v

sábado, 19 de maio de 2012

Quixadá - Caminhada lembrou dia Nacional de Lutas Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes





A atividade percorreu as principais ruas do Centro de Quixadá encerrando-se com manifestações culturais na Praça José Linhares da Páscoa (Catedral).
Cantarolando “Eu digo não ao abuso e exploração! Eu digo não ao abuso e exploração!”, centenas de crianças, adolescentes e adultos saíram pelas ruas, deixando o recado de que uma das melhores e mais importantes fases da vida, infância e adolescência, devem ser desenvolvidas com carinho, amor e proteção.
Assim afirmou a jovem Gleiciane Baia, aluna do 8º ano da Escola de Ensino Fundamental Padre Vicente, Bairro Campo Velho. “Meu sonho é fazer um curso técnico em enfermagem e depois entrar em um curso superior na área da medicina”, disse a jovem ao abrir um grande sorriso.

Assim como Gleciane milhares de crianças e adolescentes têm sonhos de vencerem na vida através dos estudos, sonhos que por  muitas vezes são interrompidos pelo vilão do abuso e da exploração sexual, praticada em sua grande maioria em silêncio e por pessoas próximas.
Diante dessa situação, a informação passa a ser a principal aliada no enfrentamento à violência. “Sempre que percebermos comportamentos estranhos, é preciso que redobremos a atenção, e se desconfiarmos, devemos denunciar imediatamente aos órgãos competentes”, disse Vera Aragão, secretária Municipal do Desenvolvimento Social.
Já Ricardo Queiroz, conselheiro Tutelar, lembrou-se dos serviços ofertados na defesa dos direitos da criança e do adolescente em Quixadá. “Temos hoje uma forte parceria entre Conselho tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA), Ministério Público, Policias Militar, Civil e Hospital Maternidade Jesus, Maria e José, porém toda essa rede de instituições e profissionais só funciona através da colaboração da sociedade”, ressaltou dando a dica para que o 18 de maio seja um dia de paralisação por meio de um feriado municipal.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social e presidente do COMDICA, Adriana Lemos, agradeceu a presença e a importante parceria das instituições, profissionais e população envolvida de forma direta e indireta na campanha. “Nosso trabalho de informar, educar e prevenir é constante, mas nos últimos dias ganhou reforços. E que essa mensagem, de não a violência, de valorização da vida, respeito ao próximo, possa se multiplicar cada vez mais”, completou.
O prefeito Rômulo Carneiro orientou que fosse dado todo o apoio necessário para a Campanha, que se encerrou com apresentações de teatro, música e poesia das Escolas dos Distritos de Dom Mauricio e Riacho Verdade.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Alan Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário