v

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quixadá - FGTS dos/as Servidores/as de Quixadá: CALENDÁRIO DE PAGAMENTO




Entre as muitas conquistas do SINDSEP juntamente com os/as servidore/as municipais de Quixadá está o FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Ao longo das administrações da Prefeitura de Quixadá nem sempre esse direito foi respeitado.

O SINDSEP então reivindicou o pagamento das Diferenças do FGTS contemplando o período de 1967 a 1988. A lista de contemplado foi liberada pela Prefeitura e a Caixa Econômica apresentou Calendário de Pagamento do FGTS para 1.264 servidores/as.

O calendário apresenta datas de pagamento de acordo com a ordem alfabética.


Veja, então, quando será a data em que você se apresentará à Caixa Econômica (sempre a partir das 14h):

 
DIAS
MÊS
LETRA
05 a 12


JUNHO
A
13
B e C
14, 15, 18
D e E
19 a 28
F
03




JULHO
G e H
04
I
09 a 13
J
16 a 18
K, L
23 DE JULHO A 24 DE AGOSTO
M
27


AGOSTO
N e O
29, 30 e 31
P e R
04, 05 e 06
SETEMBRO
S, T, V, W, Z

 
 DOCUMENTO NECESSÁRIOS:
-Carteira de Trabalho Original e Xero das páginas onde cosnta Admissão e se for o caso, da página em que consta Demissão.
-Quem não tem a Carteira de Trabalho solicite a Prefeitura uma Declaração do Tempo de Serviço e apresente-a à Caixa Econômica

IMPORTANTE:
Em caso de Servidor/a Falecido/a, deverá ser solicitado Alvará na Justiça liberando o pagamento a um membro da família.

MAIORES INFORMAÇÕES:
Ligue (88) 3412 2111




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Sindisep

Politica - PR indeciso; e PTdoB fecha apoio ao PT


O Partido da República deve decidir esta semana qual legenda vai apoiar nas eleições de outubro próximo. O partido já participou de diversas reuniões e, segundo o presidente estadual da sigla, o ex-governador Lúcio Alcântara, o PR deseja discutir um projeto para Fortaleza e ainda estuda possibilidades de aliança com diversas legendas.

Ao jornal O Estado, a deputada federal
Gorete Pereira (PR), embora ainda avalie as propostas apresentadas, julga que o partido deve mesmo apoiar o pré-candidato petista Elmano de Freitas. Segundo ela, o PR só não apoiaria Elmano de Freitas caso não tivesse ocorrido o rompimento com o PSB. “O nosso partido não apoiaria um candidato que tivesse ligação com o PSB, porque somos de oposição ao governo de Cid Gomes, embora continuemos trabalhando em Brasília em favor do Estado”, disse a parlamentar.

Já o PTdoB municipal oficializou ontem, em convenção no ginásio Aécio de Borba, apoio a Elmano de Freitas. A legenda também homologou a candidatura de 63 candidatos a vereador.

Segundo Darcy Lira, presidente do diretório municipal do partido, “a aliança com o PT não é fruto de oportunismo, é fruto de uma sintonia”. Elmano, que esteve presente à convenção, agradeceu o apoio do partido e ressaltou a parceria com o PTdoB para a eleição de 2012. “Este pré-candidato sabe valorizar aqueles que estão comigo desde a primeira hora. Eu vim pro PTdoB para fazer uma aliança para governar Fortaleza. Vocês vão governar essa cidade conosco”, disse.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Estado

Politica - Elmano visita o tradicional “Raimundo dos Queijos”



Pré-candidato em largo sorriso ao lado de Eudes e militante petista.
Nem só de eleição vive o pré-candidato a prefeito pelo PT de Fortaleza, advogado Elmano Freitas.
Depois de ter recebido apoio do PTdoB em convenção realizada nesse domingo, no ginásio Aécio de Borba, Elmano resolveu optar por um programa de cidadão. Foi ao tradicional “Raimundo dos Queijos”, point de intelectuais e artistas da cidade, e fez sua pregação de propostas.
Elmano atendeu a um convite do deputado federal Eudes Xavier (PT).



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Quixadá - Realizada solenidade em alusão ao dia mundial contra a violência ao idoso



Na manhã desta quinta, 14, foi realizada na Praça José de Barros, um manifesto em alusão ao dia mundial contra a violência ao idoso.
O evento foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social através do núcleo de atenção a pessoa
idosa, em parceria com o CRAS, CREAS e NASF. Foram mobilizadas caravanas de idosos dos distritos de Tapuiará, Cipó dos Anjos, Dom Maurício, Juá e dos CRAS Campo Novo e Renascer. A solenidade contou com discursos da secretaria de desenvolvimento social, Vera Aragão, do chefe de gabinete do prefeito, Dário Queiroz, da coordenadora do NASF, Nívea Paula e da coordenadora do Núcleo de Atenção a Pessoa Idosa, Ana Paula Lima. “Estamos aqui para lutar pela conscientização da sociedade civil em relação aos direitos das pessoas idosas” afirmou a coordenadora Ana Paula.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Prefeitura de Quixadá

Quixadá - Realizada caravana contra o trabalho infantil



A caravana que teve como tema a prevenção e eliminação do trabalho infantil saiu da Praça José de Barros e percorreu diversas ruas do centro de Quixadá e logo após se dirigiu ao Balneário Cedro Clube, onde foi realizada solenidade sobre a problemática.


A caravana é uma realização do Governo do Estado através da 12º Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 12), e é constituída de uma série de eventos, como atividades de sensibilização e mobilização da sociedade civil e do compromisso dos poderes executivo, legislativo e judiciário com o fortalecimento das políticas de proteção e defesa dos direitos da criança e adolescente. Na solenidade no Balneário, foi composta uma mesa com diversas autoridades e representantes de instituições de ensino, saúde e assistência social. “O trabalho infantil é um grande problema de nossa sociedade, e temos que visualizá-lo da forma mais séria possível” afirmou o promotor de justiça e representante do Ministério Público do Trabalho, Antônio Oliveira. “Podem contar com todo o apoio possível da Prefeitura Municipal de Quixadá nessa luta de objetivo tão nobre” disse o chefe de gabinete da prefeitura, Dário Queiroz. Logo após os pronunciamentos, houve a composição da mesa com crianças de diversas localidades, e a exposição de painéis temáticos.
 



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Prefeitura de Quixadá

Policia - Ladrão faz arrastão em transporte alternativo e é preso em Senador Pompeu


Janilson Lucindo de Lima, 19 anos, natural de Senador Pompeu, morava no bairro Alto do Cruzeiro.

A Polícia Militar conseguiu prender um ladrão acusado de ter assaltado um veículo que estava fazendo lotação entre os municípios de Senador Pompeu a Mombaça.
Alguns passageiros tiveram seus pertences roubados por um individuo armado de revolver. As vítimas passaram as informações para uma equipe policial que rapidamente colocou o bandido na cadeia. Por volta do meio dia a policiais conseguiram localizar o acusado em fuga em um terreno de “mata virgem”,  próximo ao Alto do Cruzeiro. O acusado não obedeceu à ordem de prisão, sendo preciso a policia efetuar alguns tiros para amedrontá-lo, foram efetuados para o alto dois disparos de calibre ponto 40, sem chance o elemento parou, e a PM veio a cessar a fuga do acusado, culminando com sua prisão.
Janilson Lucindo de Lima, 19 anos, natural de Senador Pompeu, morava no bairro Alto do Cruzeiro, mas agora vai ficar alguns meses na cadeia. Ele se desfez do armamento, bem como, dos pertences das vítimas dificultando sua apreensão. Que ao entregá-lo a Autoridade Policial o mesmo foi reconhecido pelas vítimas que prestavam o Boletim de Ocorrência. O ladrão foi autuado no artigo 157 do CPB.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Rede Central de Noticias

Politica - Para leitor, Cid e Luizianne só pensam naquilo: eleições, eleições e eleições


De Luiz Barroso, leitor do Blog, uma mensagem em tom de desabafo sobre o atual momento político:
Caro Eliomar de Lima,
Estamos pagando os salários de cargos públicos de governador e prefeita para administrar eleições e não administrar o Estado e a cidade de Fortaleza.
A que ponto eles chegaram.

Todos os dias o assunto é reunião e escolha de candidatos por parte desses dois gestores.
E os puxa-sacos estão todos calados!
Valeu pelo desabafo,
Luiz Barros.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

PCDOB - Entre a candidatura própria e a manutenção da aliança



De acordo com o senador Eunício Oliveira (PMDB), foi colocada na reunião do último sábado com o PCdoB a necessidade de ser manter a aliança na Capital. O PMDB de Eunício já fechou apoio à candidatura do PSB, em caso de confirmação do rompimento entre PT e PSB.



O presidente estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, disse que o partido prima, em todo o Brasil, pela manutenção das alianças. Segundo Patinhas, durante a reunião não foi proposta a retirada da pré-candidatura de Inácio. “Não foi colocado nesses termos”, ressalta Patinhas.

Uma das propostas colocadas na reunião, porém, foi a de uma candidatura que envolvesse PMDB, PSB e PCdoB, mas sem ter Inácio como candidato.

Na possibilidade de haver candidaturas independentes, a campanha deve ser “decente”, de respeito entre os partidos aliados, segundo Eunício. “Nós temos que nos respeitar e, se for o caso, nos encontrarmos na frente em projeto, que pode ser a fusão de vários projetos”, projeta Eunício.

Para ele, é preciso pensar um projeto para Fortaleza, cidade que, na avaliação do senador, fez “poucos investimentos em infraestrutura”.“Você não pode impor o nome, o projeto e a sequência de um projeto que de certa forma tem muitas críticas. Precisamos reavaliar isso, não adianta imaginar diferente, porque a opinião pública é que define na urna, no voto secreto”, disse Eunício no último sábado.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Prefeitura de Fortaleza - Elmano se coloca como o candidato de Lula


O petista disse, durante convenção do PTdoB, que conhece Fortaleza, ao contrário dos "candidatos de escritório"
Elmano contará com o apoio do PTdoB do ex-vereador Leonel Alencar para disputar a sucessão da prefeita Luizianne Lins
O pré-candidato do PT à Prefeitura
de Fortaleza, Elmanode Freitas disse que conhece a cidade e criticou candidatos que, segundo ele,não têm o devido conhecimento das áreas periféricas. Ele reforçou também que sua campanha será bastante atrelada ao nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Vamos de porta em porta, em cada casa, dizendo que o presidente Lula tem um candidato em Fortaleza”, avisou. As declarações foram feitas ontem no ginásio Aécio de Borba, durante Convenção municipal do PTdoB, que confirmou apoio ao PT na disputa pela Prefeitura.

Em seu discurso, Elmano citou principalmente avanços da atual administração e disse conhecer Fortaleza, ao contrário de políticos classificados por ele como “candidatos de escritório”. “Eu conheço Fortaleza, porque ando na cidade com meus companheiros do Orçamento Participativo”, disse, referindo ao programa que coordenou na Prefeitura.

O petista disse também que o PT “fez de tudo” para manter aliança com todos os partidos que integram a base aliada da presidente Dilma Rousseff. Ele garantiu ainda que, ao contrário do que ocorreu nas eleições municipais anteriores, desta vez o ex-presidente Lula virá participar da campanha.

Sobre a coligação, Elmano disse que o PT está “ancorado numa aliança que é a de maior expressão nas comunidades de Fortaleza”. Ele informou que o nome do vice na chapa petista começará a ser discutido amanhã, quando o conselho político formado por todos os partidos aliados começará uma série dereuniões.
 
Eleição proporcional
A aliança entre PTdoB e PT se refere apenas à eleição majoritária. No pleito para vereador, o PTdoB vai disputar sozinho, colocando, a princípio, 62 candidatos. O partido aguarda mais candidaturas femininas para, assim, fechar a cota necessária para mulheres, chegando a 65 nomes no total, quantidade máxima permitida por partido na eleição deste ano. A meta da sigla é eleger três ou quatro vereadores (atualmente são dois: Leonelzinho Alencar e Gerôncio Coelho).

De acordo com a presidente do partido em Fortaleza, Dercy Lira, a aliança com o PT tem sido positiva tanto para o PTdoB como para a cidade. Para ela, é necessário apoiar as conquistas da administração petista.

Saiba mais
A presidente do PTdoB em Fortaleza, Dercy Lira, afirma, ao mesmo tempo, que é necessário identificar os pontos onde a gestão Luizianne Lins tem deixado a desejar. “Estamos tendo muitas conversas(com o PT). Acho que há um bom propósito para a cidade”, avalia.

Darcy acrescenta que o PTdoB pretende participar da elaboração do plano de governo do PT e integrar a administração da Capital, caso o candidato petista saia vitorioso.
Além do PTdoB, o PT já tem aliança fechada com PV, PSC, PTN. Uma disputa interno no PTC ainda dificulta a coligação com o a sigla.
 
O partido tem conversas ainda com PR, PRB, PCdoB e PMDB, embora o presidente estadual dos peemedebistas, senador Eunício Oliveira, já tenha declarado que apoiaria a candidatura do PSB do governador Cid Gomes.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Eleições 2012 - Cid tenta atrair PCdoB para candidatura do PSB



PCdoB nacional organizou reunião no sábado com Cid Gomes para discutir sucessão em Fortaleza. Governador sinaliza querer apoio do PCdoB em candidatura PSB-PMDB. Inácio descarta retirar candidatura
Depois de romper com o PT da prefeita Luizianne Lins, Cid tenta fortalecer candidatura do PSB em Fortaleza
O governador Cid Gomes se reuniu no último sábado (16) com os senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Inácio Arruda (PCdoB) para discutir o quadro da sucessão para prefeito em Fortaleza. Também participaram da reunião o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e a deputada federal Jô Moraes, membro da executiva nacional do PCdoB, e o ex-deputado federal Ciro Gomes. A estratégia de Cid é buscar a aproximação de Inácio para o bloco PMDB-PSB. O senador Eunício já declarou que o PMDB apoia o PSB, mesmo após o rompimento com o PT.

O presidente estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, que também participou da reunião, diz que foram colocados três cenários: o apoio do PSB à candidatura de Inácio; uma candidatura que envolvesse os três partidos; ou cada partido sair com sua candidatura própria. Patinhas descarta a possibilidade de Inácio sair como vice em uma candidatura que unisse PMDB, PSB e PCdoB. O POVO apurou que outros cenários também foram discutidos na reunião.

“A direção nacional colocou com ênfase a solicitação de que fosse estudada a candidatura do Inácio. Em caso de união dos partidos, a candidatura do Inácio partiria de um patamar alto”, avalia Patinhas. Segundo ele, a reunião foi solicitada pela própria executiva nacional do PCdoB. Novas conversas para definir o quadro de alianças serão feitas nesta semana, de acordo com Patinhas.

O partido de Inácio tem encontrado dificuldades para fechar alianças. O apoio do PP, tido como quase certo para aumentar o tempo de TV da candidatura, está sendo cortejado para a candidatura própria do PSB. Além de Fortaleza, o PCdoB prevê manter candidaturas em outras seis capitais. As prioridades são, segundo Patinhas, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis.

Um dia antes da reunião, o senador Inácio Arruda declarou ao site do PCdoB que manterá sua candidatura “por maiores que sejam as dificuldades”. “Os comunistas terão candidatura própria em Fortaleza e está descartada a hipótese de apoiarmos outra candidatura”, disse Inácio.

PMDB dividido
Eunício chegou no fim da reunião do sábado. O senador do PMDB passou a manhã reunido com vereadores da Capital. O partido está dividido entre apoio ao PT, apoio ao PSB, defendida por Eunício, e até lançamento de candidatura própria.

Eunício disse ao O POVO, no sábado, que a defesa de candidatura própria é legítima, mas é preciso primeiro, esgotar “todas as possibilidades dentro da aliança”.

O governador Cid Gomes disse em evento no sábado que a reunião foi “preliminar” e não resultou em nada decisivo.

O POVO tentou contato com Inácio na tarde de ontem, mas as ligações não foram atendidas.
 
E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Caso a candidatura de Inácio se mantenha, os principais partidos da base aliada estarão em lados opostos nas eleições em Fortaleza. Cenário que dificultará, por exemplo, participação da presidente Dilma na campanha.
 
Serviço

Convenção Municipal do PCdoB
Quando: 30/06 a partir das 9h
Onde: Náutico Atlético Cearense (Av. da Abolição, 2727 - Meireles)
Outras informações: (85) 3281-9217



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Politica - Com apoio da direção nacional, Inácio diz para Cid que não abre mão da disputa



O senador Inácio Arruda , pré-candidato do PCdo B à Prefeitura de Fortaleza, participa, a partir desta segunda-feira, da Rio+20. Ele está engajado  na delegação de senadores convocados para o evento.

Inácio, que participou de conversas no sábado com o governador Cid Gomes (PSB) e com o presidente regional do PMDB, senador Eunício Oliveira, ao lado do dirigente estadual comunista Patinhas, do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e da deputado federal Jô Morais (MG) – estes chegaram de sexta para sábado, continua irredutível na tese de abrir mão de sua candidatura. No encontro, Renato Rabelo deixou claro para Cid que Fortaleza é prioridade para a legenda.

Rabelo e Jô Morais, inclusive, deixaram a cidade neste domingo pela manhã e seguiram para convenção partidária em Salvador.

Já o presidente estadual Patinhas reafirmou que Inácio é candidato, não somente por liderar pesquisas de preferência, mas por ter chances reais de passar para o segundo turnoe ganhar o pleito.

Aliás, Inácio, na disputa, garantiria, pelo menos, maior publicização para seu nome de olho em 2014, quando deixa de ser senador.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Ceará - Segundo imprensa do Maranhão, Ceará negocia com Arlindo Maracanã


 
Arlindo Maracanã destaca a emoção em ser campeão com o Sampaio (Foto: Diego Chaves/O Estado) O lateral-direito e hoje atuando como volante, Arlindo Maracanã, está sendo pretendido pelo Ceará. A informação foi veiculada neste final de semana pelo jornal maranhense "O Imparcial" em sua página eletrônica na internet.
Arlindo Maracanã que nasceu no Maranhão  jogou um bom campeonato maranhense e desperta o interesse em alguns clubes.

Segundo a imprensa do Maranhão dificilmente o jogador fica no Sampaio Corrêa, clube este que conquistou  o título estadual de 2012. Para piorar ainda mais a situação, o jogador se mostrou preocupado com o futuro do clube caso a suspensão do Brasileiro seja mantida.

De férias em Fortaleza jogador nega negociação
Para aumentar ainda mais as especulações, Arlindo Maracanã está de folga e encontra-se em Fortaleza. Porém, o jogador fez questão de desmentir o interesse do Vovô.
- Não existe nada disso. Como joguei no Ceará durante 10 anos tenho que resolver alguns problemas particulares. Então, não estou acertando com nenhuma outra equipe. Estou feliz aqui no Sampaio e quero ajudar o time a subir para a Série C do Brasileiro - disse Arlindo Maracanã.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM/CE tentou repercutir a informação com o presidente do Ceará, Evandro Leitão e com o diretor de futebol, Robison de Castro, mas ambos não atenderam as ligações.

Dois títulos pelo Ceará
Arlindo Maracanã conquistou dois títulos pelo Ceará. Ele foi campeão cearense em 2002 e 2006 com a camisa do Vovô e ainda participou da campanha no qual o Ceará retornou a elite do futebol brasileiro.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Fortaleza - Fortaleza muda de ideia e vai participar da Copa Fares Lopes 2012


Reviravolta. A diretoria do Fortaleza após afirmar publicamente que não iria participar da Copa Fares Lopes 2012 repensou e decidiu que vai disputar a competição. Já garantido na Copa do Brasil 2013 o clube não via vantagem em gastar com a competição e desgastar parte do elenco.
Por isso, atual gestão decidiu que o Fortaleza vai competir com parte do elenco formada
por garotos da categoria de base. Será uma forma de o clube colocar o futuro do Leão em campo e que sabe revelar algum jogador para a próxima temporada.
A participação do Fortaleza foi decidida durante a viagem no meio de semana que o presidente Osmar Baquit fez com Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF). O dirigente tricolor foi convencido a repensar a posição para não sofrer punição.
Caso ficasse mesmo de fora, o Fortaleza seria suspenso por dois anos e ficaria proibido nesse período da Copa Fares Lopes. O Ceará sofre hoje com essa suspensão.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Brasil - Homem perde memória por dois meses e se apaixona pela mesma mulher


Um homem perdeu a memória durante dois meses e se apaixonou de novo pela mesma mulher.

Alcino já era pai de três filhos quando deu o primeiro beijo. “Na hora que eu estava me aproximando dela me deu vontade de desistir, foi um friozaço na barriga até”, conta.


É que, aos 34 anos, algo muito estranho aconteceu na vida dele. Na madrugada de 18 de fevereiro ele acordou com vontade de ir ao banheiro, mas não sabia onde era o banheiro. Não sabia onde estava. Pediu para pessoa que dormia ao lado dele para guiá-lo.

Depois disso, voltou pra cama e fingiu que dormia. “Aí estava já dando umas 10 horas ele não levantava, fui conversar com ele e fui lá chamei disse: Alcino,vamos levantar, e ele assim: ‘mas que nome é esse que você está me chamando?’”, conta Priscila.

Alcino acordou sem memória. “Eu não sabia o que estava passando. Não sabia onde estava, não sabia quem eu era, é como se você entrasse em outro planeta”, diz alcino.

“Aí eu perguntei: você sabe quem sou eu? E ele: ‘não, não sei’”.

Alcino ouviu um choro que o assustou. Quando viu a criança, ele não sabia quem era. “Eu não sabia o que fazer, não sabia o que pensar. Olhando para ela eu não sentia nada”, conta

E Cristina, a filha de 11 meses também não o reconheceu. “Ela vinha para o meu colo e meio que chorava”, lembra Alcino

Priscila resolveu tentar fazer Alcino se lembrar. Ela mostrou as fotos do casal.

“A gente junto, viagens, passeios, as fotos da gravidez, então ele foi sentindo um pouco mais seguro”, diz Priscila.

Mas ele ainda não se lembrava de nada. Alcino começou então a escrever um diário, com medo de esquecer também da nova vida. “Levei ele a vários médicos, psiquiatra, neurologista, clinico geral, psicólogo. Até então a única resposta que a gente tinha é que era uma crise de estresse que ia passar”, lembra Priscila.

Os dois largaram o emprego. Começaram a viver em função do esquecimento. Procuravam um médico, um especialista, que desse a resposta, a solução para o problema. Foi aí que o Alcino lembrou, que antes de tudo, ele precisava reaprender a viver.


“Eu falei: estou cansado, vamos passear, vamos em algum lugar que eu possa fazer mais ou menos o que fazia.

Eles foram até a uma praia. Lá, tentaram conversar sobre outras coisas, relaxar.

Foi o momento em que Alcino se aproximou da mulher que conhecera há um mês.

“Foi como se fosse o primeiro. Eu não tinha lembrança. E agora eu tenho lembrança dos dois e garanto que meu segundo beijo com ela foi melhor foi mais carinhoso.

“Ali naquele momento a gente era a Priscila e o Alcino, marido e mulher.

Ele se apaixonou duas vezes pela mesma mulher. “Eu percebi que era muito mais difícil para ela do que pra mim, que não lembrava. Eu comecei a olhar para ela com outros olhos”, revela.

E a vida mudou. Tudo ficou um pouco mais leve. Ele viu como se fosse pela primeira vez os filmes que antes eram os seus favoritos. E reaprendeu uma antiga paixão.

“Olhava o Ronaldinho jogando no Flamengo e a Priscila dizia: ‘é seu time’. Mas pra mim era indiferente”, lembra.

Mas afinal, o que aconteceu com Alcino? Por que ele perdeu a memória por dois meses? 

O médico que atendeu Alcino já tem um primeiro diagnóstico: “A gente chama de amnésia global transitória. Você pode perder a memória por algum tempo, 4h, 6h 12h e recuperar a memória pro progressivamente”, analisa o neurocirurgião Élcio Machado.

Para o coordenador do departamento científico de neurologia cognitiva da Academia Brasileira de Neurologia, o caso de Alcino tem peculiaridades, por isso não poderia ser chamado de amnésia global transitória.

“Ela geralmente tem uma duração curta, em horas, minutos no máximo horas. Ele conhece as pessoas que o cercam: conhece esposa, filhos, mas não sabe o que está fazendo, não sabe onde está”, explica o neorologista Ivan Okamoto.

Foi isso que aconteceu com Wilson. “Eu me lembro de estar fazendo a barba, e a partir daí eu praticamente não me lembro mais do que aconteceu até me levarem ao hospital e lá que eu percebi que eu estava no hospital.Isso demorou talvez oito ou nova horas até eu em recuperar”, lembra Wilson Teixeira.

Agora, o caso do Alcino é muito raro. Ele não ficou oito ou nove horas, mas dois meses sem memória!

Depois de um monte de exames, o que o médico dele já conseguiu descobrir é que a irrigação sanguínea no cérebro não funcionava bem.

O Alcino agora precisa fazer uma cirurgia para implantar um stent numa veia que não deixava o sangue passar. Só que, mês passado, como mágica, ele começou a lembrar de tudo.

“Minha cabeça deu um: sabe como se tivesse vindo tudo de uma vez. Como se eu fosse um garoto, começasse a falar sem parar”, lembra.

Alcino se sente hoje outra pessoa. “Eu tenho que ser mais carinhoso, mais atencioso, mais afetivo”, relfete Alcino.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Brasil - Golpe transforma concursos públicos em cabides de emprego


Passar em um concurso público não é fácil. E pode ficar praticamente impossível se as vagas já estão marcadas. O Fantástico mostra o golpe que transforma concursos em cabides de emprego. A fraude beneficia parentes e assessores de políticos em todo o país.


Repórter: Quantos concursos o senhor acha que já fez?

Dono de empresa: Uns 500.

Repórter: De cada dez concursos que o senhor fez, em quantos houve fraude?

Dono de empresa: Oito.

Repórter: Você me dá o gabarito antes?

Dono de empresa: Fala baixo.

Dez milhões de brasileiros participam de concursos públicos a cada ano. E uma quantidade incalculável deles está sendo passada pra trás. Veja o que o Fantástico apurou: em todos os 26 estados do Brasil e no Distrito Federal, os ministérios públicos investigam algum tipo de fraude em concursos públicos. É maracutaia em todo o país! Só na Bahia, por exemplo, foram 36 casos de irregularidades em concursos. Em Mato Grosso do Sul, as questões de um concurso foram copiadas de uma prova feita antes, no Pará. E, no Maranhão, um analfabeto foi aprovado graças ao esquema montado por um secretário municipal, parente dele.


Veja o que o ex-dono de uma empresa que fraudava concursos conta. Ele diz que agora se afastou dessa atividade:


Repórter: Qual era o perfil dos candidatos beneficiados aprovados fraudulentamente?

Ex-dono de empresa: Unicamente apadrinhados políticos da administração municipal.

A maior parte das fraudes acontece nos concursos municipais. Prefeitos e vereadores contratam uma empresa para organizar a prova e indicam os candidatos que eles querem ver aprovados.


“A esposa do prefeito passou em primeiro lugar, a secretária de educação passou em primeiro lugar no outro cargo, o secretário de administração passou em primeiro lugar em outro cargo”, conta uma mulher.


Em Novo Barreiro, no Rio Grande do Sul, aconteceu um caso curioso: uma mulher, que tentou se beneficiar da fraude, mas acabou reprovada, resolveu denunciar o prefeito. “Ele chegou lá na minha casa e falou assim: ‘os meus eu tinha que deixar bem. Eu fiz o concurso dessa maneira porque eu não ia fazer um concurso para passar qualquer um’”, lembra.


O prefeito Flavio Smaniotto não quis comentar a acusação. “Irmã do secretário de administração, sogra do secretário de administração, primo do secretário de administração”, diz. A fiscal de um concurso em Itati, no Rio Grande do Sul, notou que vários candidatos entregaram a prova quase em branco e mesmo assim foram aprovados. “Sobrinha do prefeito, sobrinho do prefeito, filho do prefeito”, conta.


É a oficialização do cabide de empregos. “O perfil que nós identificamos é sempre de alguma forma ligado ao administrador. Ou por laços de parentesco, ou por afinidade partidária, político-partidária, ou até mesmo quem já presta serviços ao Executivo”, explica o promotor de Justiça Mauro Rockembach.


Trinta e oito candidatos foram indiciados na cidade, mas a maioria deles continua a ocupar os cargos conseguidos irregularmente.


Durante dois meses, com uma câmera escondida, o Fantástico gravou conversas com representantes de empresas que organizam concursos públicos.


No início, o contato é cauteloso, como aconteceu com Marcos Perin, dono da empresa Inova.


Marcos Perin: A partir de hoje, não pode mais ter contato comigo, tá?

Repórter: Não, não.
Marcos: Contato zero.

Os empresários não querem deixar pistas. Luiz Pereira de Souza é o dono da Ascon: “O importante é não falarmos por telefone. Telefone é brabo”.


Mas depois de um certo tempo, a conversa com os empresários fica explícita. Clóvis Pauleti é sócio de Marcos Perin na Inova.


Repórter: Você consegue aprovar três?

Clóvis Pauleti: Dez vagas, três, eu consigo.

Para algumas empresas, o repórter Giovani Grizotti se apresenta como assessor de uma prefeitura paranaense. Para outras, como assessor da câmara de vereadores de uma cidade gaúcha. A investigação foi feita com conhecimento tanto do prefeito quanto do presidente da câmara.


Repórter: Cinco a senhora garante a aprovação?

Neide Ferreira: Cinco eu posso garantir.

Neide Ferreira é dona da empresa DP. Para ficar com o contrato, ela negocia propina ao suposto assessor da prefeitura e o valor da fraude já vem com a previsão do imposto.


Repórter: O imposto da minha comissão a senhora joga no valor do contrato?

Neide: É, no contrato.
Repórter: Vamos supor R$ 19 mil. Vamos dizer que eu fique com R$ 3 mil, aí ficaria R$ 22 mil.
Neide: R$ 22 mil. Daí eu jogaria com R$ 22,5 mil.
Repórter: R$ 500 de imposto.
Neide: É.

Luís Pasinato é representante da empresa Lógica. Quando o repórter diz que quer indicar oito candidatos, Luiz responde que isso tem um preço: “Digamos assim que eles aceitem pôr oito. Eles pedem em torno de R$ 5 mil por caso”.


Repórter: R$ 5 mil para aprovar cada candidato?

Luís Pasinato: Candidato indicado eles pedem R$ 5 mil.

Aqui, se negociar direito, ganha desconto.


Repórter: Esse valor que você me deu, R$ 5 mil, é o que a empresa costuma cobrar?

Luís Pasinato: Vamos ver. É o que costuma, mas eu estou pensando que é para dois, três cargos. De repente, para essa quantidade, fique bem menos.

E o representante da Lógica pede mais um dinheirinho por fora, na conta dele: “Como é um caso de extremo risco para mim, de alta confiabilidade, melindroso, eu sempre peço alguma coisa por fora. É para engrossar um pouco para valer a pena. E aí eu gostaria que você me depositasse, assim que estiver contratado e tudo definido, R$ 3 mil na minha conta”.


É a comissão da comissão. Ou seja: além de pagar para as empresas, paga-se também propina para o representante da empresa. Negócio fechado. Agora o suposto assessor quer saber como os seus candidatos serão aprovados no concurso.


“Isso aí você deixa comigo que eu sou especialista. A gente faz o concurso com tudo normal, bonitinho. A pessoa faz a prova e não comenta com ninguém. Depois, nós trocamos o gabarito”, explica José Roberto Cestari.


Repórter: Tira o cartão que o candidato preencheu e bota um cartão com as respostas certas.

Luiz Pereira de Souza: Isso.

“Só que ele não pode bater com a língua nos dentes e falar: ‘não passei’. Se ele falar ‘não passei’, seja para quem for, como é que você vai ajeitar a vida do cara?”, ensina Celso Rangel de Abreu.


Celso Rangel de Abreu é diretor da empresa RCV e explica como faz a fraude: “Ele tem que dizer que foi bem. ‘Foi bem, acho que deu pra passar’. O que eu vou fazer para essa meia dúzia? Eu vou imprimir novamente os cartões-resposta, vou pedir para ele assinar”.


Repórter: Ou seja, o cartão-resposta vai ser trocado.

Celso: Vai ser trocado.
Repórter: Onde ele marcou errado, você marca certo.
Celso: Eu marco certo.

Foi isso que a fiscal do início dessa reportagem descobriu ao rever os cartões de respostas que, no dia da prova, tinham sido entregues quase em branco. “Quando os cartões-resposta vieram estavam todos preenchidos”


Repórter: Mas se denunciarem não dá problema? “Não”, garante Luiz Pereira de Souza.


“O promotor vai achar que você não tem capacidade em uma prova?”, questiona José Roberto Cestari, dono da empresa Cescar. “Isso aí tu deixa comigo que eu sou especialista”, avisa.


Ele ensina ao suposto assessor uma forma de não chamar atenção para a fraude: adiar a convocação dos apadrinhados: “Se você tem dez vagas, você passa o cara lá em oitavo, nono lugar. Chama dois esse mês, depois chama mais dois. Porque os mais visados são o primeiro e segundo lugar”.


Você deve estar indignado com os truques de quem frauda concursos públicos. Então preste atenção em mais um: a venda do gabarito antes das provas. A mulher que denunciou o cabide de empregos em Novo Barreiro diz que o prefeito da cidade vendia as respostas certas por um valor que depois era descontado no salário de quem entrava no esquema.


Repórter: Como que o prefeito conseguiu justificar este desconto nos salários?

Fiscal: Porque eles fizeram como se as pessoas tivessem feito um empréstimo no banco e dividido para as pessoas pagarem.

Mas o banco nega que esses empréstimos tenham sido feitos. Um candidato do Rio Grande do Sul seguiu as regras e tentou passar honestamente em um concurso que agora é investigado por fraude. Mesmo sendo a vítima, ele prefere não aparecer: “Eu, minha esposa e o meu filho, a gente queria uma oportunidade, que o lugar é pequeno, tem pouco trabalho. A gente tentou pelo menos um salário melhor, uma estabilidade melhor”, diz.


“É muito injusto que, enquanto alguns estudam, correm atrás, gastam seus recursos financeiros, seu tempo, sacrificam família para passar em um concurso público, e outra pessoa vai e compra esse espaço”, destaca Augusto de Souza Neto, presidente da Associação Nacional de Concurseiros.


“Quando a gente fala em fraude em concurso, a gente está falando de você botar corrupto e gente que vai ficar achacando a população. Nós temos inclusive projetos no Congresso que estão parados sem a atenção devida. E essa lei de concursos tem que criar instrumentos para que uma empresa de fundo de quintal não possa fazer concurso”, afirma o juiz federal William Douglas.


Repórter: Seu Luís, você vende vagas em concurso público, é isso?

Luís Pasinato: Eu não vendo.

Repórter: O senhor está sendo acusado de fraudes em concursos públicos, o senhor confirma?

Luiz Pereira de Souza: Claro que não.

Repórter: Nunca aprovou ninguém de maneira fraudulenta?

Celso Abreu Rangel: Certeza absoluta.

Repórter: Não cobra imposto sobre propina?

Neide Maria Ferreira: Imposto não, de jeito nenhum.

Marcos Perin é sócio de Clóvis Pauleti.


Repórter: O senhor está sendo acusado de fraude em concursos públicos, o que o senhor tem a dizer?

Marcos Perin: Nada, não tenho nada a dizer.
Repórter: O senhor nunca ofereceu vaga de maneira fraudulenta em concursos públicos?
Marcos Perin: Nada.

“Eu achei que foi cachorrada. Muita gente deixou de fazer muita coisa, se deslocou de longe, foram feitas de palhaço”, reclama o candidato honesto.


Repórter: O que o senhor pensaria de uma empresa que fraudasse concursos públicos?

José Roberto Cestari: Eu acho que ela está fazendo uma coisa muito errada.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Politica - Serra tem 30% das intenções na corrida pela Prefeitura, diz Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (17) mostra o pré-candidato José Serra (PSDB) com 30% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O levantamento foi encomendado pelo jornal "Folha de S. Paulo".

No cenário pesquisado, o resultado foi:



José Serra (PSDB): 30% das intenções de voto
Celso Russomanno (PRB): 21%
Soninha Francine (PPS): 8%
Fernando Haddad (PT): 8%
Netinho de Paula (PC do B): 7%
Gabriel Chalita (PMDB): 6%
Paulinho da Força (PDT): 5%
Luiz Flávio D'Urso (PT): 1%
Carlos Giannazi (PSOL): 1%
Branco/nulo: 9%
Não sabe/não respondeu: 3%

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 14 de junho. Foram entrevistadas 1.077 pessoas na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE com o número SP-00075/2012.

Datafolha de março
Em relação à pesquisa Datafolha de março, Serra manteve o mesmo percentual. Celso Russomanno (PRB) aparece no levantamento anterior com 19% e o ex-ministro Fernando Haddad tinha 3% das intenções de voto.

O vereador Netinho (PC do B) aparecia com 10%, Paulinho da Força (PDT) tinha 8% e a ex-vereadora Soninha Francine (PPS) obtinha 7%. À época, Gabriel Chalita aparecia com 7% das intenções de voto.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1