Três filmes brasileiros foram premiados no 30º Festival Internacional de Cinema do Uruguai, que terminou no domingo, em Montevidéu, capital do país. “Mãe e Filha”, de Petrus Cariry; “O Palhaço”, de Selton Mello; e “Transeunte”, de Eryk Rocha, foram premiados pelo juri e pelo público que assistiu às sessões. O júri oficial concedeu o prêmio de Melhor Filme a “Mãe e Filha”, que recebeu apoio da ANCINE para envio de cópia ao festival. O longa conta a história de uma mãe e filha, que depois de uma longa separação, se encontram no sertão, entre ruínas e lembranças.
O filme “O Palhaço” foi eleito pelo público o Melhor Filme Ibero-americano a participar do evento. A obra, segundo trabalho de Selton Mello como diretor de longas-metragens, recebeu apoio da Agência para promoção no festival, confecção e envio de cópia legendada. “O Palhaço” levou mais de um milhão de espectadores aos cinemas no Brasil em 2011.
Já “Transeunte”, do cearense Petrus Cariry, foi escolhido o Melhor Longa-metragem Internacional pela Fipresci (Federação Internacional de Imprensa Internacional), conta a história de Expedito, aposentado que perdeu os laços com a vida e caminha, entre outros anônimos, pelo Centro da cidade do Rio de Janeiro. O filme obteve da ANCINE apoio financeiro para promoção.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário