
Três jogos e apenas um ponto conquistado. Por mais que seja desalentador o início de campanha do Ceará na Série B do Brasileiro em 2012, os alvinegros, que anseiam por uma reação, podem se apegar à vitoriosa trajetória de 2009. No ano do acesso à Série A, o time alvinegro ficaria em terceiro lugar, após começar com o mesmo aproveitamento ruim de pontos.
O Vovô somou o seu primeiro ponto na Série B na última terça-feira
Em 2009, o Alvinegro, que não tinha o mesmo status de hoje e amargava 15 anos seguidos na Série B, começou aquela competição desacreditado. Sob o comando do técnico Zé Teodoro, a equipe marcou apenas um ponto em nove disputados.
Em 2009, o Vovô estreou empatando contra o Juventude/RS, em 2 a 2, em Caxias do Sul. Com Mendes e Da Silva marcando para o time gaúcho e Geraldo e Preto para o Ceará.
Nos jogo seguinte, no Castelão, derrota para o Vasco por 2 a 0, gols de Ramón e Léo Lima. Após a partida, Zé Teodoro deixou o Ceará rumo ao Juventude/RS e, no jogo seguinte, contra o Bahia, em Salvador, PC Gusmão apenas observou o time ser derrotado por 1 a 0, no Pituaçu, com gol de Evaldo.
De diferenças entre as duas campanhas, só o momento em que o clube conquistou o seu primeiro ponto e os mandos de campo. Se em 2009, foram dois jogos fora de casa - Juventude e Bahia -, este ano foi o inverso, com o Vovô já atuando duas vezes diante de sua torcida, contra América/MG e Goiás.
Porém o empate em 2 a 2 ante os goianos, depois de estar perdendo de 2 a 0 no primeiro tempo, deixou os alvinegros confiantes em uma reação. "Mostramos que podemos reagir. O time buscou o resultado, que foi bom após estarmos perdendo de 2 a 0. Agora é buscar a primeira vitória contra o Guarani", declarou o zagueiro Vitor Hugo.
O presidente do clube, Evandro Leitão, mostrou serenidade com o início ruim, acreditando na reação. "Esse últimos resultados fazem parte do futebol. Nesses três jogos não faltou raça e vontade. O que vi foi um time muito batalhador e que buscou o gol até o fim. Não veio por detalhe. O grupo é bom e provou que possui qualidade. Creio que com o passar das partidas o time irá se organizar e os resultados virão", declarou o mandatário.
Jejum
E os resultados positivos vislumbrados por Leitão precisam vir com urgência. Isso porque o Ceará não vence há mais de um mês, ou cinco jogos, computando os três compromissos pela Série B e as duas partidas das finais contra o Fortaleza, que terminaram empatadas, (0 a 0 e 1 a 1, que valeram o título Estadual ao Vovô).
A última vez que o Ceará deixou o campo com o gosto da vitória foi diante do Tiradentes (4 a 0), no dia 29 de abril, pelo 2º jogo das semifinais do Estadual.
PC Gusmão resumiu o sentimento dos alvinegros nesse momento delicado. "Estamos carentes de vitórias. Quero voltar a vencer". A nova chance tem data marcada: sábado dia 2, contra o Guarani, em Campinas, pela 4ª rodada da Série B.
SAIBA MAIS
De molho
O atacante Romário, que ficou fora do jogo de terça-feira contra o Goiás por uma lesão na coxa, ficará pelo menos mais 15 dias afastado, segundo o médico do clube, Gustavo Pires. Se a previsão se confirmar, o atleta deve ficar fora contra Guarani e ABC, voltando diante do Joinville, no dia 16 de junho
Mais lesões
A vida dos volantes do Vovô não está nada fácil. Depois de João Marcos, que não joga há quase três meses após grave lesão, e de Juca, que fraturou a face e ficará 60 dias fora, é a vez de Eusébio preocupar o departamento médico alvinegro. O jogador foi substituído diante do Goiás após entrada violenta de um adversário e deve desfalcar o time contra o Guarani, no sábado
Robston é o novo reforço do Ceará
O volante Robston é o novo reforço do Ceará. O jogador de 30 anos foi confirmado pelo preparador físico do clube, Jorginho Sotter, após a partida de terça-feira contra o Goiás, no PV.
Jorginho elogiou Robston, com quem ele e o técnico PC Gusmão já trabalharam no Atlético Goianiense, em 2009, e no Sport, em 2011. "O Robston é um jogador que encarna o espírito do futebol, de força, que não gosta de perder. Eu e o PC trabalhamos com ele em 2009 no Atlético (Goianiense), e no acesso do Sport em 2011. Ele conhece nossa metodologia e forma de comando do nosso treinador", elogiou o preparador físico.
Robston é terceiro volante e, mesmo com 1,90m e 84 kg, costuma chegar bem ao ataque
O jogador é um sonho antigo da diretoria do Vovô, que consolidou o negócio quando ele se desvinculou do Vitória. "Nós tentamos trazer o ano passado para a Série A", admitiu Robinson de Castro, vice-presidente do clube, lembrando o ano em que jogou a Série A pelo Atlético/GO.
Como o time goiano ainda é detentor dos direitos federativos do jogador, o Alvinegro conseguiu a aquisição dele apenas por empréstimo, que irá até o fim desta temporada.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário