Se no Estadual PC tinha um time base, a estreia com derrota na Série B fez com que ele buscasse outras opções
A inesperada derrota na estreia da Série B em pleno PV fez com que o técnico do Ceará, PC Gusmão, passasse a buscar alternativas para mudar o estilo de jogo do time. Nos dois coletivos realizados durante a semana, o técnico mudou muito a formação titular, fazendo seis alterações até chegar ao time que deve jogar amanhã, em Guaratinguetá contra o time da casa, pela segunda rodada da Série B.
A inesperada derrota na estreia da Série B em pleno PV fez com que o técnico do Ceará, PC Gusmão, passasse a buscar alternativas para mudar o estilo de jogo do time. Nos dois coletivos realizados durante a semana, o técnico mudou muito a formação titular, fazendo seis alterações até chegar ao time que deve jogar amanhã, em Guaratinguetá contra o time da casa, pela segunda rodada da Série B.
A inquietação de PC contrasta com a tranquilidade que ele tinha no Estadual, quando possuía um time base rapidamente definido. Mas, para a Série B, com mais opções - seis atletas chegaram -, a situação mudou.
No primeiro treino da semana, já na terça-feira, de imediato, o técnico sacou do time os jogadores que não renderam o esperado contra o América/MG: o zagueiro Daniel Marques, o volante Régis e os atacantes Misael e Ederson. Entraram o defensor Vitor Hugo, o volante Juca, o volante Tinga - mais adiantado - e Romário no ataque.
A insatisfação com a dupla ofensiva da estreia ficou clara no dia seguinte, na quarta-feira. Os dois, Misael e Ederson, treinaram em um campo anexo ao principal, não estando nem entre os que participaram do coletivo, que reservou mais mudanças.
PC tirou o zagueiro Potiguar e escalou o recém contratado Luizão - regularizado ontem - formando a nova dupla de zaga com Vitor Hugo. No meio, Régis voltou a ser titular, com Juca retornando para o time reserva.
Por ora, de "intocáveis", apenas o goleiro Fernando Henrique, o lateral-direito Apodi, o lateral-esquerdo Márcio Careca, os volantes Heleno e Eusébio e o meia Rogerinho.
Esquema
Além de modificar as peças em campo, PC também mudou o esquema de jogo. O time jogará em um 4-5-1 quando atacado e em um 4-3-3 para atacar o adversário. Com apenas Romário como atacante, serão os meio campistas Tinga e Rogerinho que mais se aproximarão para as jogadas ofensivas.
O meia Rogerinho, antes o único meia da equipe, opinou sobre o auxílio de Tinga na criação de jogadas. "Ser o único meia da equipe é complicado, porque os times utilizam dois para me marcarem e às vezes tenho dificuldade. O Tinga, quando entrou, me ajudou muito ali na criação e vai ajudar não só a mim, como ao time todo".
Já o volante Eusébio declarou que a maior compactação da equipe, povoando o meio campo, visa a evitar o grande número de passes errados da estreia. "Erramos muitos passes. Principalmente no primeiro tempo, onde a gente perdeu o jogo. Com essa formação, que deixa o time mais próximo, temos de caprichar nos passes para vencer".
Com o elenco desde ontem em Guaratinguetá (SP), local do jogo, o técnico PC Gusmão ainda fará hoje um treino em Pindamonhangaba, às 10 horas. E com tantas mudanças no decorrer da semana, não seria surpresa se o técnico testasse hoje outros jogadores e algo novo surgisse entre os onze que iniciarão o jogo.
SAIBA MAIS
Dupla
Como era esperado, o atacante Mota não foi relacionado para o jogo de amanhã em Guaratinguetá. O jogador, que se apresentou na quarta-feira após se ausentar por uma semana resolvendo problemas particulares, aprimorará a parte física, visando ao jogo do dia 29, contra o Goiás, no PV. O atacante Itamar - regularizado ontem - também ficou trabalhando a parte física. Como opções de ataque, PC escolheu Lima e Henrique Dias
Suspenso
O zagueiro Thiego, titular absoluto na campanha do título cearense, não viajou com o grupo por estar suspenso. O defensor foi apenado em dois jogos após expulsão na Copa do Brasil, já cumpriu um na estreia e retorna contra o Goiás, no dia 29
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário