v

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Quixadá - Jovem sofre tentativa de homicídio na cidade de Quixadá

 
Não se sabe o real motivo que levou o acusado a querer assassinar a vítima, agora a polícia vai investigar. 

Um jovem de 18 anos está hospitalizado em consequência de ter sofrido uma tentativa de homicídio na madrugada dessa quinta-feira, 31, na Rua Luciano Cavalcante, Campo Velho.


A vitima um jovem de 18 anos que não teve o seu nome divulgado pela polícia, sofreu lesão corporal a bala, sendo o mesmo atingindo por três disparos, dois no braço direito e um no pescoço.

O jovem foi socorrido por uma viatura do Ronda do Quarteirão ao Hospital Eudásio Barroso em estado estável, o autor dos disparos segundo populares, se trata de um individuo identificado apenas como Jandinho, proprietário de um bar na Rua João Paulo 2º - Campo Velho, que se evadiu.

Pelas informações policiais ainda não de sabe o motivo que levou o acusado de praticar o crime. Ele está sendo procurado pela polícia, caso não se entregue o Delegado Regional Dr. George Monteiro deverá pedir o mandado de prisão preventiva.

Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Politica - Elmano vai para encontro municipal com apoio da maioria dos delegados

Com a presença do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, a legenda promoverá domingo, a partir ds 9 horas, no Hotel Praia Centro, encontro municipal para definir o candidato a prefeito e os candidatos a vereador. Participarão do encontro 300 delegados escolhidos pelos filiados na eleição interna realizada no último dia 6 de maio.
 
Essa eleição garantiu Elmano de Freitas, preferido da prefeita e dirigente estadual do PT, Luizianne Lins, as condições para ser o ungido. A Chapa 1 – Unidade para Avançar o Projeto Democrático Popular (de Elmano) contará com 204 delegados. A Chapa 3 – Construindo a Unidade para Vencer (Camilo Santana) estará representada por 33 delegados; A Chapa 5 – Fortalecer a Democracia para Corrigir Rumos (Francisco Pinheiro) por 30 delegados; A Chapa 2 – Participação, Democracia e Unidade (Artur Bruno) terá 23 delegados, enquanto a Chapa 4 – Militância Socialista (Acrísio Sena), 10 delegados.

O secretário nacional de Formação, Carlos Henrique Árabe, e o presidente do PT Fortaleza, Raimundo Angelo, e parlamentares petistas também marcarão presença em evento que promete ser festivo.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Politica - Prefeita vai reunir grupo Democracia Socialista para avaliar encontro com Lula




A prefeita Luizizanne Lins, presidente regional do PT, só chegou de São Paulo, onde se encontrou com o ex-presidente Lula e o presidente nacional petista, Rui Falcão, nesta tarde de quinta-feira. Ela deixou o aeroporto sem falar com a imprensa.
A partir das 19 horas, na sede partidária, ela deverá se reunir com sua corrente
política dentro do PT – Democracia Socialista, para fazer um balanço de tudo o que conversou com Lula e Falcão. Também acertar estratégias de olho no encontro municipal da legenda, que ocorrerá domingo, no Hotel Praia Centro.
 
 
 
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

BAIXARIA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - Deputados Perboyre Diógenes e Eliane Novais trocam acusações e xingamentos em plenário


A sessão desta quinta-feira da Assembleia Legislativa foi marcada por uma forte discussão entre os dois parlamentares. A guerra de palavras começou depois que Perboyre Diógenes criticou a postura de oposição de Eliane em relação ao governador Cid Gomes
Com direito a graves acusações e troca de xingamentos, os deputados Perboyre Diógenes (PMDB) e Eliane Novais (PSB) protagonizaram um verdadeiro bate-boca na sessão desta quinta-feira (31) da Assembleia Legislativa. A confusão começou quando o peemedebista condenou a postura oposicionista de Eliane, dentro do PSB, em relação ao governador Cid Gomes (PSB). Ele chegou a pedir que parlamentar deixasse o partido, ressaltando que ela merece é "chumbo grosso".

A fala de Perboyre revoltou Eliane Novais, que subiu à tribuna da Casa com uma série de acusações contra o rival. Exaltada, ela afirmou que o deputado é alvo de 23 ações na Justiça por improbidade administrativa, quando era prefeito de Saboeiro, e que está sendo perseguida por ele. Disse ainda que estava sendo vítima de ameaça de morte. "Esse tipo de ameaça não cabe nesse Parlamento, que é sério. A maioria dos deputados está aqui em busca de diminuir as profundas desigualdades sociais desse Estado. Não venha aqui com ameaça de chumbo grosso", alertou. Afirmou ainda que Perboyre se elege deputado para conquistar imunidade parlamentar e "não ser pego pela Justiça". "Eu exijo respeito. Essas falas são mentirosas. Estou sendo difamada!", reclamou.

Eliane solicitou ainda que Perboyre não seja porta-voz do PSB e que exerça o mandato com dignidade. "O senhor desviou dinheiro da Educação, da Saúde, até para a construção de açudes. Posso aqui, se o senhor desejar, a cada fala minha falar de um processo contra o senhor na Justiça. E o povo de Saboeiro sabe da sua forma de trabalhar. Quero dar por encerrado esse capítulo e dizer que não vou me intimidar".

Entratanto, a briga entre os dois parlamentares ainda reservaria outros momentos considerados lamentáveis. Perboyre não deixou barato as acusações de Eliane Novais, e sugeriu que antes de entrar no plenário, a deputada procurasse um psicólogo ou um psiquiatra, e tomasse um "lexotanzinho" (Lexotan, remédio controlado para o sistema nervoso). "Eu sou médico, conheço os problemas hormonais das mulheres, depressão, essas coisas". Imediatamente, o peemedebista foi repreendido pelo deputado Mário Hélio (PMN), que presidia a sessão no momento, e sua fala foi excluída da ata.

Segundo Perboyre, Eliana mancha a história do PSB ao "agredir" o governador Cid Gomes. "Isso é uma grande injustiça", lamentou, afirmando que Eliane Novais estava sendo "gogó de aluguel" do atual prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz (PSB). "Vossa Excelência está sendo usada por um prefeito ladrão. Cadê sua história para ser gogó de ouro? Eu tenho origem, sou de família tradicional, os Diógenes. Se teve pistolagem, tem médico, tem advogado, teve vários deputados. Agora Vossa Excelência não tem história política. Só conseguiu destaque depois do casamento do seu irmão (Sérgio Novais) com a prefeita (Luizianne Lins)". Voltou a atacar ao dizer que Eliane só foi eleita por conta dos milhares de cargos comissionados que seu grupo tem na Prefeitura de Fortaleza.

Sobre o termo "chumbo grosso", ele explicou que era apenas "maneira de falar". Disse ainda que sua candidatura foi indeferida, em 2008, para a Prefeitura de Soboeiro, por incompetência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele explicou que teve contas de Governo desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), mas que a Câmara de Saboeiro derubou o parecer. "Hoje estou na Ficha Limpa. Estou limpo e, se Deus quiser, vou ser o prefeito de Saboeiro", disse.

"Me elegi, elegi um tio de 80 anos, voltei no terceiro mandato, botei a mulher (esposa). Tem que ter virtude pra isso, deputada. Agora a senhora não consegue administrar é nada". Para deixar o clima ainda mais tenso, Perboyre afirmou que Eliane vai ter que "engolir" os Ferreira Gomes, porque "Cid vai mandar por 20 anos" no Ceará. "Se não quiser, que saia do partido ou contrate um psiquiatra. E cuidado porque essa ação hormonal é danado pra infartar", alertou o peemedebista, com um discreto sorriso no rosto.

Quebra de decoro
Eliane voltou à tribuna para acusar Perboyre de quebra de decoro parlamentar. "Quero pedir a cópia dessa sessão para que eu entre com uma representação contra esse deputado", disse a parlamentar, destacando que o discurso do companheiro de plenário foi "machista e discriminatório". "Não estou brincando aqui de ser deputada. Não estou aqui para ser discriminada e perserguida desta forma. Peço que o presidente desta Casa (Roberto Cláudio) tome as providências cabíveis para que a gente tenha dias melhores aqui". Chegou a afirma ainda que nem que Perboyre fosse o "último médico" do mundo se consultaria com ele.

Mais uma vez, Perboyre não deixou Eliane sem resposta. "Não venha aqui dar uma de vítima coitadinha pra gente ter pena, não. Aqui nessa Casa não tem homem e mulher, tem parlamentar", rebateu. E se disse também agredido por Eliane quando ela questionou sua qualidade como médico. Por conta disso, esse trecho do discurso da deputada foi suprimido da ata da sessão. "Sou um cirurgiãozão de mão cheia", vangloriou-se. E voltou a segerir: "Saia do PSB ou vai passar 20 anos sofrendo".
 
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Mudanças - Líder do Governo Cid Gomes pode virar secretário da Educação de Fortaleza


 

O deputado estadual petista Antônio Carlos pode virar secretário municipal da Educação. Isso em substituição a Elmano Freitas que, domingo próximo, durante encontro municipal do PT, no Hotel Praia Centro, será indicado candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza. Essa possibilidade é avaliada pelo núcleo político da prefeita Luizianne Lins, caso não prosperem os esforços pela manutenção da aliança do PT com o PSB.


No PSB, o que se fala agora é que o deputado estadual Welington Landim poderia ocupar a liderança do governador. Outra opção, seria o secretário da Fazenda, Mauro Filho, retornar para o legislativo estadual e assumir essa tarefa. 

Os secretários Nelson Martins (Agricultura) e Camilo Santana (Cidades) estariam também cogitados a retornar para a Assembleia, mas eles são tidos como nomes simpáticos ao governador, independente de brigas partidárias num cenário onde não entra só Fortaleza.
Claro que o cenário muda, e muito, se vier o rompimento.
 
 
 
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Brasil - “Gilmar Mendes foi leviano e mente”, diz Paulo Lacerda, ex-diretor da PF e Abin

 
Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo publicada nesta quarta-feira, 30, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes lançou acusações contra Paulo Lacerda, ex-diretor da Policia Federal e da Abin (Agência Brasileira de Inteligência):
- Dizem que ele (Lacerda) está assessorando o PT. Tive informação em 2011 que o Lacerda queria me pegar. 
 
Segundo O Estado de S.Paulo, Gilmar Mendes suspeita que Lacerda estaria divulgando "informações falsas" para atingi-lo. E, também, que estaria assessorando o ex-presidente Lula. Terra Magazine ouviu Paulo Lacerda no início da tarde desta quarta-feira. Feita a ressalva "não sei se ele disse isso", Paulo Lacerda, habitualmente sereno e cordato, respondeu a Gilmar Mendes com dureza:
- Se ele falou isso, ele foi leviano e mente.
 
Lacerda, que hoje trabalha numa associação de empresas de segurança privada, conta que não vê Lula há anos, assim como Gilmar Mendes, e rebate as acusações:
- Estou aposentado, não trabalho com investigação (…) não trabalho para partido nenhum, não assessoro nem à CPI nem ao ex-presidente Lula (…) Se as informações que ele diz ter recebido são dessas mesmas fontes, se foram essas fontes e informações que o levaram a dizer o que anda dizendo, tá explicado porque ele está dizendo essas coisas e dessa forma.
 
Por fim, sobre informação atribuída também ao ministro e publicada no sábado, 26, em O Globo, dando conta que o espião Dadá seria seu homem de confiança,  Paulo Lacerda devolve:
- Eu nem conheço o Dadá, jamais tive contato com ele e nunca estive com ele. Portanto, faço a ressalva: se o ministro Gilmar Mendes de fato disse isso… essa é mais uma informação leviana, irresponsável e mentirosa.
 
Terra Magazine: O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, disse em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo: "Lacerda tinha como missão me destruir", e que o senhor queria "pegá-lo". Disse também que "dizem" que o senhor estaria assessorando o PT e municiando o presidente Lula com informações…
 
Paulo Lacerda: Soube pelo jornal. O absurdo é tamanho que não sei como ele se permite dizer aquilo. Se ele disse aquilo, respondo: primeiro, o ministro Gilmar está totalmente desinformado sobre a minha vida profissional e pessoal. Estou aposentado da Polícia Federal depois de dois anos e meio de adidância em Lisboa e trabalho hoje para a Associação de Empresas de Segurança Privada. Não trabalho com nada, nada de investigação, e quem me conhece e à minha vida hoje sabe disso. Sabe o que é mais espantoso?
 
- O quê?
 
- É que é com base nesse tipo de informações que o ministro está recebendo é que se criou essa crise toda. Se as informações que ele diz ter recebido são dessas mesmas fontes, se foram essas fontes e informações que o levaram a dizer o que anda dizendo nos últimos dias, tá explicado porque ele está dizendo essas coisas e dessa forma. Ele, de novo, mais uma vez, está totalmente mal informado.
 
- O senhor não presta assessoria à CPI, ao PT ou ao ex-presidente Lula?
 
- Não vejo o presidente Lula, assim como o ministro Gilmar Mendes, desde que deixei o governo. Isso é ridículo. Não assessoro o PT nem a partido algum e é um delírio supor, achar e dizer que assessoro o ex-presidente Lula. Basta perguntar aos senadores e deputados da CPI se assessoro à CPI ou a algum parlamentar. Basta perguntar aos assessores do Lula se alguém tem algum vestígio de presença minha, de contato meu com ele. Sou aposentado, até poderia trabalhar para quem me convidasse e eu quisesse, mas isso não é verdade. É absoluta inverdade. Impressiona e é preocupante como um ministro do Supremo não se informa antes de dizer esses absurdos.
 
- Mas o que exatamente é absurdo?
 
- Tudo isso. São informações totalmente tendenciosas. Eu não estou trabalhando para partido algum, político nenhum. Ele está exaltado, sem controle, não sei se por conta dessa conversa com o ex-presidente, mas nada disso é verdade. E isso é muito fácil de checar.
 
- O senhor e o ministro Gilmar Mendes já tiveram um problema sério…
 
- Em setembro de 2008, ele procurou o presidente Lula e acusou a Abin, que eu dirigia, de ter feito grampos ilegais na Operação Satiagraha. Aquilo era mentira. Não foi feito grampo algum ilegal por parte da Abin… aliás, a CPI de agora é uma ótima oportunidade para investigarem aquela armação. Não existiu grampo algum, mas o ministro Gilmar Mendes foi ao presidente da República com base em uma informação falsa. Espero que agora apurem tudo aquilo.
 
- O que mais o incomoda?
 
- Eu não vi o ministro Gilmar Mendes falar isso, eu li no jornal. Não sei se ele falou, mas se ele falou, foi leviano e mente. Se falou isso o ministro Gilmar Mendes mentiu. Estou aposentado da área pública, todos sabem disso. Não teria nenhum impedimento, de ordem alguma, para trabalhar com investigação, mas não quero, e isso que ele disse, se disse, não é verdade.
 
- Alguma vez, depois do episódio em 2008, do tal grampo cujo áudio nunca apareceu, o ministro Gilmar e o senhor falaram sobre o episódio? Em algum momento ele reconheceu não ter ouvido o tal grampo, se desculpou?
 
- Não. Repito, não vejo o ministro e o ex-presidente Lula há anos. E não houve desculpa alguma… e acho que a CPI agora seria ótima oportunidade para esclarecer isso de uma vez por todas, embora a Polícia Federal já tenha concluído que não houve grampo algum da Abin…
 
- Essa CPI de agora, a do Cachoeira, tem alguns personagens comuns com aquele caso, fala-se muito no espião Dadá…
 
- A propósito. O ministro Gilmar Mendes teria dito ao jornalista Moreno que esse cidadão, Dadá, é ou era meu braço direito, meu homem de confiança. Respondi por escrito, mandei um e-mail para o Moreno, que é um jornalista… ele recebeu uma informação de um homem público e a publicou. Por isso enviei a resposta direto para ele e para o jornal O Globo.
 
- E qual é a resposta?
 
- Eu nem conheço o Dadá, jamais tive contato com ele e nunca estive com ele. Portanto, faço a ressalva: se o ministro Gilmar Mendes de fato disse isso…
 
- Sim, a ressalva está registrada
 
- Se ele disse isso, essa é mais uma informação leviana, irresponsável e mentirosa.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Politica - Presidente do PT: “Mal Lula se recuperou de um câncer, Serra já ataca”


 
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, comentou na manhã desta quinta-feira (31) nota publicada na coluna da jornalista Mônica Bergamo, com a informação de que foi José Serra (PSDB) quem telefonou para o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim e pediu para que ele falasse com a revista Veja.
 
Jobim atendeu ao pedido do amigo e só então soube da reportagem que trataria sobre o encontro entre o ex-presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.
 
"Como ele (Serra) não tem coragem de atacar Dilma e o PT, com a boa imagem que o partido tem, mal Lula se recuperou de um câncer e eles já estão indo pra cima do ex-presidente… é o jeito que eles têm de levar as coisas, fazendo campanha de desgaste", afirmou Falcão em conversa com Terra Magazine.
 
Gilmar Mendes disse à revista Veja que Lula tentou convencê-lo a adiar o julgamento do Mensalão, previsto para acontecer ainda este ano. Em troca, o ex-presidente teria oferecido proteção a Mendes na CPI do Cachoeira, que já esbarrou em ligações entre o ministro do STF e o contraventor Carlinhos Cachoeira. Jobim diz que o conteúdo da conversa não foi o Mensalão. O ex-presidente também nega e se diz "indignado" com as declarações do ministro.
 
A seguir, os principais trechos da entrevista
 
Terra Magazine: Na coluna da Mônica Bergamo desta quinta-feira (31) saiu uma nota dizendo que foi José Serra quem pediu para Jobim atender às ligações da revista Veja. O senhor acha que foi isso mesmo que aconteceu?
 
Rui Falcão: Não sei se foi realmente isso que aconteceu. Eu li a nota no jornal e, como Serra é padrinho de casamento do Nelson Jobim e eles moraram juntos em Brasília na época em que foram deputados, eles realmente têm uma relação de amizade, mas não sei se o Serra seria mesmo capaz de fazer isso… 
 
Então, o senhor não acha que ele é capaz de agir dessa forma?
 
Se bem que ele diz que as falhas do metrô em São Paulo são sabotagens do PT, teve também a história da bolinha de papel que ele foi atingido na campanha de 2010… realmente, há vários episódios que levam a acreditar que ele é capaz de fazer isso.
 
E por que José Serra teria interesse nessa história?
 
Como ele não tem coragem de atacar a presidente Dilma e o PT, com a boa imagem que o partido tem, mal Lula se recuperou de um câncer e eles já estão indo pra cima do ex-presidente… é o jeito que eles têm de levar as coisas, fazendo campanha de desgaste.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Flamengo - Ronaldinho entra na Justiça e rescinde contrato com o Flamengo

 
O meia-atacante Ronaldinho rescindiu nesta quinta-feira, na Justiça do Trabalho, seu contrato com o Flamengo. A advogada do jogador Gislaine Nunes confirmou em entrevista ao Terra e disse que moveu a ação pelo atraso de salários. A reportagem tentou entrar em contato com o clube, mas até agora não obteve resposta.

"Já resolvemos isso hoje (quinta-feira). Falta de pagamento foi o motivo. O atleta teve o contrato rescindido. Foram quatro meses de salário atrasado, o que por direito já valida a rescisão", explicou a advogada Gislaine Nunes, afirmando que Ronaldinho também pede indenização, sem divulgar os valores.
A ação movida pelo atleta foi conseguida e confirmada na 9ª Vara do Trabalho da Justiça Trabalhista do Rio de Janeiro. 

No momento, a advogada está na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para protocolar a rescisão de contrato. Por ser em primeira instância, o Flamengo pode recorrer da decisão.

"Foi tudo hoje. Entramos com o pedido na parte da manhã e agora conseguimos a liminar. Ele não joga mais no Flamengo", confirmou Gislaine Nunes.

A crise de Ronaldinho com o Flamengo aumentou durante a semana. O jogador viajou a Porto Alegre para acompanhar uma cirurgia de retirada de tumor de sua mãe e faltou a três treinos da equipe. Ele também não apareceu no embarque para Teresina, onde o time disputa nesta quinta-feira um amistoso contra um combinado local.

O vice-presidente de futebol Paulo César Coutinho foi filmado dizendo a torcedores na porta do hotel em que a equipe está concentrada na capital piauiense que o camisa 10 tinha sido afastado a pedidos da presidente Patrícia Amorim. Porém, o próprio dirigente e o diretor de futebol Zinho desmentiram a informação nesta quinta-feira.

A falta de pagamento a Ronaldinho já tinha causado atritos na semana passada. O empresário e irmão Assis retirou cerca de 80 peças relacionados ao jogador de uma loja oficial do clube e queria sair do recinto sem pagar. O vice presidente de finanças Michel Levy teve que ser chamado para intervir e assumiu a conta.

Ronaldinho atuou em duas partidas neste Campeonato Brasileiro e teve atuações apagadas contra Sport e Flamengo. Como não atingiu sete jogos, o meia ainda pode assinar com outro clube que disputa o Campeonato Brasileiro.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Politica - Eleições em Juazeiro – Adauto Bezerra fecha com Cid


Quando o assunto é eleição em sua terra natal, Juazeiro do Norte (Região do Cariri), o ex-governador Adauto Bezerra é curto e grosso:


- Apoio o nome que tiver o apoio do governador Cid Gomes!
Sobre Fortaleza, Adauto não fala.









Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

PSDB e PT - CPI convoca governadores Perillo e Agnelo; Cabral é poupado


Os governadores de Goiás e do Distrito Federal terão de explicar envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Em votações diferentes, o peemedebista Sérgio Cabral ficou de fora da convocação

Tucano teve votação de oitiva apoiada unanimemente pela comissão

Em uma reunião tumultuada, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira decidiu convocar dois governadores para prestar depoimento. Foram convocados os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). A convocação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), foi rejeitada pelo plenário da CPMI.

Perillo foi convocado com votação unânime. Anteontem, ele já havia informado à CPMI que gostaria de prestar depoimento. Já a convocação de Agnelo foi aprovada por 16 votos favoráveis e 12 votos contrários. Em relação ao pedido de convocação de Cabral, 17 parlamentares foram contra e 11 a favor do seu comparecimento à CPMI.

Perillo e Agnelo terão que prestar esclarecimentos sobre a ligação com o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido com Carlinhos Cachoeira, ou com a Delta Construção, empresa suspeita de fazer parte de esquema criminoso investigado pela Polícia Federal, de favorecimento em contas com o governo.

O debate ficou entre os aliados do governador Perillo, que defendiam a votação em bloco, tratando de forma igual os três governadores, e os parlamentares do campo governista, que alegaram que o grau de envolvimento de Perillo com o suposto esquema criminoso é bem maior que o envolvimento de Agnelo e Cabral. Com isso, os líderes governistas exigiram a votação em separado.

“A comissão abre portas para a condenação, mas também pode abrir portas para as justificativas”, criticou Álvaro Dias (PR), líder do PSDB no Senado. 

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Com a ampliação das investigações da CPI, começa, também, o movimento de ampliação das averiguações da atuação da construtora Delta fora do Centro-Oeste, que poderá revelar mais tentáculos do cachoeiragate.

Saiba mais

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), recomendou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e ao ex-presidente Lula que tomem chá de camomila e acalmem os ânimos.

Nos últimos dias, Lula e Mendes vêm travando um duelo verbal em torno de uma suposta tentativa de Lula em influenciar o STF no julgamento do mensalão. Em troca, Lula blindaria o ministro na CPI do Cachoeira.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o episódio não provocou nenhuma crise entre Executivo e Legislativo.

Na declaração mais recente sobre a polêmica, o ex-presidente Lula , afirmou, sem citar nomes, que “tem muita gente que não gosta de mim”.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que a suposta acusação contra o ex-presidente Lula causa “constrangimento”, especialmente para os aliados do petista.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Politica - Comando tucano quer "nacionalizar" discurso em 2012



Sérgio Guerra: "o discurso do PT é o mesmo em todo o país"

Em meio às dicas de como conquistar o eleitor, o comando do PSDB cobrou a “nacionalização” do discurso tucano dos pré-candidatos
do partido nas eleições municipais.

Outra recomendação para o pleito foi o resgate do legado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de ataques mostrando problemas de gestão do PT.

A receita tucana foi repassada pelo presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), o senador Aécio Neves (MG) e outros integrantes da direção tucana a 60 pré-candidatos das 100 maiores cidades do país. Segundo Guerra, mais do que ter diretórios em todo o país, é preciso trabalhar a coesão. Ele citou o PT como referência em unidade.

“Quando se fala em nacionalizar o PSDB, não é ter diretórios em todo lugar , o fundamental é que o PSDB seja o mesmo em todo lugar, tenha o mesmo discurso”.

E completou: “Não tenho a menor simpatia pelo PT. Mas é verdade que se você ouve um petista falar em Florianópolis e outro no Piauí, o discurso pode não ser o mesmo, mas é parecido em virtudes e defeitos. O discurso do PT é o mesmo em todo o lugar”, disse.

Para o presidente da legenda, o PSDB precisa ter militantes “vivos”, capazes de divulgar as bandeiras do partido. Ele creditou a derrota na última eleição presidencial em parte pela falta de empenho da militância.

Guerra destacou ainda que foi preciso a presidente Dilma Rousseff reconhecer a importância do ex-presidente Fernando Henrique para o PSDB ter coragem de explorar isso.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Catarina - Tensão e ameaça de morte agita clima político



Deputados denunciam na Assembleia que o atual prefeito, Jefferson Paes de Andrade, do PMDB, está sendo ameaçado de morte, após romper com ex-prefeito Lamartine Rodrigues
Perboyre Diógenes fez a denúncia sobre o clima tenso em Catarina, da tribuna da Assembleia
Uma reviravolta no cenário político de Catarina, na região dos Inhamuns, culminou em uma ameaça de morte que teria partido do vice-prefeito contra a família do próprio prefeito da cidade.

Diante do fato, o prefeito Jefferson Paes de Andrade (PMDB) – que já havia se deparado com uma bomba artesanal arremessada contra sua residência – reforçou sua segurança pessoal. Ontem, ele confirmou ter sofrido ameaça, mas não revelou o autor, dizendo que quer evitar polêmica.

Na Assembleia Legislativa, o assunto foi discutido ontem entre deputados estaduais que são votados na região. Danniel Oliveira (PMDB) e Perboyre Diógenes (PMDB) denunciaram que a ameaça de morte partiu do atual vice de Jefferson, Frutuoso Rodrigues Neto (PSDB).

O motivo seria uma ruptura política de Jefferson com o ex-prefeito Lamartine Rodrigues (PMDB) – filho de Frutuoso. Antigo aliado de Jefferson, Lamartine foi o principal apoiador da candidatura do atual prefeito, em 2008, quando este se candidatou à reeleição. Até recentemente, o filho de Frutuoso era o mais cotado para ser o candidato a prefeito da situação, com apoio de Jefferson.

Segundo Perboyre, ao saber que o prefeito não apoiaria mais a pretensa candidatura de Lamartine, Frutuoso teria ligado para o pai de Jefferson e avisado que “haverá mortes” caso fosse confirmada a ruptura política.

Ao O POVO, Jefferson confirmou o rompimento, disse ter sido “obrigado” a não mais apoiar Lamartine para prefeito de Catarina, mas não revelou detalhes, dizendo que não gostaria de falar sobre o assunto. Segundo Danniel Oliveira, houve “fatos muito pessoais”, envolvendo as famílias de Jefferson e de Lamartine, que levaram à reviravolta no cenário pré-eleitoral de Catarina.
 
Tranquilidade
Da tribuna da Assembleia, o deputado Osmar Baquit (PSD) disse já ter conversando com Frutuoso e com Lamartine sobre o assunto e que eles teriam garantido que não haverá morte em Catarina. Segundo Baquit, “o Jefferson pode ficar tranquilo que ele vai viver mais cem anos”.
O POVO tentou contato com Lamartine Rodrigues através do telefone celular informado pela secrtetaria do PMDB, mas o número estava desligado ou fora da área de cobertura.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A ameaça de morte não é a primeira manifestação de violência da política do município de Catarina. Em dezembro do ano passado, uma bomba artesanal foi encontrada dentro da residência do prefeito.

Perfil de Catarina

Distante quase 400 km de Fortaleza, o município de Catarina possui quase 19 mil habitantes e tem uma economia movimentada majoritariamente pelo setor de serviços. Indústria e agropecuária, juntos, movimentam quase 20% da economia local, enquanto os serviços respondem por cerca de 80% da produção.
 
A cidade fica localizada na região dos Inhamuns, vizinha dos municípios de Acopiara, Arneiroz, Mombaça e Saboeiro. As CEs 060, 371 e 277 são vias de acesso para a cidade.
 
Emancipada desde 1957, Catarina hoje tem cerca de 8,3 mil cidadãos aptos a votar, igualitariamente divididos entre homens e mulheres. Quem nasce em Catarina é chamado “catarinense”.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

MUNDO - Pais de crianças britânicas mortas em incêndio são acusados de homicídio



 Mick Philpott e Mairead (Foto: PA) Os pais de seis crianças que morreram em um incêndio na casa da família em 11 de maio compareceram pela primeira vez a uma audiência com um juiz britânico depois que foram acusados de homicídio.
O tribunal de primeira instância do condado de Derbyshire do Sul (centro da Inglaterra) determinou
a prisão preventiva para Mick Philpott, 55 anos, e sua esposa Mairead, 31, que foram detidos pela polícia na terça-feira (29).
Cinco filhos do casal, com idades entre cinco e 10 anos, morreram no incêndio na madrugada de 11 de maio na casa da família em Derby. O sexto, de 13 anos, faleceu em um hospital dois dias depois.
Poucos dias depois da tragédia, o casal deu uma entrevista. Os dois, visivelmente abalados, agradeceram a todos que ajudaram no combate ao incêndio.
A polícia, que desde o início informou que não descartava a hipótese de incêndio criminoso, revelou que as chamas foram provocadas por gasolina.
Uma mulher de 28 anos e um homem de 38 detidos no dia da tragédia foram posteriormente liberados sem acusações.
O subchefe de polícia de Derbyshire, Steve Cotterill, insistiu na quarta-feira (30), após o anúncio das acusações contra o casal Philpott, que a investigação continua e se declarou decidido a estabelecer a verdade.
Mick Philpott já havia sido manchete dos jornais há alguns anos, quando aparentemente vivia das ajudas sociais que recebia por 17 filhos, ao solicitar às autoridades uma casa maior para viver com a esposa, a amante e oito filhos.
Sua história foi contada em 2007 em um documentário da deputada conservadora Ann Widdecombe.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

CPI - Sessão é encerrada após deputado gritar com Demóstenes





O presidente da CPI do Cachoeira, Vital do Rêgo (PMDB-PB), decidiu encerrar a sessão de depoimento do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) nesta quinta-feira (31) após a recusa dele em falar aos integrantes. Demóstenes chegou à CPI às 10h40 e logo afirmou que não responderia a perguntas e permaneceria em silêncio durante a sessão,
usando a "da faculdade prevista na Constituição Federal de permanecer calado."

O final da sessão foi conturbada com um bate-boca entre os senadores Silvio Costa (PTB-PE) e Pedro Taques (PDT-MT). Assim que Demóstenes manifestou a intenção de não falar, Costa começou a questionar a postura do colega, o chamando de "hipócrita" e "mentiroso".

"O seu silêncio é a mais perfeita tradução da sua culpa! Desse jeito você vai ter 80 votos pela cassação do mandato! Você é um demagogo, você vai ser processado por propaganda enganosa!", bradou Costa. "Se o céu existir, o senhor não irá para o céu, porque o céu não é lugar de mentiroso. Não é lugar de gente hipócrita!", disse.

Taques então pediu a palavra e repreendeu a postura de Costa, defendendo o direito de Demóstenes ficar calado. "A Constituição diz que devemos tratar a todos com urbanidade. Não cabe a qualquer parlamentar expor o outro, mesmo em se tratando de CPI", afirmou.
Silvio Costa se irritou com o comentário de Taques. De pé e com dedo em riste disse ao senador: "Você é um merda!". Com a troca de ofensas, o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) encerrou a sessão e liberou Demóstenes Torres.
Silvio Costa deixou a sala aos gritos e, em entrevista, criticou Taques. "Ele é metido a paladino da ética. Ele tem que assumir: foi defender Demóstenes, ele é um dos defensores do Demóstenes. Ele hoje tirou a máscara", disse.

'Abuso'
No mesmo momento, Taques foi cercado por colegas da CPI, que o defenderam. “Isso é um abuso de autoridade parlamentar. Nenhum cidadão pode ser humilhado”, afirmou o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ)."Os líderes podem falar, mas tem que ser com elegância. Está errado o que o Silvio fez", disse o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP).

Indagado em entrevista se representaria contra o deputado por quebra de decoro, Taques afirmou: “Vou analisar o que será feito, agora, você não pode representar por ofensa ao decoro contra quem não tem decoro.” Ele disse ainda que não faz parte da “chacrinha” de Silvio Costa e que “desabafos se fazem em boteco, não em CPI.”

Silêncio
No início de sua fala, após dizer que iria ficar calado, Demóstenes informou que iria encaminhar à comissão as notas taquigráficas e a degravação do depoimento que deu na última terça (29) ao Conselho de Ética do Senado, onde responde a processo por quebra de decoro parlamentar.

"Comunicamos que nós permaneceremos calados, uma vez que nosso advogado está providenciando junto ao conselho de ética a degravação desse depoimento que eu fiz bem como as notas taquigráficas da sessão para que sejam encaminhadas a essa CPI", afirmou.

Nesta terça, Demóstenes falou por mais de cinco horas no Conselho de Ética do Senado, que o investiga por quebra de decoro parlamentar. O senador é suspeito de ter utilizado o mandato para beneficiar os negócios do contraventor. Demóstenes negou a acusação.

Em discurso e após ser interrogado por parlamentares, ele voltou a afirmar que é amigo de Cachoeira, admitiu que o contraventor pagava sua conta de celular, mas negou que tivesse conhecimento de irregularidades cometidas pelo bicheiro. Demóstenes disse que vive o "pior momento" de sua vida e que se sente traído por Cachoeira. Ele afirmou ser vítima do "maior massacre da história".

"Nunca sofri tanto na minha vida. Eu sou um homem que tem vergonha na cara. [...] Eu sou um carola", disse Demóstenes aos demais parlamentares.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Música - Músico Nelson Jacobina morre aos 58 anos, no Rio



Nelson Jacobina morreu aos 58 anos (Foto: Divulgação) O músico Nelson Jacobina morreu na manhã desta quinta-feira (31) no Rio de Janeiro, aos 58 anos. Integrante da banda Orquestra Imperial e antigo parceiro de Jorge Mautner, com quem escreveu músicas como "Maracatu atômico", ele estava internado no CTI do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul, onde lutava contra um câncer.


O velório será realizado às 13h desta quinta, no Cemitério São João Batista, também em Botafogo. 

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, ele faleceu às 6h45. Um boletim médico ainda será enviado com mais detalhes sobre o óbito. O compositor estava internado desde domingo (27), quando reclamou de falta de ar após uma viagem a trabalho.

Violonista e guitarrista, Nelson Jacobina era parceiro de Mautner desde os anos 1970. Com ele, compôs clássicos como “Lágrimas negras”, “Maracatu atômico”, “Árvore da vida” e “Samba-jambo".

Já com a Orquestra Imperial desde o início dos anos 2000, ele trabalhava principalmente ao lado de músicos da nova geração da MPB, como Thalma de Freitas, Moreno Veloso, Nina Becker, Kassin e Domenico Lancelotti, além do também veterano Wilson das Neves. Há cerca de um mês, mesmo doente, gravou o segundo álbum de estúdio da banda.

Jacobina descobriu um tumor abaixo do queixo há 15 anos, passou por uma cirurgia e o câncer foi dado como curado. A doença, no entanto, voltou cinco anos atrás e se alastrou até ser diagnosticada a metástase, em 2010.
Músico compôs, entre outras, a canção 'Maracatu atômico', depois gravada por Gilberto Gil e Chico Science (Foto: Divulgação)Músico compôs a canção 'Maracatu atômico', gravada por Gilberto Gil e Chico Science (Foto: Divulgação)



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Policia - Marido de vocalista de banda forró é morto a tiros


Cristiano de Sousa Ferreira, 32, foi morto a tiros no início da manhã desta quinta-feira no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. Ele era dono de uma academia de ginástica só para mulheres e esposo de Suzy Navarro, vocalista da banda de forró Novo Caviar e ex-vocalista da Banda Líbanos.

A vítima guiava seu carro, um veículo Corolla na Avenida C do bairro. Ele levava sua enteada de oito anos para a escola. Por volta de 6h40 ele foi surpreendido por dois homens armados em uma Hilux.
Os homens dispararam vários tiros que atingiram o veículo e feriram fatalmente Cristiano. Gravemente ferida, a vítima perdeu o controle do carro e bateu em um muro já na Avenida E. O carro apresenta marcas de bala no vidro do motorista, no vidro do passageiro e na lataria. A criança escapou ilesa.

O homem chegou a ser socorrido por familiares, mas chegou já sem vida no Frotinha da Parangaba.

A polícia trabalha com duas hipóteses na investigação: a primeira, seria que o homem estaria recebendo ameaças desde o fim de semana de uma aluna de sua academia. A outra frente de investigações dá conta de que Cristiano mantinha uma dívida com um de seus patrocinadores.

Este é o segundo marido perdido por Suzy Navarro. Em 2004, no acidente com o ônibus da Banda Líbanos, seu marido à época foi uma das vítimas da tragédia.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Tamboril - Quadrilha explode mais uma agência bancária no interior do Ceará


 
Uma quadrilha de aproximadamente 20 homens, distribuída em vários veículos, dinamitou nesta madrugada, dia 31, caixas eletrônicos da agência do Bradesco do município de Tamboril.

De acordo com informações da Polícia, o prejuízo foi de cerca de R$ 150 mil. Parte do grupo se dirigiu ao destacamento
da Polícia Militar e efetuou vários disparos para intimidar os PMs.

Uma viatura do Pró-Cidadania foi atingida por tiros. Ainda de acordo com a Polícia, os assaltantes portavam armas de grosso calibre, como fuzis, pistolas e escopetas. Aproximadamente dez homens se dirigiram para a agência, onde efetuaram a explosão dos caixas.

Os suspeitos teriam fugido em direção ao município de Monsenhor Tabosa. Policiais do 7º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Crateús, e outros destacamentos, fazem buscas na região.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Agricultura - Governo Federal libera R$ 22 bilhões para pequenos produtores rurais




Valor será dividido em linha de crédito e recursos para investimento e custeio.



O Governo Federal vai disponibilizar R$ 22 bilhões para pequenos produtores rurais. O valor será dividido em linha de crédito e recursos para investimento e custeio.

Nesta quarta-feira (30) cerca de oito mil agricultores familiares ocuparam a Esplanada dos Ministérios em mais uma edição do Grito da Terra, manifestação que ocorre há 18 anos para reivindicar melhorias no campo. “Estamos dizendo o seguinte, também a própria presidente disse lá em cima na reunião: se for necessário mais recursos, vamos viabilizar mais recurso”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
Outra mudança é que os créditos para a construção de moradias em assentamentos da reforma agrária serão incorporados pelo Minha Casa, Minha Vida.
A medida atende solicitação da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag). De acordo com o presidente da entidade,  Alberto Broch, a medida é “um avanço significativo” , mas ressaltou que outros pontos, como o crédito fundiário, ainda ficaram sem solução.
Os produtores foram recebidos pela presidente Dilma Rousseff e pelos ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Interior - Servidores de cinco municípios cearenses podem paralisar atividades

De acordo com a federação, os sindicatos de servidores argumentam que as prefeituras se negam as negociar com as categorias.
 
Um levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE) revela que os servidores de pelo menos cinco municípios cearenses estão em processo de paralisação.


De acordo com a federação, os sindicatos de servidores argumentam que as prefeituras se negam as negociar com as categorias, que, diante do impasse, apostam na pressão através de paralisações, ocupações e greves.

Situação crítica em Crateús e Morada Nova
Em Crateús a situação atinge os servidores do magistério e os agentes de endemias. Em Morada Nova, os professores estão parados há mais de 40 dias. O caso foi parar no Ministério Público após representação da FETAMCE e do Sindicato de Morada Nova.

Ibicuitinga e Beberibe
Servidores municipais de Ibicuitinga e Beberibe sinalizam paralisações para os próximos dias. No caso do primeiro, o debate está em torno do Plano de Cargos e Carreias (PCCR), já que alegam dificuldade de negociar o plano e benefícios como adicional de insalubridade, quinquênio, adicional noturno e reajuste para servidores que recebem acima do salário mínimo.

Em Beberibe, a questão é ainda mais sensível, pois os servidores já se articulam para uma paralisarão geral no dia 04 de junho. O objetivo do sindicato local é mobilizar a sociedade para as reivindicações dos trabalhadores, concentradas na implantação do piso do magistério e atualização dos salários das demais categorias.

Suspensão em Tabuleiro do Norte

Os professores de Tabuleiro do Norte decidiram dar uma trégua na greve. Os servidores voltam para a sala de aula, mas irão manter o estado de greve até o fim de auditoria, que não descarta a possibilidade de novas paralisações.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Politica - Tasso e Roberto Pessoa viram amigos para sempre




Abração daqueles trocaram o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), e Tasso Jereissati. Foi durante a sessão festiva pelos 30 anos do Shopping Iguatemi, na Assembleia, realizada na última segunda-feira.

Inimigos no passado, estão unidos contra o governador Cid Gomes (PSB).
Bom destacar que essa festa teve o dedo não somente do deputado estadual Hermínio Resende (PSL), mas também da deputada Fernanda Pessoa (P), filha de Roberto Pessoa.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Policia - Homem recebe alta e conta como foi espancado por vereador


 
O trabalhador rural Jorge José Sales acusou o vereador Francisco Ribeiro, mais conhecido como “Chiquinho Catarino”, pelo espancamento de que teria sido vítima em 17 de maio do ano em curso, na localidade Carretão, a 3 km do centro de Altos, ao norte do Piauí.
Ele disse que estava retornando para casa depois de procurar providências judiciais para um conflito em que está envolvido contra o citado parlamentar e que foi agredido por Chiquinho, juntamente com o filho deste, de nome Diêgo.
Os dois, pai e filho, estariam armados de revólveres no instante da agressão e também teriam se utilizado de socadores de metal para praticar a agressão contra o trabalhador, que permaneceu internado por todos estes dias.
Ele rompeu o silêncio na tarde deste sábado (26) e disse que ficou profundamente magoado com a veiculação de notícias em emissoras e portais locais de que teria sido vitimado por um atropelamento e não por agressão do vereador.
“Quero apenas justiça”, disse ele. Jorge disse que a confusão começou porque o vereador decidiu fechar com cerca de arame uma estrada que é utilizada por vários moradores da região, inclusive por Jorge e seus familiares. O caso está na Justiça.
OUTRO LADO
O vereador Chiquinho Catarino nega as acusações. Ele declarou em entrevista à Rádio Verdes Campos que em nenhum momento teria praticado agressão contra Jorge. Ele disse que o trabalhador rural foi vítima de atropelamento por moto e que ainda tentou socorrê-lo, mas o próprio teria rejeitado a ajuda.
Chiquinho, que está no segundo mandato como vereador, afirmou ainda que seu filho, Diêgo, teria fraturado o pé durante o incidente envolvendo Jorge. O parlamentar ameaça processar quem divulgar qualquer informação sobre agressão contra o trabalhador rural.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Folha de Parnaiba

Banabuiú - Dia do Desafio é comemorado no município de Banabuiú



Milhares de pessoas participaram no município de Banabuiú, da comemoração do Dia do Desafio. Estudantes, funcionários públicos, educadores, atletas esportivos e população em geral compareceram ao evento promovido pela Prefeitura Municipal de Banabuiú. O evento contou ainda com a participação do Educador Social do PROERD, CB PM Cila Rodrigues que ministra prevenção às drogas para
mais de 261crianças no município.

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à pratica de atividades físicas. Ele acontece todos os anos na ultima quarta-feira do mês de maio em todo o Continente Americano.

O movimento é coordenado pelo SESC/SP e as ações são promovidas pelas prefeituras municipais com o apoio de instituições, empresas, escolas e outras organizações e privadas.

Os cidadãos se inserem em atividades individuais ou em grupos, seguindo a programação preparada pela coordenação local ou criando seu próprio programa.
Cada participação é registrada e conta pontos para o resultado final da cidade.









Postada:Gomes Silveira
Fonte:Rede Central de Noticias