v

sábado, 19 de maio de 2012

Sucessão municipal - Maioria aguarda as lideranças



Deputado Mário HélioPara alguns políticos, a definição do quadro em Fortaleza depende da decisão sobre aliança entre o PT e o PSB

Alguns partidos estão esperando que outras duas legendas decidam qual rumo irão tomar nessas eleições para que possam, enfim, seguir seus caminhos. Enquanto PT e PSB não decidem se permanecem unidos ou se separam, outras legendas ficam no aguardo para definirem com quem irão se coligar ou se vale a pena entrar para a disputa com um nome ao Paço Municipal.

PMN, PHS, PSL e PRTB, de acordo com o deputado Mário Hélio (PMN), têm uma certeza: estarão juntos neste pleito. Mas até o momento, faltando menos de um mês para o início das convenções partidárias destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador, o grupo não tem convicção se irá apoiar algum nome ou se lança o seu próprio candidato.

Segundo o parlamentar, o bloco não fechou questão se apoiará um nome indicado por PT e PSB, e mesmo se as duas siglas romperem, não está decidido a quem eles darão apoio, não estando descartado nem PT nem PSB para uma possível aliança. Mário Hélio aponta que o momento é de ouvir os demais partidos e suas propostas e que o seu bloco não tem compromisso com ninguém.



Deputado Mário Hélio diz que um grupo de partidos que decidiu marchar junto na eleição proporcional, aguarda a definição do PT e o PSB
Propostas

Nos últimos dias os representantes desses partidos conversaram, isoladamente, com o senador Inácio Arruda (PCdoB) e com o deputado Roberto Cláudio (PSB). Eles dizem que estão ouvindo as propostas dos prováveis candidatos.

Ele aponta que se PMN, PHS, PSL e PRTB garantirem mais dois partidos para se coligarem, há uma grande chance de lançarem um candidato, pois terão um tempo de televisão e rádio razoável para deixarem sua mensagem. Entretanto, analisa que as negociações estão caminhando devagar, aguardando que as duas principais forças políticas do Estado, PT e PSB, tomem uma decisão.

Independente se a aliança entre PT e PSB continuar ou não, o PRB vai estar junto ao partido do governador Cid Gomes, segundo assegura o deputado Ronaldo Martins (PRB). Mas enquanto essa decisão não é tomada, o parlamentar informa que sua legenda vem conversando com outras siglas e o sentimento é de que essa demora para definir a situação dos dois partidos acaba prejudicando os demais.

"Existe muita dependência dos pequenos partidos aos partidos que estão no poder, esperando uma posição que se mostre mais adequada aos seus interesses". É o que avalia o deputado Roberto Mesquita (PV). De acordo com o parlamentar, está claro que enquanto PT e PSB não se decidirem, outras legendas também estarão em stand by.

Entretanto, conforme o deputado, o PV, em reunião da Executiva Municipal, já tomou sua decisão: vai apoiar o PT. Roberto Mesquita deixa claro que ele e o deputado Augustinho Moreira (PV) foram contrários. Na opinião do parlamentar, o seu partido tem condições de disputar a eleição em Fortaleza.

Ele promete apresentar uma carta à direção do partido pedindo que a sigla deixe seus filiados livres para subirem no palanque de quem desejarem. No momento, informa, seu voto é do deputado Heitor Férrer, pré-candidato à Prefeitura pelo PDT.

Férrer garante que seu partido terá candidatura própria, mas entende que o cenário atual é de indefinição por parte de muitas legendas. "Falta a definição das duas máquinas administrativas (PT e PSB)", pontuou.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário