v

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tucano alerta sobre a seca no Ceará


Deputado federal Raimundo Gomes de Matos cobra ações do Governo para amenizar a situação precária dos pequenos agricultores

A situação de chuvas do inverno deste ano no Nordeste, principalmente no Ceará, é muito preocupante, porque o plantio de grãos não rendeu nada, o que derruba a esperança dos agricultores. O alerta é do deputado federal Raimundo Gomes de Matos, presidente da Comissão de Agricultura e Agropecuária da Câmara Federal, prometendo debater o assunto com autoridades ligadas à área.
Segundo ele, já tem gente no sertão cearense passando dificuldades, porque as reservas de dinheiro e de alimentos estão ficando escassas e, a partir de agora, só resta apelar para que providências salvadoras sejam colocadas em prática. O deputado tucano lembra que há o Seguro-Safra que apenas ameniza, mas não resolve a questão, porque o seu valor é muito pequeno, cerca de R$ 100,00. Esse montante, segundo ele, não dá para todas as necessidades do pequeno agricultor, inclusive aquele ligado à agricultura familiar.

“Qual é a família, mesmo no interior, que tem condição de viver com apenas R$ 100,00, durante seis meses, que é o tempo que dura o Seguro-Safra ?”, interroga ele, ao passo em que cobra do governo alguma ação para evitar o êxodo rural que muito acontecia antigamente. Ele reconhece que existe o programa Bolsa-Família, mas observa que é apenas para pessoas nele cadastradas, aquelas que não têm condição de trabalhar. E alerta novamente que é preciso fazer alguma ação em favor das pessoas do campo.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário