v

sexta-feira, 20 de abril de 2012

CBF garante condição de jogo a Guto e admite falha no sistema


Guto, lateral-esquerdo do Fortaleza (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)Entidade enviou esclarecimento à FCF sobre o contrato de Guto com o Fortaleza. Atleta tem condição de jogo, de acordo com o documento

 
Guto teria condição de jogo, segundo a CBF

O Fortaleza conseguiu prova importante para garantir que o atleta Guto tinha condições de jogo. Um documento enviado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a Federação Cearense de Futebol (FCF) garante que o atleta está devidamente inscrito e aceito no Boletim Informativo Diário (BID) da entidade e, portanto, apto a atuar pelo clube.
No documento, a CBF admite que houve falha no sistema, pois não é permitida a prorrogação do contrato além dos cinco anos - período do contrato inicial. Porém, como foi aceito pelo sistema eletrônico, o jogador tem condição de jogo permitida.

Veja o que diz o documento na íntegra:
- Em resposta a consulta formulada pela Federação Cearense de Futebol, cumpre-nos esclarecer que inexiste dúvida de que o contrato por período de cinco anos não pode ser prorrogado, porquanto tal prorrogação importaria em um contrato por prazo superior a cinco anos, entretanto, no caso, verifica-se que o sistema aceitou o registro de tal prorrogação e, em consequência, o jogador foi inscrito no BID-e, e tal inscrição legitima sua participação em qualquer competição, observados, obviamente, as disposições regulamentares. Assim não temos dúvida em afirmar que com a publicação no BID-e, o jogador adquiriu condição de jogo - diz o documento assinado pelo assessor jurídico da CBF, Valed Perry.

O documento já está nas mãos do presidente da FCF, Mauro Carmélio, que deve repassar, ainda nesta quinta-feira, uma cópia ao procurador-geral do TJDF-CE e outra ao Fortaleza.

Entenda o caso
Logo após o fim da última rodada do Campeonato Cearense, o Crato resolveu procurar a justiça desportiva para denunciar uma suposta irregularidade no contrato do lateral-esquerdo Guto com o Fortaleza.

Segundo o clube caririense, o Fortaleza teria feito uma prorrogação do contrato do atleta por mais um ano, mesmo Guto já tendo um contrato de cinco anos com o Tricolor - o máximo permitido pela CBF.

O Crato queria a punição ao Fortaleza, por ter relacionado Guto em 17 partidas após a assinatura da prorrogação de contrato. Com a possível perda de pontos, o Azulão poderia ficar com a vaga do Tricolor nas semifinais do Estadual.

A denúncia chegou à Procuradoria na tarde da última quarta-feira. Nesta quinta-feira, a notícia-delito chegou às mãos do procurador designado para avaliar a procedência do caso.

O procurador responsável ainda não tem em mãos o documento enviado pela CBF à FCF, que informa que o jogador tem condições de jogo. No entanto, tal documento deve ser analisado pelo procurador até esta sexta-feira.
Caso a Procuradoria não ofereça a denúncia ao TJDF-CE, o caso deve ser arquivado.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário