v

quinta-feira, 14 de junho de 2012

LIBERTADORES - Timão larga na frente nas semi


Corinthians bate Santos por 1 a 0 em plena Vila Belmiro e joga por empate na partida de volta, no Pacaembu

O Corinthians conseguiu, ontem, um resultado importantíssimo pela semifinal da Copa Libertadores. Na Vila Belmiro, derrotou o Santos por 1 a 0 - gol do atacante Emerson, aos 27 minutos do primeiro tempo - e abriu vantagem na briga por uma vaga na decisão da competição continental, o que será um fato inédito na história do clube.


O time do Parque São Jorge chegou à vitória em golaço do atacante Émerson, aos 27 minutos da etapa inicial. O camisa 11 corintiano ainda seria expulso aos 31 do segundo tempo, após cometer falta em Neymar

Próxima quarta, desta vez no estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Corinthians joga pelo empate para avançar à decisão - contra Boca Juniors, da Argentina, ou Universidad de Chile. Uma vitória do Santos por 1 a 0 levará a decisão para a disputa por pênaltis. Qualquer outra vitória santista dará a possibilidade da equipe de Neymar e Paulo Henrique Ganso de tentar o quarto título da Libertadores.

Em campo, o Corinthians mostrou raça e muita inteligência para jogar. Até a marcação do gol, o time paulistano foi melhor e não deu espaços para o Santos.

Com a vantagem, recuou e preferiu jogar no contra-ataque. Sofreu pressão, principalmente no segundo tempo, após a expulsão de Emerson aos 31 minutos, mas contou com as difíceis defesas do goleiro Cássio.

Desde o início, o Corinthians jogou de maneira mais compacta no primeiro tempo. Marcou um pouco mais adiantado do que normalmente faz, procurou congestionar o meio de campo e, quando o Santos tinha a bola, fechou-se como de costume. Seus jogadores também procuravam movimentar-se bastante. Com isso, dominou o jogo.

No ataque, o Corinthians até que chegava com certa facilidade, mas o último passe antes da finalização era errado. Isso aconteceu com Emerson, Jorge Henrique, Danilo e, principalmente, Alex, que tentava sempre o passe de primeira e o errava.

O gol

Até que, aos 27 minutos, saiu o gol. Alex tocou no meio para Paulinho, que avançou até a entrada da área e fez o passe para Emerson no bico da área, pela esquerda. O atacante ajeitou a bola e chutou cruzado e alto, no ângulo esquerdo de Rafael.

Com a vantagem, o Corinthians recuou e deu mais posse de bola para o Santos, que não tinha a rapidez habitual de Neymar e Paulo Henrique Ganso.

Na segunda etapa, o técnico Muricy Ramalho resolveu colocar Borges no lugar de Elano e a pressão santista aumentou. Tanto é que em dez minutos três oportunidades de gol foram criadas, por Borges (duas vezes) e Durval, mas as intervenções de Cássio foram vitais.

Aos 11 minutos, o Corinthians teve a sua chance mais clara para fazer o segundo gol e praticamente "matar" a partida. Emerson recebeu livre no meio de campo e só tinha Durval na sua frente. No entanto, ao invés de chutar ao gol, fazer o passe ou até mesmo driblar o zagueiro, o corintiano resolveu cair no chão e nada foi marcado.

Confusão

Emerson, aliás, que foi o pivô de um início de confusão. No início do segundo tempo, o atacante já havia recebido o cartão amarelo e, aos 31 minutos, fez uma falta por trás em Neymar e recebeu o vermelho. Com um a menos, o Santos foi para cima e só não empatou graças a Cássio, principalmente em um chute de Juan, de dentro da área, espalmada de forma perfeita para escanteio.

Aos 37 minutos, em um contra-ataque do Corinthians, metade do sistema de iluminação da Vila Belmiro apagou e o jogo ficou paralisado por 18 minutos. Na volta, o time corintiano se fechou completamente, e segurou a vitória na Vila Belmiro.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Rochinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário