Apesar de a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) contestar os resultados da pesquisa Ibope encomendada pelo PSB e divulgada há duas semanas, indicando alto grau de desaprovação da sua gestão, lideranças do PT começam a rever o discurso com relação à unanimidade sobre as ações da gestão municipal. Um passo nesse sentido foi dado pelo pré-candidato petista preferido de Luizianne Lins para disputar a sucessão, Elmano de Freitas.
Como O POVO publicou no último sábado, depois de participar de reuniões reservadas com Ivo Gomes, Ciro Gomes e Arialdo Pinho - lideranças mais influentes do grupo político do governador Cid Gomes (PSB) -, Elmano admitiu que Fortaleza precisa passar por “ação profunda de profissionalização da gestão pública”. Ele falou inclusive em “renovação do projeto”.
Ele, que é titular da Secretaria Municipal da Educação, citou o processo de definição dos diretores de escola do Município, que não avançou o suficiente na atual gestão.
Seguindo linha semelhante de pensamento, o secretário estadual das Cidades, o prefeiturável Camilo Santana (PT), defende que saúde e educação são áreas que prestam serviços fundamentais e não se pode permitir que haja influência político-partidária para a escolha dos gestores de escolas e postos de saúde. Para Santana, deve ser priorizado o perfil técnico.
Ao ser questionado se Elmano estaria admitindo falha na própria gestão, Santana disse que caberia a Elmano fazer essa avaliação. Para o vereador Guilherme Sampaio (PT), também prefeiturável, as declarações de Elmano são vistas com naturalidade. “Num momento de mudança de governo, é natural que se tenha uma olhar de avaliação. A gente reflete sobre o que já avançou, identifica pontos que podem ser aperfeiçoados e projeta em torno dessas questões”.
Novo estilo
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena, afirma que o PT está diante de um novo projeto e está fazendo um balanço, destacando avanços e limitações. “Creio que o Elmano está correto. Repensar o projeto sob a ótica dos aliados também é importante. Isso mostra disposição do partido de construir um novo projeto para os próximos anos com os aliados. Teremos um novo gestor, o que significa modelos distintos. O novo estilo não será o mesmo de Luizianne”. Ele aponta ainda que o modelo de escolha dos próximos gestores de saúde e educação já vinha sendo discutido internamente no PT, debate pautado pela setorial de educação e por sindicatos. “Isso não é algo que
surgiu com o PSB”.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Clima de tensão ronda a aliança entre PT e PSB. Preferido de Luizianne para disputar a sucessão, Elmano aceitou críticas à gestão e falou sobre renovação do projeto, depois de se reunir com nomes do grupo político de Cid Gomes.
SERVIÇO
Encontro Municipal do PT
Quando: 3 de junho
Informações: (85) 3226 3702
Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo
Encontro Municipal do PT
Quando: 3 de junho
Informações: (85) 3226 3702
Nenhum comentário:
Postar um comentário