v

sábado, 28 de abril de 2012

Cansado, Pep Guardiola anuncia saída do Barcelona



Treinador mais vitorioso do mundo nos últimos anos conquistou 13 títulos desde que chegou ao clube, em 2008

 

Treinador alegou cansaço e já pensava em sair em dezembro / Foto: Reuters
 
O Barcelona anunciou, na manhã desta sexta-feira (27), a saída do treinador Pep Guardiola, que comanda o clube há quase 4 anos – desde junho de 2008. Com a impressionante marca de 13 títulos conquistados no intervalo, Guardiola deixa o Barça após uma semana ruim, com a eliminação para o Chelsea na Uefa Champions League e a derrota para o Real Madrid no Espanhol, ambos os jogos em pleno Camp Nou.
 
- Informo que Guardiola não continua como treinador do Barcelona na próxima temporada. Obrigado, Pep, por ter nos apresentado um modelo de futebol que nunca mais pode ser questionado. Obrigado, Pep, por ter sido o melhor treinador da história do clube - disse o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, em coletiva de imprensa.
 
Decisão de Pep
 
A opção por não renovar o contrato, que expira no final da temporada, foi do próprio técnico. O treinador das bases do Barcelona, Tito Vilanova, vai assumir o comando do clube. 
 
- Não é uma situação fácil pra mim. A exigência como treinador é muito grande. Por isso renovava de ano em ano. Quatro anos é uma eternidade como treinador do Barça. No início de dezembro, comuniquei ao presidente e ao Zubizarreta que minha etapa aqui estava acabando. Mas eu não podia dizer isso aos jogadores, pois o treinador é um dos pilares no vestiário... Desgasta tudo, e tem me desgastado. Esta é a principal razão para a minha saída - disse Guardiola.
 
Assistido por Valdés, Piqué, Puyol, Busquets, Pedro, Fábregas, Xavi e Iniesta, que estavam na primeira fila da sala de imprensa, o treinador agradeceu publicamente ao elenco.
 
- Quero agradecer aos jogadores pelo privilégio de trabalhar com eles. Eu estou indo embora para poder me recuperar. Vou embora com a sensação de dever cumprido, de ter feito o melhor possível. É um grande clube, com muita força. Obrigado a todos, por tudo. 
 
Antes de sair, no entanto, o treinador mais vitorioso do mundo nos últimos anos pode amealhar outros dois títulos. O Barça ainda luta com o Real pelo Campeonato Espanhol e fará a final da Copa do Rei com o Athletic Bilbao.
 
Jovem revolucionário
 
Pep Guardiola encerrou a carreira como meia em 2007 e foi contratado pelo Barcelona para, inicialmente, comandar o time B. Mas já na temporada 2008/09 estava à frente do time principal, substituindo Frank Rijkaard.
 
De cara, reformulou completamente o quadro deixado por seu predecessor. Dispensou nomes como Ronaldinho, Deco e Eto'o, trouxe Daniel Alves e Piqué e investiu nos garotos da base. O resultado foi imediato: no ano de sua chegada, tornou-se o primeiro técnico da história a conquistar os seis títulos que disputou: Liga Espanhola, Copa do Rei, Champions League, Supercopa da Espanha, Supercopa Europeia e Mundial de Clubes.
 
Ao aperfeiçoar o famoso estilo “tiki-taka” espanhol, mostrou ao mundo o jogo que elevou  o Barcelona ao rol dos melhores times da história do futebol. 
 
 13 títulos em 4 temporadas
 
- 2 vezes campeão da Uefa Champions League (2008-09 e 2010-11)
- 2 vezes campeão do Mundial de Clubes da Fifa (2009 e 2011)
- 2 vezes campeão da Supercopa Europeia (2009 e 2011)
- 3 vezes campeão espanhol (2008-09, 2009-10 e 2010-11)
- 3 vezes campeão da Supercopa da Espanha (2009, 2010 e 2011)
- 1 vez campeão da Copa do Rei (2008-09)
 



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário