v

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Estadual 2013 - Problemão a caminho


Com o Nordestão em 2013, Estadual mais ´enxuto´ corre risco de não ser aprovado pelos clubes cearenses

O Campeonato Cearense de 2012 ainda não terminou, mas o do ano que vem já ganhou uma polêmica. Hoje, na sede da Federação Cearense de Futebol, 15 clubes da 1ª e da 2ªDivisão Estadual discutirão o regulamento para 2013, que pode ser modificado por conta do revitalizado Campeonato do Nordeste, e que deve tomar um número considerável de datas dos Estaduais.

É aí que reside todo o problema. Os estaduais, que hoje possuem 23 datas, teriam de ser divididos em duas fases, já que os clubes que participarem do Nordestão só poderiam entrar na fase final, como indica a diretriz técnica sugerida pela Confederação Brasileira de Futebol. A entidade, aliás, voltará a organizar o torneio regional.

Para o Estado do Ceará, são duas vagas - campeão e vice do Estadual 2012. Estas duas equipes - que podem ser Ceará, Fortaleza, Horizonte ou Tiradentes, os classificados para as semifinais deste ano - jogariam a 1ªFase do Nordestão em 12 datas e o times restantes do Estadual (nove) jogariam a fase classificatória do Cearense no mesmo número de datas. Após o fim do Nordestão, os dois clubes do Estado se juntariam aos seis classificados, e decidiriam a competição em 11 datas.

Problemas

Na teoria tudo certo quanto às datas. O problema é se, na reunião de desta quinta-feira na FCF, os clubes não aprovarem o regulamento proposto pela CBF, forçando a participação dos dois clubes do Nordestão no Estadual desde o início do certame local. Se isso acontecer, haveria um choque de 12 datas e os dois teriam de definir sua prioridade em um ou outro campeonato.

Outro ponto polêmico deve ser o descenso. É que nesse modelo, os nove clubes restantes deveriam participar da 1ª fase, com três deles sendo rebaixados ao fim da competição. Seguindo a proposta da FCF para que em 2014 hajam dez clubes na 1ª Divisão, dificilmente esse modelo será aceito, já que muitos dos clubes envolvidos não concordaram, já para 2012, que três dos doze participantes caíssem.

Portanto, está nas mãos dos clubes um Estadual decidir por um campeonato mais enxuto.

SAIBA MAIS

Decisão para depois

Os três maiores clubes do futebol pernambucano Sport, Náutico e Santa Cruz ainda não decidiram se irão disputar a Copa do Nordeste de 2013. É consenso entre as diretorias dos referidos clubes esperar primeiro o encerramento do Campeonato Pernambucano, para definir a situação do Regional.

Baianos com interesse

Para o futebol baiano, a Copa do Nordeste passou a fazer parte do calendário a partir do momento em que a CBF marcou o período de disputa. A imprensa esportiva baiana tem informado que os três primeiros classificados do Campeonato Baiano irão participar da Copa. No momento, o certame está em sua fase semifinal.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário