v

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Quixadá - Universitárias americanas conhecem a realidade de alunos de Quixadá

Escola Martins Rodrigues fica localizada as margens do açude centenário Cedro.
Três alunas de uma Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, estiveram participando de um o intercâmbio na última semana no município de Quixadá, no Sertão Central cearense. 

A Escola José Martins Rodrigues foi à escolhida, isso devido ao projeto um computador por aluno que atualmente é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Empolgados, os alunos receberam as estrangeiras com apresentação cultural, também mostraram um pouca da realidade de Quixadá. Teciane Alves, 17 anos,
do 3° ano, disse que ficou bastante feliz isso porque a sua escola estava recebendo pessoas de um país tão importante como os EUA, “o que nos deixa mais honrados é que diante de tantas escolas foi a nossa agraciada, portanto, temos que recebê-las com muito carinho”. 

A responsável por trazer as acadêmicas à escola foi a Coordenadora do Programa Um Computador por Aluno (UCA), Lavina Lima, disse que a UF tem mantido uma grande parceria com universidades de outros países, tendo por objetivo agregar conhecimentos entre pessoas de línguas e culturas distintas.
As universitárias Catie Street, Sarah Leffew, Alisson Hughes antes de conhecer o Brasil fizeram um curso para falar Português. Catie Street, 28 anos, está terminando o curso de Língua Espanhola, em entrevista ao portal Revista Central, disse que sempre foi um sonho conhecer outros países, principalmente o Brasil, para isso teve que fazer um curso e só assim ter a chance por meio de um programa entre a sua universidade e a UFC visitar o Brasil.

Para ela programas assim aproximam as pessoas e é um meio para a consolidação da paz entre os povos. “Quando chegar aos EUA posso falar do verdadeiro Brasil que eu conheci e não daquele que a gente ver na mídia”. Ela disse ter ficando encantada pelas rochas de Quixadá.

Ao ser indagada sobre a participação dos jovens na política, disse que era um assunto difícil de ser respondido porque era relativo, “acho que é em todo canto a juventude não tem dado tanta a atenção a política, mas lá está acontecendo as escolhas dos candidatos a presidência”. 

Por fim, ela disse que os jovens americanos estão bastante mobilizados para visitar o Brasil em 2014. “Um país como o Brasil onde não há conflitos religiosos, é democrático, tem praias, um povo maravilhoso e o melhor time do Mundo vai receber muita gente”. 

O diretor Salim Hissa Neto, fez questão e destacar que a escola tem participado de um processo de invocação e crescimento nos índices de aprovação nos vestibulares, e nos meios de avaliação dos governos. Sendo que é a melhor escola de ensino com base nos dados do Space. 

Um grupo cultural apresentou o espetáculo de dança carcará, coreografado pela professora Gerlidia Tavares. A apresentação bastante aplaudida pelas vistantes. Após a apresentação da dança, o Professor Valdery Sampaio fez a apresentação de um projeto sobre a história do Município de Quixadá.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário