v

domingo, 8 de abril de 2012

Quixadá - Culinária japonesa conquista consumidores em Quixadá


Clique para Ampliar
Acima, consumidores apreciam os pratos do variado cardápio milenar no Le Gourmet Buffet. O estabelecimento, que está completando seu primeiro aniversário, vem fazendo grande sucesso entre a clientela, que lota o espaço nas noites de quinta-feira
Clique para Ampliar
As pessoas apreciam a culinária japonesa no restaurante Irashai Mase, o mais novo de Quixadá. Um dos pratos mais pedidos no lugar, que significa seja bem vindo em japonês, é o yakissoba
Clique para Ampliar
Um delicioso sushi. O Nori Sushis & Restô, inaugurado há cerca de três meses, já se tornou um ponto de encontro na cidade
Clique para Ampliar
O cardápio do restaurante Pé de Serra é considerado um dos mais saborosos do Ceará e conhecido internacionalmente. Buchada, carneirada e costelinha fazem parte da extensa lista tipicamente regional
O número de pessoas que apreciam pratos nipônicos, como sushis e sashimis, aumenta a cada dia na região

Quixadá As culinárias japonesa e chinesa estão conquistando o paladar sertanejo. O cardápio oriental está se tornando cada vez mais comum em Quixadá, no Sertão Central do Ceará. A cidade já conta com opções para os degustadores dos pratos de carne de peixe crua nissei e da variedade do famoso macarrão da culinária asiática.

A cada dia, aumenta na cidade o número de pessoas que se habituam com o hashi, par de gravetos utilizados como talher pelo povo asiático para levar o alimento à boca. Quem se dedica à cozinha nipônica capricha na decoração, inclusive no vestuário, tornando o ambiente ainda mais próximo ao outro lado do mundo. A gastronomia oriental está invadindo o Sertão.

Essa história começou no Le Gourmet Buffet. A casa especializada está completando seu primeiro aniversário, servindo ao público o exótico cardápio oriental. Uma clientela especial lota o espaço gastronômico para saborear sushis, sashimis, temakis e outras opções do variado cardápio milenar. Os encontros acontecem nas noites das quintas-feiras. O Casal Henrique Rabelo e Susi Rabelo, por exemplo, comemora o sucesso, mas, para conquistá-lo, foram vários meses de elaborados preparativos.

Houve também necessidade de desvendar os mistérios da cozinha estrangeira. Agora, além de aniversários e casamentos, alguns inclusive optando pela arte alimentar japonesa, a culinária especial é obrigatória na agenda do Le Gourmet.

Opções

Mas quem tem apetite pelo peixe em arroz avinagrado tem mais opções. O Irashai Mase é o mais novo restaurante oriental de Quixadá. O empresário Joaquim Gomes Neto recebe elogios da clientela pelo visual caprichado e mais ainda pelo sabor dos petiscos asiáticos.

Para ele, além da satisfação com o sucesso do empreendimento, juntamente com um sócio, conseguiu enfim realizar um sonho antigo, na sua terra natal. Ele morou mais de 15 anos na cidade de São Paulo, onde os amigos costumam se reunir às noites para conversar e jantar.

Nos encontros não podiam faltar sushis e yakisobas. Agora, além de matar a saudade das noitadas paulistanas, está lucrando com o empreendimento. Segundo ele, "Irashai Mase" significa seja bem vindo.

Ponto de encontro

Outra opção para os adeptos da cozinha japonesa é o Nori Sushis & Restô, que também surgiu na região recentemente, há cerca de três meses, e já faz sucesso entre os consumidores O espaço, idealizado pelo empresário Reinaldo Matos, é um agradável ponto de encontro, climatizado, localizado no Centro da cidade, com vista para a Praça Coronel Nanam e para a Pedra do Cruzeiro. O local fica aberto de terça a domingo, a partir do horário para o almoço.

E, como ocorre nos outros recantos do gênero do Município, o cliente tem a oportunidade de dar o seu toque especial. Uma cerveja gelada ou uma boa dose de cachaça podem acompanhar o prato ou, se preferir, tem o cardápio a La Carte como opção.

Quem chega de longe se surpreende com a novidade. Roberto Freitas e Fabiana Mosquerano, um casal paranaense, resolveu aproveitar as férias do escritório de arquitetura para conhecer o Ceará, principalmente as belezas naturais do Estado.

Está muito frio no Sul do País nesta época do ano. Eles procuravam apenas um pouco de calor, nas praias. Mas, por sugestão de um taxista, resolveram visitar a "terra dos monólitos", já que são praticantes de montanhismo. No retorno do Açude do Cedro a fome bateu. Viram o movimento à porta do Le Gourmet, a recepcionista trajava um quimono. Resolveram entrar. Foram para a fila, é claro.

Paladar

Para os professores Helder Caldas e Cristiane Borges, o brasileiro tem paladar para todos os sabores. Com a cozinha oriental não seria diferente. Estava faltando apenas alguém explorar a novidade japonesa e chinesa por aqui, principalmente em razão de Quixadá receber, com frequência, pessoas dos mais variados lugares.

A qualidade e o atendimento nos espaços abertos ao público não deixa nada a desejar. Há ainda a vantagem de poder variar os pratos. É só pular as "Muralhas da China" para poder deliciar um saboroso churrasco ou peixe frito, relembrado o gostinho da terra.

Mais informações

Le Gourmet Buffet -

(88) 3414.4080

Nori Sushis & Restô -

(88) 3414.5858

Irashai Mase - (88) 3412.9017

Sabores nordestinos para todos os paladares

Carneirada, buchada, panelada, peixada, acompanhados de um baião de dois no ponto e uma farofa apimentada. A culinária nordestina agrada todos os paladares. Dos pratos mais simples aos mais sofisticados, a "terra dos monólitos" é excelência em matéria de tradição na panela.

Quem pode, procura os restaurantes mais chiques, como o Abelardo, o Sabores do Sertão, o Saborear e o Itajubá. Destaque especial para o Restaurante Pé de Serra, reconhecido nacionalmente e até conhecido por missões internacionais. O estabelecimento é considerado o melhor restaurante da região.

O empresário Paulo Holanda é um dos mais bem sucedidos do ramo. Ele divide com a família o sucesso do Restaurante Pé de Serra. Funciona na propriedade rural situada à margem da CE-060, também conhecida como "Estrada do Algodão", a pouco mais de cinco quilômetros do Centro de Quixadá.

O aroma de comida caseira se espalha pelo vale. Apostando exatamente nas receitas familiares, herdadas de geração a geração, não há quem não saia satisfeito. O segredo é muita dedicação e organização, com tempero genuinamente caseiro.

Ponto da Bisteca

Mas tem também opção mais simples. Além de tradicional, o Ponto da Bisteca é um dos mais populares restaurantes da cidade. São anos de dedicação à culinária interiorana, explica o proprietário Cícero Holanda de Castro, mais conhecido por Cícero Pavana. Para ele o segredo está na simplicidade.

Prazeres da Carne

Quando a casa está cheia, Cícero indica o Prazeres da Carne, também especializado no churrasco de bisteca, e para quem procura outros sabores, aponta uma lista de vizinhos. Ele se refere à peixada do Orleans, os torresmos do Oscar e do Paulo, a panelada do Antoniel. Tem até o caranguejo do Chaguinha.

A relação é enorme, mas os citados estão no ramo há décadas. Contam com uma clientela fiel, que, além de saborearem a tradição da culinária nordestina, se reúnem para bater um bom papo. Para encontrar essa turma é só pedir perguntar nas ruas da cidade, ou navegar no portal da prefeitura, www.quixada.ce.gov.br, ou ainda solicitar informações ao Sebrae.

Mais informações

Sebrae - Rua José Jucá, s/n - Centro

(88) 3412.0991

Prefeitura de Quixadá

Rua Tabelião Enéas, 649, Centro

(88) 3412. 6208





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário