v

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Articulação frente ao Planalto - Bancada e Governo do CE prometem pressão


 
Há mais de dois anos sem reunião conjunta, deputados, senadores e o governador Cid Gomes querem agora encontros com ministros, para tentar agilizar obras no Estado. O grupo, que estava enfraquecido, tenta se mobilizar
Bancada cearense no Congresso não se reunia com o governador desde 2009

O jejum de quase três anos sem reunião entre a bancada do Ceará no Congresso Nacional e o governador Cid Gomes (PSB) foi quebrado ontem, em Brasília, em encontro de duas horas que expôs algumas insatisfações do grupo em relação ao Governo federal. O diálogo conjunto entre deputados federais, senadores e Cid estava suspenso desde 2009, o que, de acordo com a avaliação de parlamentares ouvidos pelo O POVO, acabou enfraquecendo o Ceará frente ao Planalto.

Segundo eles, é hora de traçar estratégias para pressionar a União e tentar acelerar obras que, embora importantes, andam a passos lentos no Estado. “Estamos providenciando uma agenda com a Casa Civil e com outros ministérios. Outra providência diz respeito às emendas de bancada. Vamos tentar sincronizar o interesse dos parlamentares com os do Governo, para que ele, com seu peso institucional, ajude na liberação dos recursos”, afirmou o coordenador da bancada, deputado Antônio Balhman (PSB).

No pacote de obras que entraram na pauta de ontem estão as da ferrovia Transnordestina, da refinaria, de uma série de estradas federais e do aeroporto de Fortaleza, além de assuntos emergenciais com vistas a solucionar o problema da seca no Interior do Estado.

“Parecia uma reunião de bancada de oposição. Todos tinham críticas”, descreveu o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB) – que é adversário político do governo federal.

Segundo um parlamentar que pediu para não ser identificado, Cid teria se queixado de “dificuldades” com a equipe econômica da presidente Dilma Rousseff (PT), o que pode atrapalhar as negociações para a vinda de duas montadoras de veículos para o Ceará, que precisariam de incentivo fiscal. “Ele disse que essa é uma das coisas mais importante para o Estado”, descreveu o parlamentar.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Não há data para a próxima reunião da bancada federal com o governador, mas a intenção é realizar encontros bimensais. Resta saber se o diálogo mais intensivo fortalecerá o Estado politicamente.

SERVIÇO

Conheça o perfil, os telefones e e-mails de contato de deputados e senadores do Ceará: www.camara.gov.br (link “Conheça os deputados) e www.senado.gov.br

Saiba mais

A última reunião da bancada com o governador tinha ocorrido em 2009, quando o encontro acabou em bate-boca. Cid se irritou com o deputado Vicente Arruda e com o ex-deputado Pedro Ribeiro, que o haviam questionado por compensações diante da liberação de emendas parlamentares.

A indicação de Balhman, ex-secretário de Cid, para a coordenação da bancada é vista pelos parlamentares como positiva para a retomada do diálogo.

Ontem, alguns petistas estiveram ausentes da reunião. Eles descartaram a hipótese de retaliação política, já que a relação entre PT e PSB vai mal no Ceará.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário