v

quarta-feira, 13 de junho de 2012

PT e PSB buscam novos aliados - Agora é cada um por si


Enquanto PT e PSB buscam, separadamente, atrair novas forças, Lula e Rui Falcão discutem cenário em Fortaleza

Agora que PT e PSB não estão mais juntos em Fortaleza, começa a corrida das duas siglas em busca de novos aliados. De um lado, o PMDB confirmou que ficará ao lado do PSB nas eleições. Do outro, o PT deverá contar com o apoio do PR, alvo do flerte de várias legendas.


Presidente estadual do PR, Lúcio Alcântara disse que a tendência da sigla é abraçar a candidatura do petista Elmano de Freitas à sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT). A decisão deve sair até segunda-feira. Ele citou nomes como Capitão Wagner (PR) para possível negociação da vaga de vice.

Na frente agora oposta, o PSB diz que vai conversar, ainda esta semana, com o PCdoB do senador e pré-candidato à Prefeitura Inácio Arruda. O presidente municipal do PSB, Karlo Kardozo, não quis descartar a chance de o partido vir a apoiar Inácio, mas ressaltou que “o sentimento” da legenda é de candidatura própria.

A decisão do PSB de se lançar na disputa pela Prefeitura foi anunciada na última segunda-feira. O anúncio foi recebido por Luizianne com irritação. “O governador inventou um veto (a Elmano) mais pra satisfazer o irmão dele, Ciro Gomes, que tem tido uma postura de querer mandar no Ceará, agora quer mandar em Fortaleza e quer mandar no irmão”, disse ela à TV Jangadeiro.

Na mesma entrevista, ela classificou a cobrança de substituição de Elmano como “arrogante”. “Agredir meu partido pra poder empurrar um candidato só porque o governador quer não é justo com a base do PT”. A prefeita disse ainda que a postura do PSB é de quem quer “reeditar o estilo coronel moderno” em Fortaleza.

Diante da crise com o PSB, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente nacional do PT, Rui Falcão, avaliariam a situação de Fortaleza em encontro no qual também entraria em debate o caso de outras capitais, como Recife. A expectativa é que, depois disso, na sexta-feira, Luizianne e Rui tenham nova conversa para tratar dos rumos da aliança com o PSB.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

O PT diz que não abre mão da candidatura de Elmano e o PSB afirma que só dialoga que um novo nome for discutido. Agora resta saber se haverá interferência nacional no sentido de reverter o rompimento.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário