
Em outras palavras, a presença de Lula deixa a disputa ainda mais acirrada. Tentando por fim ao impasse, o atual líder Paulo Teixeira (PT/SP) sugeriu que os dois postulantes se revezassem no cargo, ficando a liderança em 2012 com um e em 2013 com outro, assim não haveria votação interna. Porém, tudo indica que Tatto seja conduzido ao cargo este ano.
Nos bastidores, existe um indicativo de que os deputados do PT de Minas Gerais aderiram à candidatura do parlamentar paulista. Se forem confirmados os votos, Tatto será o líder do PT na Câmara Federal. A vitória, portanto, é mais uma imposição de Lula no esforço de eleger o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, à Prefeitura de São Paulo. Isso porque Jilmar Tatto, durante debate interno, abriu mão da candidatura a prefeito da Capital paulista em favor de Haddad, que deixou Ministério da Educação para se dedicar exclusivamente a sua eleição.
2013
Derrotado, Guimarães deve ficar com o posto em 2013. Caso seja confirmado, isso representa mais uma vitória do grupo petista liderado pelo presidente da Câmara, Marcos Maia (PT) e pelo ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT). Guimarães, porém, tem como cabos eleitorais o líder do governo Cândido Vaccarezza (SP), o ex-presidente da Câmara João Paulo (SP) e o deputado André Vargas (PR), secretário nacional de Comunicação do PT.
A disputa, no entanto, repete o racha exposto no partido no início do ano passado, quando Maia derrotou o favorito Cândido Vaccarezza para assumir a presidência da Câmara. Entretanto, o único estranhamento nesta disputa é a articulação deste grupo político para derrotar a predileção da presidente Dilma Rousseff. Afinal, Guimarães seria o indicado da petista.
O acordo também inclui rodízio nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Direitos Humanos (CDH). Delcídio Amaral (MS) cederá o comando da CAE para Eduardo Suplicy (SP) e Paulo Paim (RS) passará a presidência da CDH para Ana Rita Esgario (ES).
A equipe do jornal O Estado tentou contato com o deputado José Guimarães, mas seu celular esta desligado.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal O Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário