v

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sucessão municipal - Luizianne com Lula gera otimismo


A voz geral no PT é em defesa da aliança da prefeita com Cid. Nome do petista vai ser conhecido no domingo

Lideranças do PT próximas a Luizianne Lins (PT), na Câmara Municipal de Fortaleza, repercutiram na manhã de ontem, os desdobramentos do encontro da prefeita com o ex-presidente Lula, ocorrido na última terça-feira. Segundo o líder do partido na Casa, vereador Guilherme Sampaio, Luizianne teria classificado o encontro como "o melhor possível", garantindo o compromisso de Lula com a candidatura petista e a campanha eleitoral em Fortaleza.


Guilherme Sampaio disse que Lula demonstrou aprovação quanto ao método empregado pela prefeita no processo de escolha do candidato

De acordo com Guilherme Sampaio, o ex-presidente também teria demonstrado aprovação quanto ao método empregado pela prefeita no processo de escolha do candidato no Município. "O ex-presidente Lula reconhece a legitimidade da liderança da prefeita no processo, não só pela sua pessoa, quanto pelo método que ela vem utilizando", declara Guilherme, até bem pouco tempo um dos pretensos candidatos à Prefeitura.

Guilherme enfatiza que a escolha do candidato petista na Capital vem ocorrendo de forma democrática, com destaque para o acolhimento da prefeita aos treze nomes inicialmente apresentados como pretensos candidatos à sucessão municipal pelo partido. "Na maioria dos casos, o gestor sequer estimula que todos aqueles que se disponham a concorrer a esse cargo coloquem o seu nome, ao contrário do que Luizianne fez", avalia Guilherme Sampaio.

Coligações

Contestando informações dando conta da existência de segmentos do partido interessados na ruptura da aliança com o PSB e o PMDB, o líder da bancada petista destaca o interesse, tanto de Lula quanto de Luizianne, de trabalhar para a manutenção das coligações em Fortaleza.

"A Executiva Municipal do PT já havia lançado nota manifestando que trabalha para manter a aliança, e a prefeita ficou bastante animada ao saber que essa é também a disposição do Lula", assevera o parlamentar, um dos mais próximos da prefeita.

Tal posição é corroborada pelo líder do Governo na Câmara, vereador Ronivaldo Maia (PT). Segundo ele, todas as instâncias do partido trabalham no sentido de manter a aliança, mas isso não significa que o PT não esteja se preparando para o eventual caso de uma ruptura.

Segundo Ronivaldo Maia, o presidente Lula também garante que a Executiva Nacional petista não intervirá no processo de escolha do candidato a sucessão municipal em Fortaleza.

Disposição

"Luizianne está muito feliz, pois o Lula concorda com o entendimento de que é a Executiva do PT em Fortaleza que irá escolher o candidato do partido, e garante que, mesmo no caso de um eventual rompimento, marchará junto com o candidato escolhido pelos 300 delegados da Capital", declara Ronivaldo.

Na tarde de terça-feira passada, a prefeita Luizianne Lins teve um encontrou com o ex-presidente Lula e o presidente nacional do PT, Rui Falcão, na sede do Instituto Lula, em São Paulo. O encontro teve o objetivo de discutir a sucessão municipal em Fortaleza e as dificuldades de manutenção das alianças.

Segundo o presidente municipal do PT em Fortaleza, Raimundo Ângelo, Luizianne lhe relatou que, para Lula e para Rui Falcão, presidente nacional da sigla, a Capital cearense é uma das prioridades do partido para as eleições municipais deste ano.

"O Lula está com muita disposição de ajudar na manutenção da aliança. Fortaleza está colocada para o Lula e para Rui Falcão como uma das prioridades do PT nacional", disse Raimundo Ângelo, que, no entanto, não soube dizer como seria essa ajuda para manutenção da aliança e nem qual será o papel do ex-presidente durante a campanha eleitoral em Fortaleza.

Representantes

Rui Falcão chega a Fortaleza no próximo sábado, 2 de junho, para participar do encontro municipal do partido no qual será definido o nome do candidato petista à Prefeitura de Fortaleza. O evento que será realizado no domingo (3). Segundo Raimundo Ângelo, Rui Falcão irá buscar conversar com representantes partidários do PSB e do PMDB para ajudar na construção da aliança.

"Domingo o PT terá um candidato", afirmou Raimundo Ângelo. "Com relação ao nome, hoje nós temos uma situação que a chapa que apoia o Elmano (de Freitas, secretário municipal da Educação), tem uma maioria, mas o partido está conversando, dialogando. E nós vamos homologar um candidato que unifique o partido". O nome de Elmano é a principal divergência entre Cid Gomes e Luizianne para a manutenção da aliança na Capital cearense. O governador chegou a dizer que não aceitava imposição de nomes e que para haver aliança é preciso ter conversa para a escolha do candidato à Prefeitura.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário