v

domingo, 6 de maio de 2012

Sucessão na capital - PSB finaliza a pesquisa, mas não divulga resultado

Embora o PSB já tenha concluído a pesquisa de opinião pública realizada para avaliação do cenário político em Fortaleza, o teor da consulta ainda não foi discutido pela agremiação. O governador Cid Gomes, presidente estadual do PSB, disse ainda não saber se a sigla deverá publicar o resultado. A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral, poderia ter sido divulgada desde o último dia 2, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Trata-se da primeira consulta pública realizada para a eleição municipal deste ano. Cid Gomes preferiu não tecer maiores comentários sobre a pesquisa. Apenas disse que ela surgiu como uma demanda durante reunião das executivas municipal e estadual do partido. Conforme o governador, o objetivo da pesquisa foi para ter maiores informações sobre a situação eleitoral de Fortaleza, quais são os desejos da população e quais áreas a população deseja melhores ações. "Então essa é uma ferramenta fundamental para que qualquer partido possa se planejar", concluiu Cid Gomes.

O questionário completo tem o total de 20 páginas e várias situações e nomes são apresentados aos entrevistados, dentre os quais, estão os do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, e do titular da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ferruccio Feitosa. Há cenários em que o candidato é apontado com o nome de quem o apoia, por exemplo, Elmano Freitas com o apoio da prefeita Luizianne Lins e Ferruccio Feitosa com o apoio do governador Cid Gomes. A mesma situação é colocada substituindo Elmano Freitas por Artur Bruno e Ferruccio Feitosa por Roberto Cláudio.

Interesse
Mas, em entrevista à imprensa, o governador Cid Gomes disse não ter conhecimento dos cenários postos na pesquisa e não quis comentar a participação de Roberto Cláudio e Ferruccio Feitosa no questionário. "Depois dizem que eu é quem falo de eleição. Eu não tenho o menor interesse em eleição", afirmou, pontuando que a época de definição de candidatura é em junho, quando acontecerão as convenções partidárias.

O deputado Roberto Cláudio, citado na pesquisa, tratou o assunto com cautela. De acordo com o parlamentar, a ideia inicial da pesquisa é muito mais do que testar nomes, avaliando que isso é algo secundário. Ele garante que esse estudo foi feito na intenção de saber como a cidade está enxergando seus problemas, além de conhecer as expectativas dos fortalezenses.

"E, eventualmente, por ser uma pesquisa de um partido político, testar nomes, testar cenários políticos, o que é absolutamente natural e legítimo em um cenário pré-eleitoral, mas é muito precoce imaginar que essa pesquisa irá definir alguma pré-candidatura existente dentro de um partido. Isso é muito mais para orientar as próprias discussões interna dos partidos", ponderou o deputado.

Cronograma
Roberto Cláudio enfatizou que o PSB estabeleceu um cronograma de ações que já vem sendo cumprido. Ao término desse cronograma, o deputado garante que, coletivamente, sob a liderança dos presidentes estadual e municipal da agremiação, Cid Gomes e Karlo Kardoso, respectivamente, o partido vai tomar uma decisão "que caiba aos interesses da cidade e do PSB".

O parlamentar disse ter ficado honrado ao ter seu nome posto na pesquisa, informando que esse estudo foi feito por "muitas mãos". "O questionário apenas reproduz o que o noticiário político vem dando conta de analisar. Há uma perspectiva de aliança entre o PSB e PT, mas também contempla, na eventual inexistência dessa aliança, quais os possíveis cenários aconteceriam à luz do noticiário político", pontuou Roberto Cláudio.

Encomendada
Já presidente da Executiva municipal do PSB, Karlo Kardozo, disse que a pesquisa encomendada pela agremiação ainda deverá ser analisada pelos correligionários para, só então, ser decidida a data de sua publicação.

A primeira pesquisa de opinião pública tratando sobre as eleições municipais deste ano para prefeito de Fortaleza foi registrada na Justiça Eleitoral no último dia 27 de abril. A consulta envolve vários aspectos e identifica os eleitores por sexo, idade, grau de instrução, ramo de atividade e ainda nível econômico. Para a realização da pesquisa, o PSB contratou o Ibope pelo valor equivalente a R$ 30.000,00.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário