v

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Quixadá - Projeto da Feclesc permite observar planetas



A Universidade Estadual do Ceará, representada em Quixadá pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) tem inovado suas atividades nos últimos anos. Em apenas dois anos, como resultado do aumento do número de professores doutores atuantes, a FECLESC arrecadou recursos, tanto na esfera federal (CNPq e CAPES) quanto na esfera estadual (FUNCAP). 

Estes recursos tem sido aplicados em pagamentos de bolsas de estudo a alunos, compra de equipamento laboratorial, dentre outros serviços associados
com os vários projetos de pesquisa e extensão que aquela faculdade sustenta. O objetivo atual é continuar neste caminho, buscando mais financiamentos – o céu é o limite - no sentido de ampliar os horizontes de trabalho no Sertão Central do Ceará.

Um de seus projetos (mantido pelo curso de Física) chama atenção pelo acesso que é dado ao público em geral. O Projeto de Extensão “Astronomia Para Todos“ recebeu em 2010 recursos da FUNCAP para gastos em divulgação científica em Astronomia. 

Este recurso foi destinado basicamente para a compra de telescópios de bom porte. Atualmente a FECLESC conta com dois equipamentos de bastante qualidade: 01 Telescópio Dobsoniano de 305 mm, e 01 Telescópio Schimdt-Cassegrain de 279 mm computadorizado (CPC 1100 da Celestron). O primeiro equipamento alcança os objetos noturnos menos brilhantes que existem no céu, sendo de fácil manuseio. 

O segundo equipamento é pura maravilha de tecnologia: possui GPS interno que permite fazer um mapa do céu no lugar da observação; contem mais de 20.000 objetos cadastrados em sua memória, acessíveis ao simples toque de um botão.   Nem sempre foi assim. Este projeto já possui 04 anos de idade em Quixadá, e começou com um pequeno telescópio refrator.  Agora, com mais força pretende-se atingir desde as escolas de ensino fundamental e médio em Quixadá, até as escolas baseadas nos distritos em torno da cidade. De fato, visitas já foram feitas no Custódio e no Riacho Verde em 2010 com um telescópio newtoniano de 114 mm. 

Além do mais, atividades semanais na própria FECLESC já ocorreram, atingindo alunos, professores, funcionários e demais visitantes. Dentre os objetos observados estão a Lua, o planeta Júpiter e suas quatro maiores luas, aglomerados de estrelas e nebulosas mais brilhantes como a famosa nebulosa de Órion. Atualmente a atração principal é o planeta Saturno, com seus anéis e luas principais.

Por conta do aniversário da Escola Cel. Virgílio Távora, os telescópios estarão `a disposição da população nos dias 22/05 e 24/05 na praça do Ginásio Municipal de Quixadá, ao lado da FECLESC. A Escola Cel. Virgílio Távora mantém agora um projeto de Iniciação Científica em Astronomia sob a responsabilidade do Prof. Jonatan Pinheiro. O alunos Pedro Soares e Cadmo Lopes organizarão a sessão de observação no local. Fica aqui o convite aos curiosos.

Lembrem-se de que, todas as vezes que vocês olharem para os céus límpidos nas noites de quintas, pelo menos um dos Telescópios estará a postos a sua espera. A FECLESC está indo até o céu, proporcionando uma fascinante viagem em direção aos mistérios do Universo onde vivemos.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário