v

terça-feira, 8 de maio de 2012

Quixeramobim - Hospital Regional terá início de obras


Quixeramobim Está previsto para a noite de hoje um momento histórico para este Município. O governador Cid Gomes deverá assinar a ordem de serviço para o início das obras do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central (HRSC). A solenidade deverá ocorrer na Praça Capitão Dias Ferreira, em frete ao Paço Municipal da cidade. Amanhã, a conquista, através de campanha pública decidida com Municípios da região no Centro de Convenções, em Fortaleza, completa um ano.


O mega empreendimento da área de saúde conta com investimento de R$ 67,6 milhões em obras e previsão de término dentro de 16 meses.

O HRSC terá 15 leitos na emergência infantil, 30 leitos na emergência adulto, 20 leitos de UTI, 16 leitos de terapia semi-intensiva, 12 leitos de cirurgia, oito no setor de neonatalogia, 11 leitos neonatais e 140 leitos na enfermaria. Serão 11 salas de cirurgia, 15 consultórios e oito salas de exames e tratamentos. Contará ainda com um Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher para ampliar e qualificar a assistência às mulheres, reduzindo a mortalidade materna.

A área construída será de 19,5 mil metros quadrados, nas proximidades da Fazenda Parelhas, à margem da CE-060, cerca de 5Km do marco geográfico do Ceará, o marco zero, situado no Centro de Quixeramobim. O terreno foi doado pelo empresário Luiz Prata Girão. Ele foi um dos muitos a unirem forças para a conquista, feita através de votação de prefeitos e conselhos de saúde municipais, atendendo sugestão de escolha pública, feita pelo próprio governador, marcando a data, 9 de maio, no calendário da cidade.

Para o prefeito Edmilson Júnior, além da data histórica, o Município reforça sua liderança na região, reconquista também, embora simbolicamente, seus antigos territórios. Muitas cidades, dentre elas Quixadá, foram desmembradas de Quixeramobim. Além de proporcionar melhorias na qualidade de vida de mais de 600 mil habitantes de outras 19 cidades, o hospital também vai impulsionar ainda mais a economia local, vocacionada mais à pecuária leiteira.

O prefeito está convocando a população da região para participar da festa. Logo após a assinatura, partem em caravana pela CE-166 / CE-265, ligando Quixeramobim a Madalena, onde nesta última cidade Cid Gomes fará a inauguração da nova rodovia. São 53,8 quilômetros de extensão, e investimentos da ordem de R$ 27,8 milhões do Tesouro Estadual encurtando o trajeto rodoviário para Boa Viagem, Canindé, Caridade e Itatira, algumas das cidades a terem o HRSC como atendimento a casos de alta complexidade.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário