v

terça-feira, 1 de maio de 2012

Tribunal de Contas do Estado - TCE adia reunião sobre Teodorico



Clique para Ampliar
O presidente Valdomiro Távora admite que conversou rapidamente com Teodorico, na quinta, e diz que o pleno deve decidir a questão
 
Conselheiros discutirão só amanhã quais as providências em relação ao pedido de retorno do ex-presidente da Corte

Ficou para amanhã a reunião entre os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para discutir as providências a serem tomadas sobre o retorno do ex-presidente Teodorico Menezes, mesmo antes de ser finalizado o processo interno para investigar o suposto envolvimento dele no esquema de desvio de recursos estaduais destinados à construção de kits sanitários. A reunião estava prevista para a última segunda-feira, mas não ocorreu porque o corregedor Edilberto Pontes estava viajando.

"Vamos tratar sobre o ofício protocolado por Teodorico e, em cima disso, analisar a volta dele ou não", informa o presidente do TCE, Valdomiro Távora. Na reunião, os conselheiros deverão decidir se farão uma sessão extraordinária para tratar do assunto ou se esperarão a sessão ordinária prevista para a próxima terça-feira. "Pretendo reunir os conselheiros e depois conversar e ponderar com ele (Teodorico), dependendo do resultado que tivermos", diz Valdomiro.

O presidente voltou a afirmar que a atitude de Teodorico pegou a todos de surpresa. Valdomiro disse ter conversado com ele, na última quinta-feira, quando fez algumas ponderações. "Ele não nos comunicou. Poderia ter nos reunido, para vermos a melhor estratégia e se caberia ou não (o pedido). Mas ele protocolou, acho que orientado por advogados, e fez o juízo de valor dele. Mas o meu juízo de valor ainda é o mesmo. Na minha convicção, ele só poderá voltar se o pleno deliberar", declara.

Conforme o presidente Valdomiro Távora, Teodorico Menezes foi ao Tribunal pela última vez na quinta-feira. "Ele não veio mais e não sei se vai continuar vindo. Ponderei até com ele para aguardar essa reunião", afirma.

Internos

Ontem, véspera do feriado, apenas dois conselheiros estiveram no TCE, além do presidente Valdomiro Távora: Pedro Timbó e Soraya Victor. O presidente teria passado toda a tarde tratando de assuntos administrativos. O TCE ainda aguarda informações sobre as investigações feitas pelo Ministério Público Estadual em relação ao suposto envolvimento de Teodorico no caso de desvio de recursos destinados à construção de kits sanitários.

Na última quarta-feira, o presidente Valdomiro Távora e o corregedor Edilberto Pontes estiveram no Ministério Público para solicitar, pela terceira vez, os dados. "A informação deles é que já estava concluso o material, mas eles estavam revisando para mandar ao TCE", informa Valdomiro, destacando que o material é fundamental para que o corregedor faça seu juízo de valor sobre o caso.

Dificuldade

Há nove meses, a Corregedoria instaurou um procedimento administrativo para investigar o envolvimento de Teodorico Menezes no escândalo dos kits sanitários. Segundo o corregedor, a falta de normativo sobre os procedimentos a serem seguidos provocou dificuldade ao trabalho no TCE. Apesar disso, Edilberto Pontes disse que a investigação estava sendo feita e, recentemente, garantiu ter recursos suficientes para solicitar o afastamento do conselheiro.

O conselheiro Teodorico pediu afastamento julho do ano passado, ao ver seu nome envolvido em esquema de desvio de recursos públicos.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário