v

terça-feira, 8 de maio de 2012

Politica - Proposta de adiamento divide opiniões no PT

A sinalização da prefeita Luizianne Lins (PT) de que o candidato do PT à prefeitura de Fortaleza pode não ser definido no encontro municipal do partido, no próximo dia 20, dividiu os petistas. O vereador Acrísio Sena (PT), por exemplo, considera mais correto adiar o encontro se não for para definir o candidato petista já no próximo dia 20. “O encontro municipal é a instância máxima do partido. Não podemos sair de lá ainda com um quadro de quatro pré-candidatos”, justificou o petista.


Mas, para outros, a sinalização apontada por Luizianne é estratégica e pode garantir mais tempo para as negociações com outros partidos – principalmente, com o PSB. Ontem, o deputado federal José Guimarães (PT) disse ao O POVO que ouviu de dirigentes do PSB a informação de que até o dia 20 o partido não terá, ainda, nada “compactuado”. Por isso, segundo ele, a sinalização feita por Luizianne seria uma “boa tese”.

“Se o partido não tiver maduro para tomar uma decisão no dia 20, ele remete a novo encontro ou remete ao diretório municipal. Não precisa pressa. O que é fundamental é unidade do PT e a manutenção da aliança com o PSB”, comentou Guimarães.

Após votar na eleição que escolheu os 300 delegados que participarão do encontro municipal, Luizianne disse que o evento poderá delegar à cúpula executiva do partido o papel de definir o candidato petista. Ou ainda se restringir a discutir apenas uma tese política, sem necessariamente definir o candidato a prefeito.

Eleições
No último domingo, as duas chapas que apoiam o secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas (PT), para a candidatura petista, tiveram, juntas, 71,26% dos 4.318 votos totais. Com isso, conquistaram 214 dos 300 delegados que terão direito a voto no encontro municipal do partido, no próximo dia 20.;

O melhor desempenho foi da chapa 1, de Elmano, que obteve 67,85% dos votos e elegeu 204 delegados. A chapa é integrada pelos grupos mais fortes do PT cearense. Entre os membros estão Luizianne e o senador José Pimentel.

A chapa 3, que apoia Camilo Santana, elegeu 33 delegados, a chapa 5, que apoia Francisco Pinheiro, elegeu 30 delegados e a chapa 2, de Artur Bruno, elegeu 22 delegados.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A sinalização feita por Luizianne Lins no último domingo, reforçada ontem por José Guimarães, aponta a preocupação do PT em debater o nome do candidato com outros partidos - principalmente, com o PSB.

SERVIÇO

Encontro municipal do PT de Fortaleza
Quando: 20 de maio
O quê: definição do candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza
* Horário e local do encontro ainda não estão definidos

Saiba mais

Veja aqui o resultado das eleição de delegados do PT, no último domingo.

1º) Chapa 1 - Unidade para Avançar o Projeto Democrático Popular (Elmano de Freitas): 67,86% dos votos e 204 delegados.

2º) Chapa 3 - Construindo a Unidade para Vencer (Camilo Santana): 10,99% dos votos e 33 delegados.

3º) Chapa 5 - Fortalecer a Democracia para Corrigir Rumos (Francisco Pinheiro): 9,92% dos votos e 30 delegados.

4º) Chapa 2 - Participação, Democracia e Unidade
(Artur Bruno): 7,82% dos votos e 23 delegados.

5º) Chapa 4 - Militância Socialista (Acrísio Sena): 3,4% dos votos e 10 delegados.

Entre as chapas inscritas, duas apoiam o secretário de educação, Elmano de Freitas. A chapa 1, do próprio secretário, e a chapa 4, de Acrísio Sena.


Postada:Gomes Siulveira
Fonte;O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário