v

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Violência na zona nobre - Briga de traficantes deixa 2 mortos



Em plena Praia de Iracema, a disputa pelo domínio na venda de entorpecentes causou o duplo assassinato

Uma rixa provocada pela disputa de território do tráfico de drogas, na Praia de Iracema, provocou um confronto com um saldo trágico de duas pessoas mortas, na tarde de ontem. Dois jovens foram executados com muitos tiros e a Polícia já recebeu informações de que novos tiroteios poderão ocorrer nas próximas horas no bairro.

O tiroteio aconteceu por volta das 14 horas de ontem, quando um jovem de 20 anos, identificado como Francisco Juan Lima da Silva, foi atacado e fuzilado no cruzamento das ruas Tenente Benévolo e Gonçalves Ledo. Em poucos minutos, houve o revide, Outro homem, Túlio Heberson de Oliveira da Silva, 24, foi executado dentro de um conjunto de quitinetes localizado na Rua Gonçalves Ledo, 73, na entrada da Favela da Graviola, um dos pontos de maior intensidade de tráfico de drogas naquela área.

Fogos

O segundo assassinato ocorreu a menos de um quarteirão onde tombou a primeira vítima. No local já havia várias viaturas do Ronda do Quarteirão, do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e da 5ª Companhia do 5º BPM. Mesmo assim, os assassinos não se intimidaram e até soltaram fogos após os crimes.

Segundo apurou a Polícia, o primeiro jovem morto tinha um extenso histórico de crimes, como assassinatos, tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Juan havia saído da cadeia no dia 11 de abril, depois de preso por tráfico de entorpecentes.

Nos últimos dias, Juan estava sendo ameaçado de morte e perseguido por outro traficante de drogas da Praia de Iracema, um homem identificado por ´Jorge´, que comanda a venda de maconha e crack no mesmo quitinete da Rua Gonçalves Ledo, onde o jovem Túlio Heberson de Oliveira foi assassinado ontem.

Na semana passada, ´Jorge´ tentou matar Juan e logo o segundo jovem revidou, disparando tiros na porta de uma lanchonete vizinha ao conjunto de quitinetes e que servia de ´fachada´ para o tráfico de crack na entrada da Favela da Graviola.

Tráfico

Nos últimos anos, a Praia de Iracema tornou-se um território livre da venda de drogas em plena zona nobre de Fortaleza. Três focos do tráfico já são conhecidos da Polícia, as favelas da Graviola (na Rua Gonçalves Ledo), a do Morro (Rua São Longuinho) e Baixa Pau (por trás da antiga Alfândega). Os traficantes que ali atuam também têm ligação com a venda de entorpecentes na Comunidade do Oitão Preto, no bairro Moura Brasil.

Moradores das ruas João Cordeiro, Gonçalves Ledo, Padre Climério, Padre Justino e Antônio Augusto viraram reféns do medo que se instalou ali por conta da atuação de traficantes e seus ´soldados´ armados.

Todos os domingos, sempre a partir das 20 horas, a área se transforma em território de traficantes e assaltantes, um ajuntamento de bandidos que se instala nas proximidades de um pagode, na esquina das ruas João Cordeiro e Padre Climério.

A venda de bebidas não é fiscalizada e dezenas de menores se misturam aos criminosos com seus carros e motos com som em alto volume.

Patrulhas do Ronda do Quarteirão e do BPTur são desmoralizadas na área. Os policiais são rechaçados e a bagunça avança horas adentro, chegado às primeiras horas da madrugada de segunda-feira. Nem mesmo a existência de vários hotéis de grande porte e de inúmeras residências e condomínios na área impede que a confusão patrocinada pelos traficantes tenha fim.

Sem reforço, as patrulhas da PM deixam a área - após várias ligações da comunidade para a Ciops - e, logo, o som em alto volume começa outra vez. A presença de bandidos com motos roubadas naquele cruzamento virou rotina e desafio para a PM.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário