v

terça-feira, 24 de abril de 2012

Perca da safra atinge 80% da área plantada em Quixeramobim

Agricultores do município de Quixeramobim, região do sertão central do estado do Ceará, contabilizam perdas, que alcançam até 80% da área plantada neste ano 2012.
A irregularidade das chuvas, aliada ao baixo índice pluviométrico, contribuiu para a o atraso na germinação das sementes, o que, conseqüentemente levou ao não desenvolvimento das plantas.
O governo do estado através da Ematerce distribuiu entre com agricultores familiares em 2012, cerca de 90 toneladas de sementes selecionadas, de milho, feijão, sorgo e mamona.
Na cidade de Quixeramobim, onde a média histórica de chuva por cada estação invernosa alcança os 820 milímetros, de janeiro até esta data, de acordo com o regente regional da Ematerce, engrº agrº Tarcisio do Rêgo, foram registrados apenas 227 milímetros de chuva.
Devido à irregularidade da quadra, na região do Conjunto Esperança, na cidade de Quixeramobim, no mesmo período, as chuvas atingiram apenas 179 mm. Na Zona rural, os distritos mais afetados pela seca são: Belém, Uruquê, Manituba, Lacerda e Paus Brancos.
Em virtude do fenômeno climático, agricultores liderados pelo MST – Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixeramobim, reivindicam das autoridades governamentais, nos três níveis, providências urgentes quando ao socorro para trabalhadores e também para a manutenção dos rebanhos bovino, ovino, caprino, suíno, aves, entre outros.
Por conta de a situação ter se agravado nos últimos dias, o prefeito de Quixeramobim decretou estado de emergência e agora, aguarda as providências do governo estadual e federal.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário