O deputado federal José Guimarães (PT) disse ontem que o Partido dos Trabalhadores poderá adiar seu encontro municipal, caso isto seja necessário ao perfeito entendimento da legenda com o PSB do governador Cid Gomes, e que o ex-presidente Lula poderá ser consultado.
Há notícias de que a prefeita Luizianne Lins, o próprio deputado José Guimarães e o governador Cid Gomes,
já procuraram a assessoria de Lula para tratarem com o ex-presidente sobre a sucessão em Fortaleza.Há notícias de que a prefeita Luizianne Lins, o próprio deputado José Guimarães e o governador Cid Gomes,
A vitória da prefeita Luizianne Lins, conquistando dois terço dos delegados que deverão aprovar o nome petista à sucessão, em Fortaleza, é tida pelos pré-candidatos como uma vitória do processo democrático interno. No entanto, eles ressaltam haver necessidade de mais diálogo entre ela e os dirigentes dos partidos aliados, pois do contrário, o processo pode ser prejudicado.
Ainda permanecem com os nomes colocados para a disputa de prefeito de Fortaleza, o deputado federal Artur Bruno, o secretário de Cidades, Camilo Santana, e o secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas. O vereador Guilherme Sampaio já reuniu seus aliados para informar sobre a saída da disputa e apoio àquele que tenha a preferência da prefeita, no caso Elmano de Freitas.
Força
O grupo da prefeita mostrou força, na disputa de domingo e tem pouco mais de 200 dos 300 delegados eleitos. O grupo estava representado pela chapa 1 chamada de "Unidade para Avançar o Projeto Democrático Popular", apoiadora do nome de Elmano de Freias como o candidato a prefeito conquistou 67,85%¨da preferência dos filiados, o grupo irá ser representado no dia 20 de maio por 204 delegados, bem superior ao segundo colocado, que representava Camilo Santana, e que obteve 10,99%, elegendo 33 delegados. A chapa 5, encabeçada pelo secretário de Cultura do Estado, Francisco Pinheiro, ficou em terceiro lugar com 9,92% dos votos e 30 delegados.
Já Artur Bruno, que era o principal representante da Chapa 2 "Participação, Democracia e Unidade", teve apenas 7,82% dos votos, com 23 delegados. Por último ficou a Militância Socialista da Chapa 4, que tem como cabeça o presidente da Câmara, Acrísio Sena, teve 3,4% do número total de votantes, e terá um total de 10 delegados.
Participação
Os pré-candidatos Camilo Santana e Artur Bruno já esperavam o resultado apresentado nas urnas, mas lamentaram a baixa participação dos militantes. Somente 4.318 filiados foram às 13 urnas montadas em diversos pontos da cidade. A expectativa dentro do partido é que o nome seja apresentado no dia 20 de maio, mas, devido as movimentações nos bastidores, esta decisão poderá ser adiada, segundo acreditam os pré-candidatos.
A falta de diálogo entre Luizianne Lins e o governador Cid Gomes é o entrave que está impossibilitando a definição do nome do candidato que agrade tanto à unidade do Partido dos Trabalhadores quanto à manutenção da aliança que elegeu e reelegeu a prefeita em outros pleitos.
Camilo Santana concorda que o processo de votação foi realizado de forma democrática, mas não acredita que no próximo dia 20 de maio o nome do candidato seja apontado.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário