v

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Três filmes brasileiros são premiados no Uruguai. Do Ceará, Petrus Cariry


 
Três filmes brasileiros foram premiados no 30º Festival Internacional de Cinema do Uruguai, que terminou no domingo, em Montevidéu, capital do país. “Mãe e Filha”, de Petrus Cariry; “O Palhaço”, de Selton Mello; e “Transeunte”, de Eryk Rocha, foram premiados pelo juri e pelo público que assistiu às sessões. O júri oficial concedeu o prêmio de Melhor Filme a “Mãe e Filha”, que recebeu apoio da ANCINE para envio de cópia ao festival. O longa conta a história de uma mãe e filha, que depois de uma longa separação, se encontram no sertão, entre ruínas e lembranças.

O filme “O Palhaço” foi eleito pelo público o Melhor Filme Ibero-americano a participar do evento. A obra, segundo trabalho de Selton Mello como diretor de longas-metragens, recebeu apoio da Agência para promoção no festival, confecção e envio de cópia legendada. “O Palhaço” levou mais de um milhão de espectadores aos cinemas no Brasil em 2011.

Já “Transeunte”, do cearense Petrus Cariry, foi escolhido o Melhor Longa-metragem Internacional pela Fipresci (Federação Internacional de Imprensa Internacional), conta a história de Expedito, aposentado que perdeu os laços com a vida e caminha, entre outros anônimos, pelo Centro da cidade do Rio de Janeiro. O filme obteve da ANCINE apoio financeiro para promoção.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário