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terça-feira, 8 de maio de 2012

Quixadá - Setor estético dinamiza Municípios


Cidades do Sertão Central têm mercado da beleza como nova oportunidade de negócios
Quixadá O Brasil é considerado o terceiro maior mercado de beleza do mundo. Perde apenas para os Estados Unidos e o Japão. A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) aponta a existência de 1,6 mil indústrias de cosméticos no País. O setor cresce mais de 10% e movimenta cerca de R$ 30 bilhões por ano, impulsionando a economia nacional.
No Interior do Ceará não é diferente, especialmente em Quixadá e Quixeramobim, onde lojas especializadas e salões de beleza se multiplicam. O setor é considerado o sexto mais forte no comércio local e a cada dia conquista mais espaço.

A cabeleireira Sandra Silva, 41 anos, 19 deles dedicados ao embelezamento e à estética, é considerada uma das mais antigas profissionais de salões de beleza da região. Ela nasceu em Quixeramobim, mas em Quixadá, além do dom, encontrou a oportunidade de montar o seu negócio, o Lequip Salão de Beleza e Estética. Está feliz. A cada dia a clientela aumenta. A concorrência não é problema, afinal, salão lotado não é sinônimo de lucro. Na opinião da empreendedora há espaço para todos. Pelos cálculos dela, hoje, mais de 150 salões funcionam na cidade. Duas décadas atrás eram apenas 15. O crescimento, superior a 1.000%, é uma demonstração da força econômica do serviço na cidade.

Impulso
Embora a população tenha crescido, e com ela a necessidade de ampliação do comércio de serviços, a maioria dos comerciantes de Quixadá apontam a construção da Faculdade Católica Rainha do Sertão como principal impulsionadora do setor. Com os cursos de formação superior vieram milhares de estudantes, de outras cidades.

Os governantes também se interessaram em implantar outras universidades. Juntas disponibilizam formação em mais de 20 áreas. Nas formaturas, no encerramento de cada semestre, os salões lotam. São mais de mil formandos. Alguns cabeleireiros apenas aproveitam a sazonalidade. Mesmo assim impulsionam a economia local.

A cabeleireira Eliane da Silva, 40 anos, mais conhecida por Lana, foi mais além. Ela é irmã de Sandra. Resolveu se dedicar exclusivamente à arte de maquiar. Encontrou exatamente nos universitários a oportunidade de lucro, mas sem exploração, afinal, estão no início de carreira, em busca do primeiro emprego. Ela chega a fechar pacotes de maquiagem para grupos de 20 a 30 formandos.

Nos casamentos não é diferente. Apesar de muita gente imaginar os matrimônios de véu e grinalda fora de moda, reforçam ainda mais suas economias no fim do mês.

Eliane não revela quanto lucra, entretanto, em um dia, chega a faturar R$ 300,00 com um "pacote de família", como ela se refere a uma festa especial ou casamento.

Mudança
O hábito da mulher e até do homem mudaram muito. A mídia televisiva e mais recentemente à internet são principais responsáveis. O número de antenas parabólicas se multiplicou vertiginosamente, tanto na área urbana como na zona rural. As novelas e as propagandas despertaram o interesse de ambos os sexos e de todas as idades para a estética.

A cada dia aumenta o número de conexões virtuais e com elas ás rede sociais. "Ninguém quer aparecer feio na frente de ninguém", comenta o designer de cabelo Euclides Alves. Ele recebe em média 20 clientes por dia no Salão Novo Estilo, no Centro de Quixeramobim. Atualmente, conta com quatro profissionais para atender uma clientela fiel de 300 pessoas por mês.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

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