De janeiro a maio deste ano, choveu 352,1 mm, em média, no Estado. Maio de 2012 foi o segundo mais seco desde 1974, segundo Funceme. Nível dos reservatórios caiu para 66%. Situação preocupa em algumas cidades
O Ceará registrou a sexta pior seca desde 1950, segundo dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
(Funceme). De janeiro a maio deste ano, choveu no Estado a média de 352,1 mm, 50,4% a menos do esperado para os quatro primeiros meses.Neste ano, choveu pouco mais do que foi registrado em 2010, último ano de seca. Enquanto que naquele ano a quantidade de chuva aumentou de fevereiro a maio, em 2012 as chuvas diminuíram no mesmo período. Maio deste ano registrou a segunda menor quantidade de chuva para o mês desde 1974. Foram apenas 19,6 mm no Estado. Em 33 municípios, a Funceme não registrou um milímetro sequer de chuva em maio.
Meiry Sakamoto, meteorologista da Funceme, explica que a distribuição espacial e temporal das chuvas foi bastante ruim em 2012. O esfriamento das águas do Atlântico Sul, conforme explica Meiry, não favoreceu a ocorrência de chuvas. “As águas ficaram mais frias no (Atlântico) Sul e mais quentes no Atlântico Norte. Isso prejudicou a Zona de Convergência Intertropical (ZCI)”, explica a meteorologista. A ZCI é o sistema de nuvens responsável pelas chuvas no norte do Nordeste nos primeiros meses do ano.
Garantia Safra
Por causa dos efeitos da seca, 168 dos 184 municípios do Estado tiveram a situação de emergência reconhecida no último dia 28 de maio. O governador Cid Gomes prometeu aos municípios o pagamento de parcela extra para os agricultores inscritos no programa Garantia Safra, do Governo Federal, em um total de R$ 33 milhões em repasses.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, representantes da Caixa Econômica Federal se reúnem hoje na SDA para discutir como será operacionalizado o pagamento. Ainda segundo o secretário, 15 mil cisternas estão em construção no Ceará. De acordo com Amorim, a Defesa Civil Estadual também passará a atender os municípios com carros-pipa. Atualmente, a Operação Pipa, do Exército, está atendendo 78 municípios.
Como
ENTENDA A NOTÍCIA
No acumulado, choveu pouco mais do que em 2010, mas para o agricultor a sensação é de que a seca foi muito pior do que mostram os números. Isso porque as chuvas foram diminuindo de fevereiro a maio, o que comprometeu bastante as lavouras. Ajuda vai chegando aos municípios no ritmo da burocracia estatal.
Saiba mais
As perdas na safra de grãos somam 66%. Em 39 municípios cearenses as perdas nas colheitas foram superiores a 90%.
A previsão da Funceme, no começo do ano, era de 40% de probabilidade para chuvas dentro do normal e 35% para chuvas abaixo da média. Segundo Meiry Sakamoto, o prognóstico se refere ao acumulado das chuvas e “são probabilidades muito parecidas”.
A maioria dos profetas da chuva, reunidos em Quixadá, em janeiro, previu inverno bom para este ano. O agricultor Renato Lima, 64, foi um dos poucos a prever poucas chuvas.
Multimídia
A avaliação da Funceme sobre a quadra chuvosa de 2012 foi o Tema do Dia na cobertura de ontem dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário