para valer”. (com informações de Tarcísio Colares).
Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Estado
Telefones:(88)34143086/81212265/96311416/96694755
ACI - Associação Cearense de Imprensa
A.P.C.D.E.C - 334
ABRACE
Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará - Registro Profissional - 3743 - Matricula - 6185
gomessilveira13@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário