v

terça-feira, 29 de maio de 2012

Qualidade x quantidade - Fortaleza fica mais ´seletivo´ em 2012


Ano passado, o Leão contratou mais que neste ano, ocasião em que deseja tentar o acesso gastando menos

Não que seja uma receita infalível para conseguir o tão sonhado retorno à Série B do Campeonato Brasileiro, mas o Fortaleza está procurando ser mais comedido nas contratações, em comparação ao ano passado.

Em 2011, o clube vivia dias de empolgação por ter se sagrado tetracampeão pela primeira vez em 2010. A motivação acabou estimulando os dirigentes a gastarem um pouco mais, dentro daquela premissa, muitas vezes até irresponsável, de que uma conquista não tem preço.


Nedo Xavier está no Pici desde o início da atual temporada

Em 2011, seguindo a linha de raciocínio de que ´vale tudo para se conseguir um inédito pentacampeonato", foram feitas 21 contratações no primeiro semestre e mais 25 no segundo. Vale lembrar que o time ficou na oitava colocação no segundo turno do Cearense e lutou para não cair na Série C do Brasileiro.

Vários técnicos

Não se mediram esforços também para formar novas comissões técnicas. O time começou sob o comando do técnico Flávio Araújo, que não conseguiu permanecer no cargo durante o Estadual, por conta de grande pressão por resultados. De Flávio, o comando passou para Ferdinando Teixeira, depois a Arthur Bernardes, Marcinho e Ademir Fonseca. Este passou cinco dias no clube, soltou vários foguetes nos treinamentos, e acabou se transferindo para o Goiás.

Neste ano, o clube ficou mais exigente e mais econômico, pois foram feitas 30 contratações, sendo 22 para o Estadual e oito para o campeonato nacional.

Em 2012, o Tricolor pisou no freio até para contratar treinador. Nedo Xavier está no comando da equipe desde o início do ano. Para ele, o clube partiu do zero para formar o time, e por isso contratou mais que alguns adversários diretos. Acabou vice-campeão cearense.

Nedo mexe em todos os setores do time tricolor

Enquanto aguarda uma definição sobre quando vai começar a Série C do Brasileiro, o técnico Nedo Xavier vai fazendo experiências no time do Fortaleza. Quem foi ontem ao Pici deve ter ficado um pouco assustado com tantas mudanças na formação principal do Leão.

Só para se ter uma ideia, jogadores antes considerados titulares absolutos treinaram entre os suplentes. O meia Geraldo integrou o time reserva, embora se saiba que ele está melhorando o condicionamento físico após o período de recesso do Cearense.

Outros jogadores, como o lateral-esquerdo Kauê, o volante Esley e o atacante Cléo, foram para o time de baixo. A equipe titular foi a seguinte: João Carlos; Rafinha, Cléber Carioca, Jéfferson e Guto; Elton, Marielson, Edinho e Doda; Jailson e Waldison. Os suplentes chegaram a treinar com até 12 jogadores.

Quando terminou a movimentação, Nedo Xavier foi indagado por um dos repórteres sobre as mudanças, ao que respondeu: "Não tem jogo oficial, então eu tenho que testar tudo".

Julgamento

Fortaleza e Ceará foram julgados ontem à tarde no TJD, Tribunal de Justiça Desportiva por conta de incidentes ocorridos no Clássico-Rei do dia 25 de março. O diretor Fábio Mota foi punido em R$ 200,00 e 60 dias e o funcionário Andrezinho, ambos do Leão, em R$ 10,00 e 30 dias.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário