
Em Janeiro de 2012 um novo edital foi lançado. Para evitar novas ações na justiça e consequentemente o atraso das eleições o novo edital foi elaborado sem a exigência de nenhum nível de escolaridade.
Mesmo autorizados a fazer suas campanhas pela justiça, os candidatos ao conselho tutelar tiveram prejuízo com a suspenção do processo eleitoral. Todos fizeram suas propagandas com seus respectivos números, gastaram seus recursos, considerando que o maior prejuízo é voltar ao eleitor mudando o numero. A eleição para conselheiro tutelar acontece no dia (4) de Março na Secretaria de Ação Social do município, 17 candidatos concorrem a cinco vagas, cada eleitor pode votar em até três candidatos.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente, (uma vez criado não pode ser extinto.) É autônomo, (autônomo em suas decisões, não recebe interferência de fora) Não jurisdicional (não julga, não faz parte do judiciário, não aplica medidas judiciais) É encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Ou seja, o Conselho Tutelar é um órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente.
Conselheiros Tutelares São pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. São eleitos Cinco membros através do voto direto da comunidade, para mandato de três anos.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Monólitos Post
Nenhum comentário:
Postar um comentário