v

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Realizado o 1º encontro de mediação escolar


O encontro ocorreu na quarta-feira, 11, na quadra da Escola Pe. Vicente, e contou além da população, com as presenças de diversas autoridades civis e militares do município e região.
Na quadra da escola municipal Pe. Vicente, localizada no bairro Alto Campo Velho, foi realizado o primeiro encontro de mediação escolar de Quixadá. A atividade teve como finalidade reunir populares e alunos com autoridades civis, militares e pedagógicas, para apresentar-lhes um novo meio de resolução de conflitos no meio estudantil: a mediação.
Estiveram presentes a secretária municipal de educação, professora Fátima Pimentel, promotor de justiça de Quixadá, Dr. Marcelo Maia Pires, subcomandante do Batalhão de Polícia Militar de Quixadá, Major Humberto, comandante do Ronda do Quarteirão na cidade, capitão Antonio George Vidal e ainda representantes dos CRAS e CREAS, Conselho Tutelar, Conselho da Criança e do Adolescente e membros do meio acadêmico.
A secretária Fátima Pimentel, iniciou o encontro discorrendo sobre a importância da relação dos pais no aproveitamento escolar das crianças e adolescentes, e sobre as ações que a secretaria vem tomando para melhorar o ensino e a inclusão dos jovens nas escolas. “Acreditamos que não existe progresso escolar sem os valores de amar, respeitar e valorizar a vida humana, por isso que estamos hoje reunidos para mostrar este novo meio de resolver e encerrar conflitos” enfatizou a secretária de educação.

Logo após o diretor da unidade educacional Pe. Vicente, professor João Batista, fez uma pequena avaliação de sua escola, e os desafios que existem pela frente. “Recentemente ocorreu um episódio lastimável no portão de nossa escola, fruto da intolerância gerada por relações familiares conflituosas, que é exatamente o que nós queremos evitar” e complementou “mesmo com nossas dificuldades, também temos nossos méritos, pois conseguimos cumprir a meta de diminuir a evasão escolar do IDEB para 2013 em 2011” afirmou.
Representando a polícia militar, o major Humberto Oliveira de Sousa fez uma explanação sobre o peso da polícia no meio estudantil e garantiu disponibilidade para contribuir no que for necessário. “A polícia militar busca criar um elo muito forte com a sociedade, e ficamos muito tristes quando existem incidentes havendo estudantes” disse o subcomandante.
Representando o ministério público, o promotor Marcelo fez uma breve explanação das iniciativas que vem sendo tomadas para coibir os conflitos estudantis, e falou da escolha da mediação. “Quixadá é uma cidade privilegiada pela quantidade de instituições presente e dispostas a zelar pela segurança e bem estar da população, e ultimamente nós estamos se reunindo para chegar a iniciativas no sentido de avançar nesses quesitos” e complementou “chegamos à conclusão da mediação escolar, porque o conflito fica resumido a escola, e buscaremos resolver a questão dentro da escola, sempre primando pela a igualdade das partes, pela civilidade e pelo bom senso”.
Logo após a apresentação do programa para os jovens e população, ficou acertado que haverá um novo encontro para aprofundar a cultura da mediação dos alunos, docentes e população.
Por: Caio Capistrano
Assessor de Comunicação da PMQ





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Caio Capistrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário