v

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Quixadá - Dia do Desafio movimentou Quixadá


A ação que teve a frente às Secretarias de Esportes e Juventude, Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, mobilizou escolas, projetos sociais e a Faculdade Católica.
A campanha é de incentivo à prática regular de
atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.
Em Quixadá, assim como em boa parte do mundo, ocorreram inúmeras atividades esportivas voltadas para a temática.

Disposição foi o que não faltou para milhares de quixadaenses, que se uniram ao mundo e participaram de atividades esportivas. A atitude envolveu pela manhã os participantes do Projeto Mexa-se com a prática da hidroginástica. Foi também pela manhã que os jovens alunos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), em especial do Bairro Campo Novo, ocuparam os espaços de esporte e laser com jogos, gincanas e outros.

Quem também aderiu o desafio foram às escolas das redes municipal e estadual de ensino. A Faculdade Católica Rainha do Sertão também não ficou de fora da programação e promoveu entre os alunos jogos, com foco para a natação e outras modalidades específicas.

No finalzinho da tarde foi à vez das integrantes do Mexa-se aeróbica suarem a camisa na Praça José de Barros. Ao anoitecer participantes do Projeto Passo a Passo com a Saúde na Av. Francisco Pinheiro de Almeida demostram que os exercícios físicos são primordiais para uma qualidade de vida saudável.

Um dos destaques também foram as visitas as academias de Quixadá, realizada por profissionais da Secretaria da Participação Popular, Esporte e Juventude, que também realizou jogos esportivos com os atletas frequentadores do Ginásio Coberto Governador Gonzaga Mota, como vôlei, basquete e futsal.

Na opinião da coordenadora do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASF), Nivea Paula, o dia foi mais que produtivo. “Todos os nossos encontros foram pontuais, foi um sucesso, superou as expectativas e o principal não é somente o dia, mas a lição que deixamos hoje”, disse.

O secretário da Participação Popular, Esporte e Juventude, Blasco Monte, lembrou das parcerias e do grande incentivo do prefeito Rômulo Carneiro, que de forma decisiva deu total apoio para que o evento pudesse ocorrer. “Foi fantástica a ideia do nosso prefeito em descentralizar as atividades, pois possibilitou a participação de todos os Distritos Educacionais, bem como as quase 30 entidades que aderiram o desafio, deixando verdadeiramente o desafio de implantarmos a cultura das atividades físicas”.
A Terra dos Monólitos teve como concorrente a cidade de Style na Nicarágua.

Saiba Mais: 
 
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
 
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
 
A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.
 





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Alan Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário