v

sábado, 26 de maio de 2012

Sucessão municipal - Grupo petista está articulando apoio


O deputado federal Eudes Xavier (PT) está organizando entre seus colegas da corrente petista Democracia Socialista, em Brasília, uma frente de apoio à candidatura de Elmano Freitas à Prefeitura de Fortaleza, o que pode incluir a vinda de membros do Governo Dilma Rousseff à Capital cearense.

Na quarta-feira, parlamentares que compõem a Democracia Socialista reuniram-se em Brasília com Eudes e o líder do Governo Cid Gomes (PSB)
na Assembleia Legislativa, deputado Antônio Carlos (PT), para ouvir deste uma exposição sobre o quadro político em Fortaleza, onde os petistas tentam vencer a resistência do PSB em apoiar Elmano, secretário de Educação da prefeita Luizianne Lins, nome que ela escolheu para ser o candidato do partido à Prefeitura.

"A Democracia Socialista tem como prioridade nacional a eleição de Elmano e a continuidade do PT na administração de Fortaleza", diz Eudes sobre a ala petista à qual ele e Luizianne pertencem. Segundo o deputado, estão sendo mobilizados em favor de Elmano o líder do Governo na Câmara Federal, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o ministro Pepe Vargas (PT-RS), do Desenvolvimento Agrário, integrante da Democracia Socialista.

"Estamos conversando com vários companheiros, mas o nome mais influente é o ministro Pepe Vargas, porque ele está no núcleo do Governo Dilma, pode nos ajudar muito", afirma Eudes Xavier.

Irreversível

No dia 3 de junho os 300 delegados do PT definirão o nome do partido para a sucessão de Luizianne. Elmano Freitas conta com mais de 70% dos votos dos delegados, eleitos recentemente. Segundo Xavier, o PT não voltará atrás na candidatura do secretário da Educação: "Estamos em sintonia com o deputado Arlindo Chinaglia e o presidente (do partido) Rui Falcão, que disse que o processo de Fortaleza está sob o comando da prefeita Luizianne Lins. O candidato é Elmano Freitas. Não tem plano B", enfatiza.

Apesar de Cid Gomes ainda não ter atendido aos telefonemas de Luizianne para que os dois tratem da sucessão, como se queixou a prefeita esta semana, Eudes acredita que PT e PSB estarão juntos nestas eleições. "Não houve ainda a delicadeza do governador em conversar com a prefeita. Mas continuo na esperança de que a aliança possa ser preservada".

Aguardando
Conforme o deputado Antônio Carlos, Luizianne não pode ser acusada de querer impor ao PSB a candidatura de Elmano, já que ela vem tentando há dois meses falar com o governador a respeito. "A prefeita está solicitando há muito tempo uma conversa com o governador. Espero que o contato aconteça o mais rápido possível", diz o líder do governador na Assembleia.

Antônio Carlos em uma das tentativas de fazer o encontro do governador com a prefeita ouviu dele que tão cedo não conversaria com Luizianne sobre sucessão. Isso foi logo depois de declarações da prefeita de que se não houvesse a aliança o PT ia fazer oposição ao Governo do Estado. A conversa de Cid com o ex-presidente Lula irritou ainda mais a prefeita Luizianne.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário