O Governo do Ceará não tem dado atenção necessária para a crise na segurança pública no Estado, resultado é que quase 100% dos Policiais e Bombeiros Militares mantêm a greve, mesmo contrariando uma decisão do Tribunal de Justiça do Ceará, assinada pela desembargadora Sérgia Miranda, decidiu que o não retorno às atividades acarretará em pagamento de multa equivalente a R$ 500 por dia de descumprimento a ser aplicada a cada Militar que deixar de cumprir a decisão e multa diária de R$ 15 mil por cada associação envolvida no movimento. Na região do Sertão Central cearense, as cidades de Quixadá, Quixeramobim, Canindé e Senador Pompeu estão desde da tarde desta segunda-feira,2, com as viaturas com pneus secos, e a população encontra-se preocupada.
Nesta terça-feira,3, o comercio em geral e as agências bancárias estão funcionando normal, mas os gerentes dizem que estão com medo, tendo em vista que a segurança está sendo realizada apenas por vigilantes, “a decisão de abrir normalmente vem da superintendência regional, mesmo correndo um elevado risco estamos funcionando normalmente, colocando assim a integridade dos clientes em risco”, disse um gerente que pediu para não ser identificado. As casas lotéricas abriram também, mas o medo de gerentes, atendentes e cliente é geral, Almeida Lima é proprietário de uma lotérica, disse que está preocupado com a crise, “é uma situação jamais vista no Ceará, mas temos que trabalhar e a Caixa não deu ordem para fechar, portanto, estamos normalmente.
Mototaxistas também estão temerosos com a sua segurança, “estamos trabalhando com muito medo de sermos assaltados”, contou Robervaldo Moreira, 35 anos. Silvia Fernandes, 22 anos, trabalha em um caixa em uma loja e se mostra assustada, “se fosse por mim não estaria aqui, mas o chefe quis correr o risco”, desabafou.
Descartado reforço
Em entrevista ao portal Revista Central, o Tenente-Coronel Edvar Azevedo, Comandante da 2ª Cia do 11ª BPM, reconheceu a crise, disse que está tomando todas as medidas necessárias, “já informei as autoridades da Secretária Pública, mas até o momento está descartado reforço para a região”.
Esposas e filhos acampam
Esposas, filhos e policiais estão acampados desde da tarde de ontem no Comando do Batalhão Provisório de Quixadá. Policiais do Ronda do Quarteirão de Quixadá encontram-se na cidade de Quixeramobim, juntamente com demais policiais e Bombeiros Militares, eles fazem vigílias no Quartel dos Bombeiros e não tem previsão para retornarem as atividades.
Assaltos
Até o momento dois assaltos foram registrados em Quixadá após a greve. Em Ibaretama uma agência do Bradesco foi alvejada a bala.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central - www.revistacentral.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário