
A campanha é de incentivo à prática regular de
atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Em Quixadá, assim como em boa parte do mundo, ocorreram inúmeras atividades esportivas voltadas para a temática.
Disposição foi o que não faltou para milhares de quixadaenses, que se uniram ao mundo e participaram de atividades esportivas. A atitude envolveu pela manhã os participantes do Projeto Mexa-se com a prática da hidroginástica. Foi também pela manhã que os jovens alunos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), em especial do Bairro Campo Novo, ocuparam os espaços de esporte e laser com jogos, gincanas e outros.
Quem também aderiu o desafio foram às escolas das redes municipal e estadual de ensino. A Faculdade Católica Rainha do Sertão também não ficou de fora da programação e promoveu entre os alunos jogos, com foco para a natação e outras modalidades específicas.

Um dos destaques também foram as visitas as academias de Quixadá, realizada por profissionais da Secretaria da Participação Popular, Esporte e Juventude, que também realizou jogos esportivos com os atletas frequentadores do Ginásio Coberto Governador Gonzaga Mota, como vôlei, basquete e futsal.

O secretário da Participação Popular, Esporte e Juventude, Blasco Monte, lembrou das parcerias e do grande incentivo do prefeito Rômulo Carneiro, que de forma decisiva deu total apoio para que o evento pudesse ocorrer. “Foi fantástica a ideia do nosso prefeito em descentralizar as atividades, pois possibilitou a participação de todos os Distritos Educacionais, bem como as quase 30 entidades que aderiram o desafio, deixando verdadeiramente o desafio de implantarmos a cultura das atividades físicas”.
A Terra dos Monólitos teve como concorrente a cidade de Style na Nicarágua.
Saiba Mais:
Saiba Mais:
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Alan Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário