v

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Atendimento - IJF: aumento de 18% em vítimas de trânsito

Clique para Ampliar

Segundo o hospital, 593 pessoas foram atendidas neste fim de semana

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, 28 acidentes foram registrados no fim de semana do Réveillon
O ano chegou trazendo dados preocupantes com relação à violência no Ceará neste fim de semana de Réveillon. Em comparação a igual período do ano anterior, registrou-se um aumento de 18% no número de atendimento a vítimas de acidentes de trânsito e cerca de 60% de feridos por arma de fogo.

De acordo com balanço realizado pelo Instituto Doutor José Frota (IJF), 593 pessoas deram entrada no último fim de semana, entre sexta-feira, 30 de dezembro, às 19 h, até segunda-feira, 2 de janeiro, às 7 h.

Segundo o diretor executivo do IJF, Casemiro Dutra, o movimento no plantão de Réveillon no hospital foi mais tranquilo que o esperado, registrando um decréscimo de 6% no número total de atendimentos, se comparado ao ano de 2010. Ainda conforme Casemiro Dutra, 50% dos atendimentos foram de pessoas vindas do Interior do Estado.


A movimentação no hospital ainda era grande na manhã de ontem por diversos motivos. O estudante Romário Santos, 17, com toda a certeza, nunca irá esquecer desse Réveillon. Ao manusear fogos de artifício, no momento da virada do ano, um deles explodiu em sua mão, fazendo com perdesse três dedos. "Nunca mais vou usar isso".

A agricultora Maria da Consolação Ribeiro, 36, também não viu a chegada de 2012 de forma festiva. Seu filho, Luís Ribeiro, 17, se envolveu em um acidente de moto, na noite de sábado, na cidade de Limoeiro do Norte. Segundo a mãe, o jovem fraturou a perna e teve traumatismo craniano. "Espero que no próximo ano meu Réveillon seja melhor, sem sustos", diz.

O estudante Glaylson da Silva, 19, também entrou para as estatísticas de violência desse período. O jovem foi vítima de arma de fogo e também teve duas costelas quebradas.

Rodovias
Do total de casos atendidos pelo IJF neste fim de semana, 205 são relacionados à violência no trânsito. Mais da metade é de pessoas que sofreram acidentes com motocicletas. Foram 110 acidentados de moto, 43 vítimas de abalroamentos, 46 atropelamentos e seis capotamentos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), 28 acidentes foram registrados no fim de semana do Réveillon, uma redução de 33% em relação ao ano passado. No entanto, houve um aumento no número de vítimas fatais. Sete pessoas morreram nas estradas estaduais, quatro a mais que em igual período de 2010 e 22 ficaram feridas.

Segundo o comandante da PRE, Túlio Studart, as principais causas dos acidentes foram excesso de velocidade, ingestão de bebida alcoólica e imprudência por parte dos motociclistas.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário