v

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Final eletrizante - Vovô bicampeão nos detalhes


Em decisão de grande carga dramática no PV, Ceará empata com o Fortaleza, chegando ao bicampeonato Estadual

Em uma decisão à altura dos grandes clássicos, o Ceará empatou em 1 a 1 com o Fortaleza em duelo dramático no PV, garantindo o bicampeonato cearense.


Assim como nos três Clássicos-Rei anteriores, o decisivo de ontem também foi marcado pelo equilíbrio e disputa intensa. Tanto Ceará quanto Fortaleza dividiam cada jogada, disputavam cada palmo do campo, procurando não dar o mínimo espaço ao adversário, em um verdadeiro duelo de gigantes.

Depois de um leve predomínio do Fortaleza nos dez minutos iniciais, levando perigo nas jogadas aéreas de bola parada, o Ceará passou a controlar o jogo e perder boas chances de gol, com os dois laterais. Apodi e Márcio Careca entraram de frente para o gol do tricolor João Carlos, mas finalizaram bisonhamente.

Ainda que o jogo fosse frenético, veloz e disputado, os dois times só criaram uma chance cada até o fim do primeiro tempo.

A chance do Ceará, aos 33, foi com Felipe Azevedo, que após passe de Rogerinho, chutou, João Carlos deu rebote, Felipe insistiu em toque de leve, mas Rafinha tirou em cima da linha.

O Leão respondeu aos 35 minutos, em chute colocado de Marielson que Fernando Henrique espalmou para escanteio.

Como a vitória era o único resultado que interessava ao Fortaleza, o técnico Nedo Xavier, foi ousado, tirando o volante Leandro e pondo o atacante Rômulo.

A modificação surpreendeu o Ceará, que demorou a encaixar a marcação, cedendo espaços generosos ao Fortaleza. Mas o Leão não conseguiu aproveitar. A estratégia de Nedo caiu por terra quando Esley foi expulso minutos depois. Assim, o Ceará cresceu, com Romário perdendo um gol incrível na pequena área com grande defesa de João Carlos.

Emoção

Com uma raça impressionante, mesmo um jogador a menos, o Leão fez 1 a 0 em cabeçada de Jailson, após passe de Rafinha. O título naquele momento, era tricolor. Mesmo sentindo o golpe, o Ceará se jogou ao ataque, com as entradas de Reina e Misael, este que perdeu gol incrível aos 24.

Mas aos 30, o zagueiro Cléber Carioca fez pênalti - contestado pelos tricolores - em Romário, que Felipe Azevedo cobrou para empatar o jogo. Com o gol, Felipe garantiu a artilharia isolada do Estadual com 16 gols.

Com o Leão no limite físico - o zagueiro Ciro Sena foi para o ataque por estar lesionado - o Ceará passou a atacar ainda mais, perdendo quatro chances claras. Mas, com inteligência nos minutos finais, o Vovô segurou o resultado e soltou o grito de bicampeão cearense.


Comemorando com a torcida, Felipe fez sua despedida. "Sair campeão e artilheiro é um sonho. Deixo essa torcida e esse clube de coração partido, mas não será um adeus, e sim um até logo", prometeu o herói do dia.

Ficha técnica

Ceará 1

Fernando Henrique; Apodi, Thiego, Potiguar e Márcio Careca; Heleno (Reina), Régis (Misael), Eusébio e Rogerinho; Mota (Romário) e Felipe Azevedo. Técnico: PC Gusmão

Fortaleza 1

João Carlos; Rafinha, Ciro Sena, Cléber Carioca e Kauê; Leandro (Rômulo), Mariélson, Esley e Geraldo (Lucas); Cléo e Jaílson (Gilmak). Técnico: Nedo Xavier

Campeonato Cearense 2012 - Decisão / 2ª jogo

Estádio: Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)

Data: 13 de maio de 2012

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)

Assistentes: Guilherme Dias (MG) e Cristhian Passos Sorence (GO)

Renda: R$ 257.756,00

Público: 15.967 pagantes

Gols: Jaílson (16 /2ºT) e Felipe Azevedo (30/2º T)

Cartões Amarelos: Régis e Romário (CEA), Leandro, Cléber Carioca e Lucas (FOR)

Cartão Vermelho: Esley (FOR)



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário