v

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Chuvas - Divisa entre Rio e Minas Gerais totaliza 13 mortos

Brasília A chuva deu trégua ontem, mas os moradores de Além Paraíba (MG) e Sapucaia (RJ), separadas pelo rio Paraíba do Sul, continuam apreensivos. Em Jamapará, distrito de Sapucaia, mais cinco corpos de moradores da rua do Barro foram encontrados, chegando a 13 o total de mortos.

Ali, na madrugada de ontem, um deslizamento destruiu nove casas e desalojou 50 famílias. Ainda há 11 desaparecidos. Em Além Paraíba, onde houve três mortes, carros de som percorriam as ruas desertas pedindo que a população deixasse suas casas. O temor era que o Açude de Torrentes se rompesse e destruísse boa parte de três bairros. Na noite de segunda, a prefeitura detectou que o açude poderia cair como uma tromba d´água no rio Limoeiro, que deságua no Paraíba do Sul.

"Nunca vi algo parecido. A água tomou todo o primeiro andar da minha casa. Se o açude se romper, centenas de pessoas vão perder tudo", afirmou o comerciante Marcelo Oliveira Alves, 41. A cidade é uma das mais castigadas pela chuva na zona da mata mineira e do Médio Paraíba fluminense.

Neste ano, ao menos 15 pessoas já morreram devido às chuvas em Minas, que tem 116 municípios em emergência; há três desaparecidos. No Rio, são 14 mortos e sete cidades em emergência. O medo da inundação esvaziou Além Paraíba. Na rua principal só se ouviam as sirenes de ambulâncias e carros da polícia. O estoque de água mineral e pão se esgotou.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário