v

sábado, 9 de junho de 2012

Homologação de candidaturas - Indefinições quanto à data das convenções



Vários partidos ainda não têm data para cumprir a exigência da Justiça Eleitoral que é a de oficializar candidatos

O período para os partidos políticos realizarem convenções para a escolha de candidatos e homologação de coligações, com vistas às eleições de outubro próximo, começa neste domingo e termina no dia 30 deste mês. Até 5 de julho, partidos e candidatos pedirão o registro dos nomes homologados à Justiça Eleitoral. Como as eleições de 2012 são municipais a decisão da data e local da convenção é da executiva municipal. Em Fortaleza várias agremiações ainda não definiram a data da convenção e entre os que já definiram a maioria optou pela última semana.


O primeiro candidato a prefeito de Fortaleza que será oficializado é Renato Roseno, estando a convenção do PSOL marcada para o dia 23

O primeiro partido a realizar convenção para escolha dos seus candidatos, este ano, é o Partido Trabalhista Cristão (PTC) que marcou sua convenção para amanhã, nas dependências da Câmara Municipal. Ele só terá candidatos à Câmara. O Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) programou sua convenção para a próxima semana (dia 17) no Ginásio Esportivo Aécio de Borba Vasconcelos. Também não terá candidato a prefeito.

Para o dia 23, pelos menos três legendas programaram convenções. O Partido Verde (PV), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido Popular Socialista (PPS). O PV fará sua convenção no Ginásio Esportivo Paulo Sarasate e o PSOL e o PPS ainda não definiram os locais. O PSOL terá o advogado Renato Roseno como candidato a prefeito negocia coligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Último dia

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) escolheu as dependências do Náutico Atlético Ceará para realizar, dia 24, a convenção que vai escolher, oficialmente, seus candidatos a cargos majoritários e proporcionais. O partido trabalha com o nome do deputado estadual Heitor Férrer como candidato a prefeito. Também no dia 24 o Partido Social Democrata Cristão (PSDC) realiza sua convenção no Ginásio Poliesportivo da Parangaba.

Várias agremiações com atuação política na capital definiram o último dia do prazo, 30 de junho, para a realização da sua convenção. Este é o caso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido dos Trabalhadores (PT), Democratas (DEM) e do Partido Progressista (PP). Destes apenas o PCdoB, que tem como candidato o senador Inácio Arruda, definiu que fará sua convenção no Ginásio Esportivo Aécio de Borba Vasconcelos. Embora não tenha definido a data da sua convenção, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) que trabalha a candidatura de Marcos Cals utiliza a data do dia 30 como indicativo para escolha oficial dos seus candidatos.

Alguns partidos com expressiva votação nos últimos pleitos ainda não definiram a data da sua convenção. Nesta situação se encontram o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) que devem seguir juntos. Dirigentes do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), do Partido Social Liberal (PSL) e do Partido da Mobilização Nacional (PMN) informaram ao Diário do Nordeste que na próxima semana deverá ser escolhida a data da convenção.

Coligações

A escolha dos últimos dias do prazo para a realização da convenção, em algumas legendas deve-se ao fato de ainda se processarem os entendimentos com vistas à realização de coligações. Este á o caso, por exemplo, do Partido dos Trabalhadores que, embora escolhendo em encontro municipal o advogado Elmano de Freitas como candidato a prefeito, por meio de suas lideranças não nega interesse em coligação com o PSB e informam que vão lutar pela manutenção da aliança existente até o próximo dia 30. Os partidos que escolherem candidatos para a disputa eleitoral deste ano, devem apresentar os pedidos de registro das candidaturas até o dia cinco de julho, às 19 horas.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário