v

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ceará - A porteira abriu


Se antes PC Gusmão se notabilizou por montar sólidas defesas no time, na Série B 2012, o setor tem ´batido cabeça´

O técnico PC Gusmão lida com um problema inédito em sua terceira passagem pelo Ceará. Infortúnio esse que surgiu apenas na Série B 2012, onde em quatro jogos, o time sofreu 10 gols, suficiente para já ter a pior defesa da competição, com uma média de 2,5 gols sofridos por jogo.


Situação bem diferente de 2009 e 2010, quando o técnico, com uma defesa sólida e um meio campo marcador, acostumou-se a sofrer menos de um gol por jogo. Nos dois anos citados, PC tinha um setor defensivo forte, com os zagueiros Fabrício, Erivélton e Anderson, além dos volantes Heleno, Michel, João Marcos, e Careca, formando um cinturão intransponível.

Na Série B de 2009, ano do acesso, PC dirigiu o clube em 35 jogos, sofrendo apenas 29 gols, média de 0,8 por partida.

No ano seguinte, o técnico manteve o time sólido defensivamente e melhorou ainda mais a média de gols sofridos. No Estadual 2010, a equipe de PC, em 19 jogos, sofreu apenas 12 gols, média de 0,6 por jogo.

Em 2010

Mas no maior desafio do técnico no Vovô, a Série A de 2010, o êxito foi ainda maior: em sete jogos - o técnico assumiu o Vasco em seguida - o time de PC sofreu apenas um gol, com uma média incrível de 0,14 gols por jogo.

Contratado em 2012 para sua terceira passagem, PC não teve muitos problemas para acertar o time no Estadual. Em 12 jogos, o Vovô sofreu apenas seis gols, e a média de 0,5 por jogo continuou boa. No certame, o técnico fixou uma defesa com Potiguar e Thiego na zaga, Régis, Eusébio e Heleno de volantes.

Recaída

Porém, para desespero do técnico e da torcida, o time começou a sofrer gols neste início de Série B do Brasileiro. Contra América/MG, Guaratinguetá, Goiás, o time sofreu dois gols por jogo e no último, contra o Guarani/SP, foi pior: quatro tentos sofridos. Já é a pior média na Era PC, com 2,5 gols sofridos.

Com tanta fragilidade, o técnico parece longe de encontrar a dupla de zaga ideal e seu trio de volantes característico. Em quatro jogos, PC testou no time titular cinco zagueiros: Potiguar, Daniel Marques, Thiego, Vitor Hugo e Luizão; e como volantes, Régis, Eusébio, Heleno, Tinga.

Dos jogadores da formação clássica de 2009 e 2010, apenas Erivélton, Heleno e João Marcos continuam, mas o zagueiro é pouco relacionado, Heleno foi sacado e João Marcos ainda se recupera de longa lesão.

Assim, com os poucos remanescentes da "Era de Ouro" em baixa e os novatos demorando para acertar, PC corre contra o tempo para arrumar o sistema defensivo, sob risco de não se complicar ainda mais na Série B.

Diretoria cobra elenco e busca dois reforços

O presidente Evandro Leitão confirmou que se reuniu com o técnico PC Gusmão e o elenco do Ceará após a goleada sofrida para o Guarani/SP no último sábado pela Série B do Brasileiro.

Evandro declarou que cobrou mais atitude dos jogadores. "Cobramos resultados, mas também demos nosso voto de confiança. Acreditamos nos jogadores e na comissão técnica".

E para blindar os atletas de protestos da torcida, a diretoria resolveu fechar os portões nos treinos até sexta-feira. "Pelo momento, o torcedor poderia vir aqui para protestar e queremos dar tranquilidade aos atletas".

Reforços

O mandatário assegurou que o clube ainda busca reforços para a Série B. "Estamos negociando com um meia e procurando um atacante que jogue pelos lados".





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário