O Barcelona enfrenta o Athletic Bilbao nesta sexta-feira, às 17h (de Brasília), no Estádio Vicente Calderón, em Madri, na decisão da Copa do Rei da Espanha. O duelo colocará frente a frente os dois maiores ganhadores da história do torneio. O Barça tem mais conquistas, com 25 canecos, dois a mais que o seu adversário. O Real Madrid vem em seguida com 18 títulos e é o atual campeão, tendo derrotado o Barça por 1 a 0 na final de 2011.
Pelo lado do Bilbão, o técnico Marcelo Bielsa espera surpreender o Barcelona. "Nós fizemos uma boa temporada, embora alguns resultados não tenham sido alcançados. Portanto, queremos um título para encerrar esse trabalho da melhor maneira possível", disse "El Loco" Bielsa.
Barcelona e Bilbao podem nesta sexta-feira realmente compensar uma temporada um pouco frustrante. Apontado como favorito em todos os torneios que disputou o Barça perdeu o título espanhol para o rival Real Madrid e foi eliminado da Liga dos Campeões da Europa pelo Chelsea, que se sagrou campeão. Já o Bilbao fez grande campanha na Liga Europa, eliminando inclusive o poderoso Manchester United. Porém, na hora da decisão levou um banho de bola do Atlético de Madrid (0 a 3).
Questão política
A final está causando grande preocupação nas autoridades espanholas pelo aspecto político. A final acontecerá em Madri, porém entre um clube basco, o Bilbao, e um catalão, o Barcelona. Entre os torcedores bascos e catalães há um grande números de ativistas que lutam pela independência do País Basco e da Catalunha em relação ao Reino da Espanha.
Existe o temor de pequenos atos terroristas e de hostilidades na capital espanhola. Além disso, é possível que o hino do país seja vaiado por todo o estádio, o que constitui crime contra a constituição local.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário